Conecte-se conosco

Acre

Brasileiros agradecem ao Ministério da Saúde medida que permite adesão igualitária ao Mais Médicos

Publicado

em

“A ordem é dialogar com a sociedade e buscarmos juntos as soluções para melhorar o país”, disse Gladson Cameli sobre o governo Temer

Brasileiros de vários estados formados em medicina no exterior, e que tiveram a garantia nesta terça-feira (18) do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde – SGTES, do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, sobre a revisão dos critérios do edital para adesão de médicos ao Programa Mais Médicos do Brasil, e de oferecer para brasileiros formados no exterior, vagas no programa federal inicialmente previstas para cubanos, fizeram questão de se reunir na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Hotel Pinheiro, para agradecer a medida tomada pelo governo federal.

Acompanhado do senador Gladson Cameli (PP-AC), do deputado estadual Nicolau Junior (PP), do deputado federal Alan Rick (PRB-AC), do coordenador geral de ações estratégicas do departamento de gestão da educação da saúde, Gilberto Regueira Alves Laranjeiras, Rogério Abdala ouviu atentamente os agradecimentos.

Um dos médicos formados no exterior que falou em nome da turma foi Luiz Carlos de Oliveira Junior. Ele disse que agora definitivamente os acreanos vão poder concorrer em condições iguais nas vagas que forem abertas em todo o país. Os médicos acreanos se sentiam prejudicados no acesso uma vez que o edital considerava a distância entre o município de lotação e o município de naturalidade dos profissionais.

“Agora sim, definitivamente a questão vai sair do discurso. Estamos aqui para agradecer o secretário Abdala, o senador Gladson Cameli que tem sido um grande parceiro nessa batalha, o deputado federal Alan Rick que vem nessa batalha há muito tempo, o deputado Nicolau Junior e todos que estão nessa luta que não é somente nossa, mas do Brasil”, disse Luiz Carlos.

O senador Gladson Cameli agradeceu ao presidente Michel Temer e disse que há um diferencial na equipe do Palácio do Planalto. “A ordem é dialogar com a sociedade e buscar juntos as soluções para melhorar o país. A saúde é um dos grandes desafios de todos nós, a vitória na questão do Mais Médico é nossa, pois a oportunidade está dada e a execução do que foi tratado aqui vai ser dada o mais rápido possível”, disse Cameli.

O secretário Rogério Abdala agradeceu aos estudantes e voltou a reafirmar o compromisso do governo federal com o programa Mais Médicos. De acordo com ele, o ministro Ricardo Barros vem dando passos importantes para uma mudança no perfil do programa. “A determinação é cada vez mais ir aumentando a presença do brasileiro, que é a nossa prioridade, e o Acre agora vai concorrer em todo o Brasil com chances iguais”, disse Abdala.

Pela primeira vez, além da reposição de rotina, estão sendo disponibilizadas vagas antes ocupadas por profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A medida faz parte das ações do Ministério da Saúde para ampliar a participação de brasileiros.

O deputado estadual Nicolau Junior fez questão de frisar que o secretário Rogério Abdala fez uma agenda de diálogo com os segmentos e instituições ligadas à saúde. “Isso nunca aconteceu, secretário de ministério vinha aqui e ficava trancado em gabinete. O secretário Abdalla está ouvindo vocês e se colocando à disposição para resolver os problemas da saúde do Acre”, destacou Nicolau.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.

De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.

Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

Curso ofertado pelo governo em parceria com a Federacre atenderá 40 micros e pequenas empresas em todo o Acre. Foto: Luan Cesar/Seict

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.

Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Ação qualificará empresariado local a fim de diversifcar e fortalecer a economia. Foto: Luan Cesar/Seict

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.

Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.

The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Liberada: Árvore cai na BR-317 após fortes chuvas próximo a Epitaciolândia

Publicado

em

Queda ocorreu na manhã deste domingo (8), no km 16 da Estrada do Pacífico; via foi liberada após horas de trabalho

Uma árvore caiu e interditou parcialmente a BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, na manhã deste domingo (8), no km 16, no município de Epitaciolândia, interior do Acre. O incidente provocou a paralisação do tráfego por algumas horas até a completa liberação da via.

De acordo com informações do Grupamento de Salvamento do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada no sentido Assis Brasil. A queda da árvore foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região desde as primeiras horas do dia.

Ainda segundo os bombeiros, o volume de chuva registrado chegou a 52 milímetros até as 13h, o que contribuiu para o enfraquecimento da vegetação às margens da rodovia.

A desobstrução da pista contou com a atuação da equipe de salvamento, além do apoio de populares e do motorista de um caminhão que passava pelo local no momento do ocorrido. Após o trabalho, a árvore foi retirada da via e o tráfego voltou a fluir normalmente.

Apesar do susto e do transtorno aos motoristas, não houve registro de feridos.

Comentários

Continue lendo