Cotidiano
Brasil emplaca sete surfistas na 3ª fase masculina em Peniche
Próxima chamada na praia portuguesa será às 5h deste sábado (5)

HALEIWA, HAWAII – FEBRUARY 16: Caio Ibelli of Brazil surfs in Heat 1 of the Round of 32 at the Hurley Pro Sunset Beach on February 16, 2022 in Haleiwa, Hawaii. (Photo by Brent Bielmann/World Surf League)
O Brasil segue sobrando na etapa de Peniche (Portugal), a terceira do Circuito Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês). Nesta sexta-feira (4), segundo dia de disputas masculinas, mais quatro dos oito inscritos avançaram à terceira fase (round 3): Filipe Toledo, Caio Ibelli, João Chianca (Chumbinho) e Miguel Pupo. Eles se juntam aos compatriotas Ítalo Ferreira, Samuel Pupo e Jadson André, classificados ontem (3). Os sete brasileiros voltam a competir às 5h (horário de Brasília) deste sábado (5) na Praia dos Supertubos.

E o chaveamento do #MEOProPortugal está definido! Quem você acha que vai chegar na final?
Próxima chamada as 4:50 da manhã, acompanhe em https://t.co/cCES77imf4!#WSLBrasil pic.twitter.com/yYr9oDoE8E
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) March 4, 2022
O campeão olímpico Ítalo Ferreira abrirá a série de 16 baterias. O potiguar enfrentará o havaiano Imaikalani deVault por uma vaga nas oitavas de final. Na sequência tem embate dos irmãos Pupo: ou Miguel, ou Samuel seguirá na etapa de Peniche. Na bateria cinco a disputa será entre o paulista Filipe Toledo e o australiano Owen Wright. Representando Saquarema (RJ), João Chumbinho terá como adversário o norte-americano Conner Coffin na bateria sete. E fechando a participação tupiniquim neste sábado (5) estará o potiguar Jadson André contra o norte-americano Griffin Colapinto na bateria 15; e o paulista Caio Ibelli contra o multicampeão Kelly Slater, dos Estados Unidos, na bateria 16.
O CONCEITO DE TÉCNICA EM UM VÍDEO! 🤯🔥
João Chumbinho mostrando tudo que sabe em Supertubos! Mais uma nota excelente para ele no CT, 8 pontos!
Assista ao 2° dia de competições do #MeoProPortugal ao vivo em https://t.co/hRoBt09QSY + @globoplay!#WSLBrasil pic.twitter.com/PmlU3WgSEC
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) March 4, 2022
Quem já está garantida nas oitavas da chave feminina é a gaúcha Tatiana Weston-Webb que se classifcou ontem (3), ao terminar sua bateria na segunda posição.
O paulista Deivid Silva, o DVD, fez sua estreia em Peniche na manhã desta sexta (4), mas ficou em terceiro lugar na bateria. Ele chegou a disputar a repescagem, mas não avançou.
Terceira fase da etapa Peniche
bateria 1- Italo Ferreira (BRA) x Imaikalani deVault (HAV)
bateria 2 – Miguel Pupo (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
bateria 3 – Jordy Smith (AFS) x Barron Mamiya (HAV)
bateria 4 – Morgan Cibilic (AUS) x Connor O’Leary (AUS)
bateria 5 – Filipe Toledo (BRA) x Owen Wright (AUS)
bateria 6 – Leonardo Fioravanti (ITA) x Jake Marshall (EUA)
bateria 7 – Conner Coffin (EUA) x João Chumbinho (BRA)
bateria 8 – Jack Robinson (AUS) x Callum Robson (AUS)
bateria 9 – Kanoa Igarashi (JAP) x Justin Becret (FRA)
bateria 10 – Ezekiel Lau (HAV) x Frederico Morais (PRT)
bateria 11 – Ethan Ewing (AUS) x Nat Young (EUA)
bateria 12 -John John Florence (HAV) x Ryan Callinan (AUS)
bateria 13 – Seth Moniz (HAV) x Jackson Baker (AUS)
bateria 14 – Kolohe Andino (EUA) x Lucca Mesinas (PER)
bateria 15 – Griffin Colapinto (EUA) x Jadson André (BRA)
bateria 16 – Kelly Slater (EUA) x Caio Ibelli (BRA
Comentários
Cotidiano
Idoso de 61 anos é resgatado de dentro de caminhonete trancada sob calor intenso e passando mal em Rio Branco
Homem que se apresentou como tutor foi preso em flagrante por suspeita de abandono de incapaz. Bombeiros arrombaram vidro para salvar vítima, que estava com pressão alta

Um homem que se apresentou como tutor do idoso e dono do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar, sob suspeita de abandono de incapaz. Foto: captada
Um idoso de 61 anos foi resgatado por bombeiros de dentro de uma caminhonete trancada na Rua Isaura Parente, em Rio Branco, na tarde de segunda-feira (29). O homem havia ficado mais de uma hora no veículo sob calor intenso até que pedestres perceberam que ele passava mal e acionaram a polícia.
O major Ocimar Farias, do Corpo de Bombeiros, explicou que, após tentativas frustradas da RBTrans e de um chaveiro, a equipe arrombou o vidro traseiro para retirar a vítima, que estava com pressão alta e debilitada. Um homem que se apresentou como tutor do idoso e dono do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar, sob suspeita de abandono de incapaz.
O idoso recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para atendimento médico. A PM confirmou indícios de abandono, uma vez que ele permaneceu trancado sem os cuidados necessários.
O major Ocimar Farias explicou que os bombeiros quebraram o vidro de uma das janelas para ter acesso ao idoso.
“Ele faz uso de remédios e estava com o carro trancado no calor. Quando chegamos ao local já tinha uma equipe da RBTrans tentando abrir, mas não conseguiu. Nossa única alternativa foi fazer o arrombamento do vidro traseiro”, reforçou.
O bombeiro confirmou que o idoso estava com a pressão alta e debilitado. Ele recebeu os primeiros socorros ainda no local. A PM-AC confirmou que ‘foi constatado que o idoso se encontrava em situação de vulnerabilidade, havendo indícios de abandono de incapaz, uma vez que permaneceu trancado no veículo sem os cuidados necessários’.
Comentários
Cotidiano
Moradores de Manoel Urbano enfrentam ruas intransitáveis e lama em pleno fim de ano
Reportagem flagrou acesso apenas por tábuas improvisadas e quadriciclos na Baixada do Porto Atual. População cobra ações da prefeitura para infraestrutura local

A situação atinge de forma mais severa idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, que precisam procurar os pontos menos alagados para conseguir se deslocar, muitas vezes correndo riscos. Foto: captada
Na Baixada do Porto Atual, em Manoel Urbano, ruas completamente tomadas pela lama dificultam o tráfego de pedestres e veículos em pleno período de festas de fim de ano. A situação, flagrada pela reportagem do jornalista Gilmar Mendes Lima nesta terça-feira (30), revela problemas crônicos de infraestrutura que seguem sem solução, afetando principalmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Moradores relataram que a única forma de acesso em vários trechos é por tábuas improvisadas sobre a lama ou por quadriciclos — os únicos veículos capazes de trafegar no local. Eles afirmam que a área está entre as mais negligenciadas pela Prefeitura de Manoel Urbano, sem serviços regulares de recuperação das vias ou drenagem, situação que piora com as chuvas.
A população cobra ações emergenciais para garantir condições mínimas de acesso e evitar que o abandono persista, impactando a rotina e a segurança das famílias que residem na localidade.
Comentários
Cotidiano
Os municípios de Assis Brasil, Feijó e Plácido de Castro recebem metas de 110 unidades do Minha Casa, Minha Vida
Assis Brasil, Feijó e Plácido de Castro terão até agosto de 2026 para cumprir etapas e enviar propostas; moradias são voltadas a cidades com histórico de dificuldades habitacionais

As moradias fazem parte da modalidade de provisão subsidiada de habitação em áreas urbanas, voltada principalmente a cidades impactadas por eventos climáticos. Foto: captada
Os municípios de Assis Brasil, Feijó e Plácido de Castro, no interior do Acre, passaram a ter metas definidas para construção de 110 unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. A definição consta em portaria publicada no Diário Oficial da União, que altera normativa do Ministério das Cidades.
De acordo com a publicação, Assis Brasil receberá 30 unidades, enquanto Feijó e Plácido de Castro terão 40 cada. As prefeituras têm até 28 de agosto de 2026 para enviar suas propostas ao ministério, seguindo as etapas de análise de viabilidade e documentação exigidas pelo programa.
As moradias integram a modalidade subsidiada para áreas urbanas, voltada a municípios impactados por eventos climáticos, crescimento desordenado e dificuldades históricas de acesso à moradia formal. Após a aprovação final, os processos serão encaminhados para contratação e início das obras.

Você precisa fazer login para comentar.