Acre
Brasileiros agradecem ao Ministério da Saúde medida que permite adesão igualitária ao Mais Médicos
“A ordem é dialogar com a sociedade e buscarmos juntos as soluções para melhorar o país”, disse Gladson Cameli sobre o governo Temer
Brasileiros de vários estados formados em medicina no exterior, e que tiveram a garantia nesta terça-feira (18) do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde – SGTES, do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, sobre a revisão dos critérios do edital para adesão de médicos ao Programa Mais Médicos do Brasil, e de oferecer para brasileiros formados no exterior, vagas no programa federal inicialmente previstas para cubanos, fizeram questão de se reunir na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Hotel Pinheiro, para agradecer a medida tomada pelo governo federal.
Acompanhado do senador Gladson Cameli (PP-AC), do deputado estadual Nicolau Junior (PP), do deputado federal Alan Rick (PRB-AC), do coordenador geral de ações estratégicas do departamento de gestão da educação da saúde, Gilberto Regueira Alves Laranjeiras, Rogério Abdala ouviu atentamente os agradecimentos.
Um dos médicos formados no exterior que falou em nome da turma foi Luiz Carlos de Oliveira Junior. Ele disse que agora definitivamente os acreanos vão poder concorrer em condições iguais nas vagas que forem abertas em todo o país. Os médicos acreanos se sentiam prejudicados no acesso uma vez que o edital considerava a distância entre o município de lotação e o município de naturalidade dos profissionais.
“Agora sim, definitivamente a questão vai sair do discurso. Estamos aqui para agradecer o secretário Abdala, o senador Gladson Cameli que tem sido um grande parceiro nessa batalha, o deputado federal Alan Rick que vem nessa batalha há muito tempo, o deputado Nicolau Junior e todos que estão nessa luta que não é somente nossa, mas do Brasil”, disse Luiz Carlos.
O senador Gladson Cameli agradeceu ao presidente Michel Temer e disse que há um diferencial na equipe do Palácio do Planalto. “A ordem é dialogar com a sociedade e buscar juntos as soluções para melhorar o país. A saúde é um dos grandes desafios de todos nós, a vitória na questão do Mais Médico é nossa, pois a oportunidade está dada e a execução do que foi tratado aqui vai ser dada o mais rápido possível”, disse Cameli.
O secretário Rogério Abdala agradeceu aos estudantes e voltou a reafirmar o compromisso do governo federal com o programa Mais Médicos. De acordo com ele, o ministro Ricardo Barros vem dando passos importantes para uma mudança no perfil do programa. “A determinação é cada vez mais ir aumentando a presença do brasileiro, que é a nossa prioridade, e o Acre agora vai concorrer em todo o Brasil com chances iguais”, disse Abdala.
Pela primeira vez, além da reposição de rotina, estão sendo disponibilizadas vagas antes ocupadas por profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A medida faz parte das ações do Ministério da Saúde para ampliar a participação de brasileiros.
O deputado estadual Nicolau Junior fez questão de frisar que o secretário Rogério Abdala fez uma agenda de diálogo com os segmentos e instituições ligadas à saúde. “Isso nunca aconteceu, secretário de ministério vinha aqui e ficava trancado em gabinete. O secretário Abdalla está ouvindo vocês e se colocando à disposição para resolver os problemas da saúde do Acre”, destacou Nicolau.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.