Cotidiano
Brasileira sofre xenofobia: ‘Sou portuguesa de raça. Volte para sua terra’
Uma brasileira de 35 anos gravou o momento em que foi vítima de xenofobia por uma mulher portuguesa no aeroporto do Porto, em Portugal.
O que aconteceu:
Um vídeo gravado pela vítima mostra a portuguesa afirmando que a brasileira pode gravar o rosto dela e publicar na internet. A portuguesa é contida por outra mulher, mas ainda continua falando:
Sua porca. Vá para sua terra, sua varanda. Eu sou português de raça. Você que é brasileiro, que vai para sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*.
Portuguesa em vídeo
A vítima, que não quis ser identificada, disse ao jornal Gazeta Bragantina que o ataque ocorreu enquanto ela aguardava um voo de volta para Barcelona, na Espanha, onde trabalha e reside atualmente.
A confusão teria começado quando uma mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira, que teria dito “aí, doeu”. A portuguesa do vídeo teria respondido: “Doeu? É problema seu” e continuou ofendendo a vítima, declarando que a brasileira “não era bem-vinda em Portugal”.
Os ataques xenofóbicos e os xingamentos continuaram mesmo após a brasileira acionar uma segurança do aeroporto.
A brasileira, que tem cidadania italiana, disse ao jornal que vive na Europa há 7 anos e 3 meses e nunca viveu uma situação semelhante a isso ocorreu.
“Viajo pela Europa há anos e nunca passei por nada parecido. Preciso voltar a Barcelona por conta do trabalho, mas pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”, afirmou a brasileiro, sem detalhar qual medida planeja tomar. Ainda não há informações sobre a identificação da portuguesa gravada proferindo os ataques xenofóbicos.
A reportagem tenta contato com o aeroporto do Porto. A matéria será atualizada tão logo haja manifestação.
Aumento da xenofobia contra brasileiros em Portugal
Uma matéria de TAB mostrou que o caso da brasileira não é isolado. Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.
Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras divulgados em 20 de setembro indicam que são quase 400 mil brasileiros vivendo no país — sem contar os que estão sem documentos e que têm dupla cidadania. Estimativas de estudiosos do espectro imigratório avaliam que o total de brasileiros que vivem em Portugal pode chegar ao dobro disso.
Portugal tem 10,4 milhões de habitantes — portanto, a depender da estimativa, os brasileiros representam entre 4% e 8% da população.
A reportagem da TAB também apresentou o relato de brasileiros chamados de “lixo” e ouvindo frases como “mulheres brasileiras são putas”.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.