Conecte-se conosco

Cotidiano

Brasil vai ser um dos três pontos de ajuda humanitária à Venezuela

Publicado

em

O Brasil, a cidade colombiana de Cúcuta, e uma ilha no Caribe serão os três pontos onde a oposição venezuelana vai reunir, nos próximos dias, ajuda humanitária para o país. O anúncio foi feito hoje (2) pelo líder oposicionista Juan Guaidó.

Há dez dias, Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela, no lugar de Nicolas Maduro. O governo de transição, criado por ele, foi reconhecido por vários países – entre eles, os Estados Unidos e o Brasil.

Milhares de venezuelanos saíram hoje (2) às ruas: uma multidão em apoio a Guaidó e outra a Maduro, que comemorou os vinte anos da Revolução Bolivariana, inaugurada por seu antecessor e mentor, o ex-presidente Hugo Chavez. Maduro foi reeleito para outro mandato de seis anos em maio de 2018. Mas a votação – sem a participação dos principais líderes da oposição, nem de observadores internacionais independentes – foi questionada por boa parte da comunidade internacional.

Depois de duas décadas de regime socialista, a Venezuela ainda é dona das maiores reservas mundiais de petróleo, mas enfrenta desabastecimento, uma hiperinflação superior a um milhão por cento, e violência. Mais de três milhões de pessoas fugiram da crise para países vizinhos. Cerca de trinta pessoas morreram nos protestos de janeiro e outras 850 foram detidas, muitas delas menores de idade, segundo as Nações Unidas.

A crise deve piorar, depois das novas sanções dos Estados Unidos à indústria de petróleo da Venezuela, principal produto de exportação do país. A União Europeia (UE) também estuda implementar sanções se, nos próximos 90 dias não for encontrada uma solução pacifica para a crise.

A queda-de-braço continua. Venezuela conta com o apoio de dois poderosos aliados: China e Rússia. Já o México e o Uruguai adotaram uma posição neutra e se ofereceram para mediar a crise. Mas Guaidó só aceita falar se Maduro aceitar deixar o poder e convocar novas eleições. No passado, a oposição aceitou sentar-se à mesa de negociações com Maduro e não obteve resultados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Inédito no Juntos pelo Acre, implante contraceptivo é ofertado a mulheres da regional do Calafate

Publicado

em

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis

Método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Mais de 100 adolescentes foram beneficiadas com a inserção do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon, durante a edição do programa Juntos pelo Acre, realizada neste sábado, 28, na regional do Calafate, em Rio Branco.

O método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção de gestações não planejadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado com adolescentes no estado.

 Ao todo as 100 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, foram atendidas. A iniciativa é financiada pelo Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD) e já está presente em 15 municípios do estado.

A chefe da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Temos fortalecido essa política pública para cuidar das jovens, que são o futuro da nossa sociedade. Trata-se de uma ação inovadora na Região Norte, que demonstra o compromisso do governo em investir em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes”, afirmou.

Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Moradora da região, Lorhany Silva também aprovou a iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade que o governo do Acre está trazendo para a população. Sem dúvida, são mais benefícios para toda a comunidade”, disse.

Lorhany Silva, moradora da região, também aprovou a iniciativa. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.

A vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. “Este é um projeto construído para a população. Convido todos a participarem e a aproveitarem os diversos serviços oferecidos. Agradeço aos presidentes de bairros e às lideranças comunitárias que se mobilizaram para envolver a comunidade. Estar aqui, prestando atendimento com diversos serviços, é gratificante e reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pela população”, ressaltou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. Foto: Deyse Cruz/SEASDH

Mailza Assis também enfatizou o papel das lideranças comunitárias. “Esse trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, só é possível graças à atuação dessas lideranças, que estão diariamente ouvindo, acolhendo e identificando as necessidades da comunidade. Nosso papel é ouvir, acolher e encaminhar soluções”, completou.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, levando atividades educativas voltadas ao público infantil. O orientador de trânsito Victor Silva destacou a iniciativa. “Pensando no bem-estar das crianças e na educação para o trânsito, o Detran trouxe jogos interativos que ensinam de forma lúdica. Também disponibilizamos um espaço para fotos com carrinhos, motos e bicicletas, promovendo aprendizado por meio da brincadeira”, explicou.

A estudante Thalia Freitas, de 8 anos, participou das atividades e aprovou a ação. “Estou muito feliz com todas as brincadeiras oferecidas. Muito obrigada”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSDB inicia nova rodada de filiações com entrada de Giovanni Casseb

Publicado

em

Partido reforça mobilização política e amplia base com foco nas próximas articulações e desenvolvimento local.

O PSDB deu início a mais um dia de mobilização política com a realização de novas filiações ao longo desta semana. Entre os destaques, a sigla oficializou a entrada de Giovanni Casseb em seus quadros.

A filiação ocorreu nesta semana e foi apresentada como parte do processo de fortalecimento interno do partido, que busca ampliar sua base de apoio visando as próximas articulações políticas.

Lideranças da legenda, entre elas o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacaram a importância da chegada de novos integrantes, ressaltando a união e o engajamento como pilares para o desenvolvimento de pautas voltadas à população.

A movimentação integra uma série de ações do partido para consolidar sua atuação e ampliar sua presença no cenário político local.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gerson Boaventura explica ausência do Rio Branco no Estadual Sub-20

Publicado

em

O presidente do Rio Branco, Gerson Boaventura, explicou ao phdesporteclube.com.br o motivo da ausência da equipe Sub-20 na disputa do Campeonato Estadual.

“Realizamos uma reunião de diretoria na semana e definimos pela não participação no Sub-20. O clube precisaria realizar um investimento acima de 40 mil para jogar o torneio e neste momento resolvemos priorizar a reforma da piscina e o equilíbrio financeiro”, explicou Gerson Boaventura.

Precisa investimento

Segundo Gerson Boaventura, a estrutura para jogar o Sub-20 é semelhante a do futebol profissional e por isso foi necessário fazer escolhas.

“Temos um calendário garantindo para a próxima temporada e não podemos comprometer, agora, as nossas cotas. Ainda temos pendências financeiras e essa é a prioridade”, afirmou o presidente.

Pagamentos honrados

Gerson Boaventura confirmou o pagamento do prêmio aos atletas pelo vice-campeonato Estadual.

“Tínhamos um acordo com os atletas e o prêmio foi pago pela minutagem no Estadual. Estamos cumprindo tudo e isso precisa enfatizado”, declarou Gerson Boaventura.

Comentários

Continue lendo