Cotidiano
Botafogo garante título brasileiro ou, novamente, o Palmeiras pode chegar?
O lado psicológico, no futebol, é de extrema importância e se o Botafogo sofer mais algum revés, isso poderá ter reflexos negativos na continuidade do campeonato.

O clima na torcida do Botafogo ainda é de otimismo, mas o fantasma de 2023 está vivo na memória dos botafoguenses (Foto: Divulgação/Botafogo FR)
Com Atual
A última rodada do Brasileirão fez o Palmeiras voltar a se aproximar do Botafogo. E, considerando que os clubes ainda terão um confronto direto, muitos torcedores estão aproveitando as casas de apostas com depósito mínimo de 50 reais para tentar prever como será a reta final do campeonato.
Afinal, o Glorioso ficará com o título ou, como aconteceu no ano passado, o Palmeiras conseguirá ultrapassar o rival carioca? No último sábado, o Verdão venceu o Grêmio, enquanto o Botafogo ficou no empate com o Cuiabá, em casa.
Dessa forma, a diferença que estava em seis pontos caiu para quatro. E é preciso ver se isso irá afetar os jogadores botafoguenses, principalmente com o fantasma de 2023 à espreita.
O lado psicológico, no futebol, é de extrema importância e se o Botafogo sofer mais algum revés, isso poderá ter reflexos negativos na continuidade do campeonato.
Otimismo
De todo modo, o clima no Botafogo ainda é de otimismo – e não poderia ser diferente. O time, afinal, continua com uma vantagem importante em relação ao Palmeiras e, de quebra, está na final da Libertadores.
Portanto, antes de pensar em eventuais maus resultados, o Botafogo foca na possibilidade de conquistar dois títulos de enorme relevância. E a torcida está empolgada para um ano que pode ser inesquecível.
No Brasileirão o desafio é conter a aproximação do Palmeiras e, também, do Fortaleza, que está a apenas cinco pontos de distância. Faltando cinco rodadas para o fim do campeonato, a agonia não irá durar muito para os torcedores.
Já na Libertadores, o Glorioso irá medir forças com o Atlético Mineiro, que também tem um elenco de enorme qualidade. O título será decidido no dia 30 de novembro, em uma final única disputada no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Primeira conquista após quase 30 anos
Se o Botafogo fizer valer sua liderança e garantir o título nacional, esta será a sua primeira conquista do Brasileirão após quase 30 anos.
O último Campeonato Brasileiro vencido pela equipe carioca foi em 1995, quando o Glorioso tinha jogadores como Sérgio Manoel, Donizete Pantera e Túlio Maravilha.
Não é preciso dizer que a torcida está eufórica para tirar o grito de “É campeão!” da garganta. Artur Jorge e seus comandados sabem muito bem disso – e John Textor vem fazendo investimentos importantes para, enfim, trazer outra taça importante para a sala de troféus botafoguense.
Palmeiras tenta o tricampeonato consecutivo
Pela ótica palmeirense, o título brasileiro seria o terceiro de forma consecutiva. Assim, o clube pode chegar ao seu 13º troféu na competição, isolando-se ainda mais na liderança.
Para isso, porém, terá de superar o momento de instabilidade que vem vivendo. Abel Ferreira já mostrou, ao longo dos últimos quatro anos, que sabe manter uma equipe motivada e focada – e precisará transformar isso em bons resultados mais uma vez.
O Palmeiras, afinal, vem conquistando títulos importantes em todos os anos e tenta fechar 2024 com uma nova conquista.
Emoção até o fim
Pelo cenário atual, portanto, as últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro serão repletas de emoção. Vale ressaltar que Palmeiras e Botafogo se enfrentam na 36ª rodada, no Allianz Parque, casa do Verdão.
Dependendo do que acontecer nas próximas duas rodadas, é possível que o confronto direto valha a liderança do campeonato. E é de se imaginar como será o clima de decisão no dia desse jogo, com tudo o que aconteceu na temporada passada.
Se tem um time para o qual o Botafogo não quer perder o troféu, esse time certamente é o Palmeiras. Portanto, os próximos jogos do Brasileirão devem guardar muita emoção para os torcedores das equipes envolvidas na luta pelo título.
No entanto, qualquer amante do futebol poderá desfrutar dessa reta final. O Campeonato Brasileiro nunca decepciona quando o assunto é imprevisibilidade – e certamente muita água ainda vai rolar.
O próprio Fortaleza, que vem fazendo uma temporada irretocável, não pode ser descartado da luta pelo título.
Comentários
Cotidiano
Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A
Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.
Contra Brasileia
O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão
Finais definidas
As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14
O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.
“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.
11 competições
A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).
“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Inter define Tite como alvo para treinador em 2026
Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge
Placar
O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12, que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.
Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.
“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.
Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.
Tite: último trabalho e passagem pelo Inter
O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.
Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.
Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.





Você precisa fazer login para comentar.