Acre
Brecha possibilita saída de Antônia do PP sem risco de perda de mandato
Da redação, com Fábio Pontes
Enquadrada pela direção do PP para seguir as orientações do partido em votações na Assembleia Legislativa, a deputada Maria Antônia pode recorrer a brecha na legislação eleitoral para pedir a desfiliação sem risco de perda de mandato. Quando eleita pelo PP, a legenda integrava a Frente Popular do Acre (FPA), bloco que dá sustentação ao governo Tião Viana (PT).
Desde o início do mês, o PP forma bloco com o PSDB. Maria Antônia seria obrigada a seguir as determinações da Executiva, sob o risco de ter seu mandato pedido na Justiça por infidelidade partidária.
A deputada pode fazer consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para sair com a segurança de que não terá o mandato perdido. No Acre há casos semelhantes; Em 2007 o tucano Donaldo Fernandes deixou o PPS, por onde foi eleito, por o partido ensaiar uma fusão com o Prona.
Eleito pelo PDT, Luiz Calixto pediu autorização à Justiça para se desfiliar por a legenda passar a integrar a base de sustentação do governo. Com base nestas jurisprudência, Maria Antônia tem altas chances de sair e evitar mais constrangimentos políticos.
O PP, por exemplo, já determinou que, na volta do recesso, ela assine a PEC da pensão dos ex-governadores. Por ter cargos importantes no governo, a parlamentar evitou de manifestar apoio.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.