Cotidiano
Brasil bate França por 3 a 1 e fica em 3º na Liga das Nações de vôlei

Brasil comemora vitória contra a França na Liga das Nações de vôlei 2023 — Foto: FIVB
A partida, que fechou a segunda etapa do torneio, terminou com parciais de 25/20, 26/24, 19/25 e 25/23
O Brasil não se intimidou por jogar na casa da França, neste domingo (25), e despachou os anfitriões por 3 sets a 1, em Orleans. A partida, que fechou a segunda etapa da Liga das Nações, terminou com parciais de 25/20, 26/24, 19/25 e 25/23. Apesar de uma queda de ritmo no terceiro set, o Brasil teve mais uma atuação muito consistente, tendo chegado a seis vitórias em oito jogos.
O time comandado por Renan Dal Zotto fecha esta segunda semana da Liga das Nações entre os quatro melhores, na terceira colocação, com 19 pontos. O Brasil fica na cola do líder, o Japão, que segue com 100% de aproveitamento após oito jogos e soma 22 pontos. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com sete vitórias e uma derrota, com 21 pontos. Fechando o Top 4 vem a Eslovênia, com 18 pontos e um desempenho equivalente ao do Brasil, assim como a Polônia, que tem 14 pontos e está em quinto.
Após ter mostrado poder de reação contra a Eslovênia no sábado (24), o Brasil conseguiu mais uma vitória para encher o elenco de moral, ainda mais na casa dos adversários franceses. A França também vinha de uma vitória no sábado, tendo jogado contra o Canadá. O time europeu vive um momento complicado e é o 10º colocado, com nove pontos.

Brasil vence a França pela Liga das Nações de vôlei 2023 — Foto: FIVB
O Brasil começou o jogo de forma dominante e manteve tranquilidade e boa margem no placar. O time de Renan Dal Zotto deslanchou e chegou a abrir uma ótima vantagem, de 17 a 11. A França pediu tempo e até melhorou no set, ganhando moral após um longo rally. O Brasil devolveu o ponto após novo longo rally. Com três de vantagem (21 a 18), Dal Zotto pediu tempo, e o Brasil voltou mais organizado para confirmar a vitória no set, por 25 a 20.
Empurrada pelo som da torcida, a França veio melhor para o segundo set e liderava o placar, mas o Brasil não demorou para encostar nela e equilibrar novamente a disputa. Os dois times abusaram dos erros de saque, mas a seleção brasileira foi melhor nos contra-ataques para retomar a frente no placar. Com o jogo empatado por 24 a 24, o Brasil teve mais coragem para arriscar no momento decisivo e fez 2 sets a 0, com 26 a 24.
A “síndrome do terceiro set” entrou em quadra, e a França logo abriu 7 a 3, aproveitando muitos erros do Brasil. Renan Dal Zotto pediu tempo, mas o time não se acertou. A França seguiu dominante, não deu chance para o Brasil e encerrou o set, por 25 a 19.
O Brasil se reorganizou para o quarto set e voltou a pôr pressão na França, que liderava o placar. Algumas alterações de Renan Dal Zotto fizeram a diferença. Flávio foi um dos atletas a entrar muito bem e ajudar nos bloqueios. O gás da França diminuiu, e o Brasil fechou a vitória no grande jogo, por 25 a 23, com ponto de Alan.
Mais cedo, neste domingo, a Polônia venceu a Itália por 3 a 1. Já a seleção de Cuba superou a Bulgária por 3 sets a 2, mesmo placar pelo qual a Sérvia derrotou a Holanda.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.