Conecte-se conosco

Cotidiano

Brasileira sofre xenofobia: ‘Sou portuguesa de raça. Volte para sua terra’

Publicado

em

Uma brasileira de 35 anos gravou o momento em que foi vítima de xenofobia por uma mulher portuguesa no aeroporto do Porto, em Portugal.

O que aconteceu:
Um vídeo gravado pela vítima mostra a portuguesa afirmando que a brasileira pode gravar o rosto dela e publicar na internet. A portuguesa é contida por outra mulher, mas ainda continua falando:

Sua porca. Vá para sua terra, sua varanda. Eu sou português de raça. Você que é brasileiro, que vai para sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*.
Portuguesa em vídeo

A vítima, que não quis ser identificada, disse ao jornal Gazeta Bragantina que o ataque ocorreu enquanto ela aguardava um voo de volta para Barcelona, ​​na Espanha, onde trabalha e reside atualmente.

A confusão teria começado quando uma mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira, que teria dito “aí, ​​doeu”. A portuguesa do vídeo teria respondido: “Doeu? É problema seu” e continuou ofendendo a vítima, declarando que a brasileira “não era bem-vinda em Portugal”.

Os ataques xenofóbicos e os xingamentos continuaram mesmo após a brasileira acionar uma segurança do aeroporto.

A brasileira, que tem cidadania italiana, disse ao jornal que vive na Europa há 7 anos e 3 meses e nunca viveu uma situação semelhante a isso ocorreu.

“Viajo pela Europa há anos e nunca passei por nada parecido. Preciso voltar a Barcelona por conta do trabalho, mas pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”, afirmou a brasileiro, sem detalhar qual medida planeja tomar. Ainda não há informações sobre a identificação da portuguesa gravada proferindo os ataques xenofóbicos.

A reportagem tenta contato com o aeroporto do Porto. A matéria será atualizada tão logo haja manifestação.

Aumento da xenofobia contra brasileiros em Portugal
Uma matéria de TAB mostrou que o caso da brasileira não é isolado. Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras divulgados em 20 de setembro indicam que são quase 400 mil brasileiros vivendo no país — sem contar os que estão sem documentos e que têm dupla cidadania. Estimativas de estudiosos do espectro imigratório avaliam que o total de brasileiros que vivem em Portugal pode chegar ao dobro disso.

Portugal tem 10,4 milhões de habitantes — portanto, a depender da estimativa, os brasileiros representam entre 4% e 8% da população.

A reportagem da TAB também apresentou o relato de brasileiros chamados de “lixo” e ouvindo frases como “mulheres brasileiras são putas”.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Wendell Barbosa confirma presença no AJP do Rio de Janeiro

Publicado

em

Foto PHD: Wendell Barbosa entra em um novo momento da carreira

O paratleta Wendell Barbosa confirmou a participação no AJP do Rio de Janeiro, competição programada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na Arena Carioca.

“Vamos começar a temporada de 2026 em grande estilo. Disputar torneios no Rio de Janeiro, a capital da arte suave no Mundo, e sempre desafiador e prazeroso”, declarou Wendell Barbosa.

Como faixa preta

Wendell Barbosa terá o seu primeiro desafio como faixa preta e isso amplia o nível técnico das lutas.

“Teremos desafios maiores e bem mais difíceis. O Brasil tem os melhores atletas do Mundo e a qualidade dos adversários dispensa qualquer comentário. O momento, agora, é para intensificar os treinamentos”, avaliou Wendell Barbosa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

11ª Copinha Arasuper de Futsal inicia com bons jogos e muitos gols

Publicado

em

Foto João Valente: Botafogo Academy e Camisa 11 fizeram um jogo sem gols da rodada de abertura

Começou neste domingo, 18, no ginásio do Sesc, a 11ª Copinha Arasuper de Futsal com 12 partidas nas categorias Sub-10, 12 e 14.

“Iniciamos a Copinha com o maior número de equipes. O evento cresceu e estamos avaliando a possibilidade de realizar a uma segunda divisão para contemplar mais equipes e ampliar as disputas”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins

Confira os resultados

Sub-10

Escola do Galvez 7 x 1 Santinha

Sena Esporte 4 x 0 Flamenguinho

Santa Cruz 3 x 0 Boleiro Mirim

Rei Artur 4 x 0 Xavier Maia

Sub-12

Escolinha da Conquista 2 x 1 Meninos da Vila

Sena Esporte 5 x 1 Barcelona do Calafate

Botafogo Academy 0 x 0 Camisa 11

Flamenguinho 2 x 0 Furacão do Norte

Sub-14

Santa Cruz 6 x 1 Botafogo Academy

Escola do Galvez 5 x 2 Bangu

Flamenguinho 2 x 1 Santinha

Cruz Azul 3 x 3 PSC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FATRI define calendário das competições da temporada 2026

Publicado

em

FATRI define calendário das competições da temporada 2026

O departamento técnico da Federação Acreana de Triathlon(FATRI)  divulgou neste domingo, 18, o calendário de competições para a temporada de 2026. A temporada inicia com um Aquatlhon(natação e corrida) no dia 29 de março e será fechada no dia 6 de dezembro com Seringueiro de Ferro.

“Vamos ter mais eventos em 2026. Os desafios serão ampliados e isso fortalece o nosso esporte”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.

Acreanos nos Mundiais

Além do calendário Estadual, o Acre tem 14 atletas classificados para os Mundiais de Triathlon e Multiesportivo(Duathlon). O Triathlon será promovido em Pontevedra, na Espanha, entre os dias 22 e 26 de setembro e o Duathlon está programado entre 12 e 26 de novembroem Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Calendário 2026

Aquatlhon(natação e corrida)/29 de março

Duathlon(corrida e bike)/31 de maio

Triathlon 70.3/26 de julho

Seringueiro de Ferro/6 de dezembro

Comentários

Continue lendo