Acre
Bombeiros registram 37 mortes por afogamento em rios no Acre nos primeiros meses deste ano
Até o início de julho deste ano, 37 mortes por afogamento foram registradas em rios e represas do estado, 14 foram em Rio Branco,
Número já é 76% do total registrado no ano passado em todo o estado. Bombeiros alertam para cuidados nos rios.

Bombeiros registram 37 mortes por afogamento em rios no Acre nos primeiros meses deste ano (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Acre)
Com Tácita Muniz, G1 AC, Rio Branco
O número de afogamentos nos rios do Acre é preocupante. A pedido da reportagem o Corpo de Bombeiros fez um levantamento que mostra que, de janeiro até o início de julho deste ano, 37 mortes por afogamento foram registradas em rios e represas do estado.
O número equivale a 76% do total de casos registrados em todo 2017, quando 49 pessoas morreram afogadas. O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, explica que muitos dos acidentes poderiam ser evitados se os banhistas tomassem alguns cuidados.
“Nós temos duas épocas distintas em relação aos rios. Nessa época de cheias, os afogamentos se dão por naufrágio de embarcações e, principalmente, porque as pessoas não utilizam o equipamento de proteção individual adequadamente como colete salva-vidas e outros tipos de equipamentos que podem salvar a vida de tripulantes no caso de naufrágio. Já na época dos rios secos, aparecem praias, e, nessas praias, as pessoas vão em busca de lazer, associado, muitas vezes, a bebida”, explica.
Os chamados “panelões” também são causas de acidentes e muitas vezes morte. São chamados assim porque em áreas rasas há buracos que colocam em risco a vida dos banhistas. Segundo o major, o mais importante é ter consciência de que o rio é desconhecido e pode guardar algumas armadilhas.
“Às vezes tem local que está medindo dois metros, mas, em locais próximos, essa medição pode estar em 10 metros ou 8 metros. E aí a pessoa que vai na parte rasa do rio acaba caindo nesses ‘panelões’ e se afogando. Outra causa comum de afogamentos são os saltos, as pessoas saltam de barranco, das próprias embarcações em locais que não conhecem e acabam gerando acidentes fatais”, pontua.
É necessário também que os responsáveis não deixem as crianças sozinhas. “Não utilizar bebida alcoólica, não entrar na água após as principais refeições e verificar se aquela água é adequada ao banho, se cercar de medidas de segurança para evitar acidentes”, orienta.
Das 37 vítimas, 14 foram em Rio Branco. Falcão diz que esse número é preocupante. “É bastante significativo. Alertamos também que, para cada morte, são 10 afogamentos que a pessoa sai viva”, finaliza.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.