Geral
Bombeiro pede para jovens evitarem usar o rio Acre como diversão na cheia

As buscas por Roger da Silva Matos, jovem de 18 anos que desapareceu após ser visto se afogando no rio Acre, foram retomadas na manhã deste domingo (16) pelo Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC). O sargento Assunção, integrante da equipe de buscas, explicou, em entrevista ao ac24horas Play, os detalhes da operação e as dificuldades enfrentadas devido às condições do rio, que está com correnteza forte e cheia de troncos.
De acordo com informações preliminares, o jovem teria pulado da ponte Juscelino Kubitschek (conhecida como ponte Metálica), no bairro da Base, em Rio Branco (AC). No entanto, após conversar com testemunhas, o sargento Assunção relatou que Roger teria pulado de um ponto mais acima, próximo à curva do rio, na região do km 15, onde há um local conhecido por ser ponto de encontro para o consumo de tereré e outras atividades.
“Ele teria pulado, tentando se agarrar a um balseiro para se salvar, mas não conseguiu”, explicou o sargento. A partir desse relato, as equipes concentraram os esforços na área onde o jovem foi visto pela última vez.
O sargento Assunção destacou os desafios enfrentados pelas equipes de mergulho, que atuam desde sábado (15) na tentativa de localizar o corpo. “A velocidade da água está muito alta, e o rio está cheio de troncos, o que dificulta o trabalho dos mergulhadores.Já fizemos mergulhos ontem e hoje, mas a correnteza é tão forte que o equipamento não se sustenta”, disse o sargento.
Diante das condições adversas, o Corpo de Bombeiros optou por concentrar os esforços em buscas superficiais. “Então, a gente está, pela experiência, em torno de 48 horas a 72 horas, o corpo chega a emergir, em grosso modo falar, a boiar, como as pessoas entendem. Então, mas a gente não descarta essa possibilidade nas 24 horas de achar também não. Então, a gente está procurando minuciosamente, a gente vai passar o dia todo procurando e, se Deus quiser, a gente achar o corpo e dar essa possibilidade da família fazer o velório do ente querido”, explicou Assunção.
“Estamos fazendo buscas minuciosas e vamos passar o dia todo procurando. Se Deus quiser, vamos encontrar o corpo e dar à família a possibilidade de realizar o velório e se despedir do ente querido”, afirmou.
O sargento Assunção também fez um alerta à população sobre os perigos de utilizar o rio Acre para atividades recreativas durante o período de cheia. Ele explicou que, mesmo com equipamentos pesados, cerca de 40 quilos, e pesos adicionais de 12 quilos nos mergulhadores, a força da correnteza impede que eles se mantenham estáveis no fundo do rio.
“Então, a gente deixa essa mensagem para a população para que não use o rio como diversão, para vir nadar, porque está correndo muito. Então, já identificamos, né, mergulhando e, pela experiência própria, né, então, não é o primeiro caso que acontece acidente. Então, não tente ir nadar, porque o rio é muito perigoso. Tem gente que pula da ponte aqui, né? Muitas vezes, o balseiro vem passando, cai no balseiro e chega a perder a vida. Então, não é o tipo de diversão saudável”, concluiu.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.