Brasiléia e outros dois municípios devem receber ensino integral após Capital

Ensino integral deve ser implantado em escolas de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasiléia. Secretaria de Educação faz audiência para ouvir comunidade.

G1/Acre

Em março deste ano, sete escolas de Rio Branco passaram a funcionar em tempo integral. Agora, escolas de outros três municípios devem ter o sistema implantado. A data ainda vai ser definida pela Secretaria de Educação do Acre (SEE). As escolas que funcionarão em tempo integral ficam em Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Tarauacá.

Quando definidas, essas unidades funcionarão com jornada de 9h30, incluindo três refeições diárias. Além desses municípios, outra escola em Rio Branco está na lista do Ministério da Educação e Cultura (MEC) aguardando aprovação. É a Raimunda Silva Pará, que fica no bairro Cidade do Povo.

Antes da implantação nos municípios do interior, a SEE está fazendo audiências públicas para ouvir a população.

“A gente precisa conversar com as pessoas, pois não podemos impor que uma escola seja em tempo integral, a comunidade tem que querer e tem que fazer sentido para a comunidade,” disse o secretário de Educação do Acre, Marco Brandão.

Em Rio Branco, já funcionam em tempo integral as escolas José Ribamar Batista (Ejorb), Escola Jornalista Armando Nogueira, Escola Estadual Sebastião Pedrosa, Escola Estadual Boa União, Escola Humberto Soares da Costa, Instituto Estadual Lourenço Filho (IELF) e a Escola Glória Perez.

Na matriz curricular, os alunos têm ampliação de carga horária da base comum de 6 horas semanais de português e matemática, assim como a parte diversificada que contribui estrategicamente com fortalecimento do currículo, tais como: estudo orientado, projeto de vida, disciplinas eletivas, práticas laboratoriais e pós médio, conforme informações da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Por enquanto, o tema está em fase de discussão, em conversas nas escolas, com os pais e com os alunos para verificar se de fato cabe ou não a adesão ao projeto. “Na medida em que a gente definir as escolas, elas já passam automaticamente pelo processo de reforma, então, estamos na expectativa que ainda neste mês possamos definir sobre quais serão, de fato, as escolas e a partir disso, começar as reformas e depois, iniciar o ano letivo igual ao das outras escolas, só que no modelo de escola em tempo integral”, conta Brandão.

O secretário comenta que as conversas estão mais adiantadas nas escolas de Cruzeiro do Sul, que é a Craveiro Costa e a da Cidade do Povo. Em Tarauacá a Escola Djalma Batista, e a Escola Kairala José Kairala, em Brasiléia são as que devem receber o sistema.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima