fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Mundo tem uma chance de controlar a pandemia, diz líder técnica da OMS

Publicado

em

‘Nós apenas temos que nos unir coletivamente, desde o nível político até o nível individual para fazer isso’, disse Maria van Kerkhove

Profissional de saúde utiliza máscara na França (1.nov.2020) – Foto: internet

De Naomi Thomas, da CNN Health

Maria van Kerkhove, a líder técnica da Organização Mundial da Saúde para a Covid-19, disse que embora seja difícil dizer se o estado da pandemia melhorou, o mundo tem uma chance de controlar a Covid-19 se ela usar todas as ferramentas disponíveis.

“Podemos fazer isso”, disse ela. “Nós apenas temos que nos unir coletivamente, desde o nível político até o nível individual para fazer isso.”

Em entrevista à CNN na quarta-feira, van Kerkhove disse: “Realmente estamos em um período crítico. É difícil dizer, você sabe, se melhoramos ou não. Em algumas partes do mundo nós realmente melhoramos, alguns países nos mostraram que podem controlar a Covid, podem controlar a propagação, podem manter a transmissão baixa e podem manter as populações vulneráveis seguras. E em outras partes do mundo, o vírus está se espalhando rapidamente.”

Van Kerkhove disse que, embora existam pontos críticos de vírus em todas as regiões da OMS, também houve sinais positivos em todos eles.

Ela disse que há várias razões para o aumento da transmissão em algumas partes do mundo, incluindo variantes do vírus, uma distribuição global desigual e desigual de vacinas e muito cansaço, com governos querendo abrir sociedades.

Ela disse que após 17 meses de pandemia, ter “o maior número de casos relatados a cada semana não é a situação em que precisamos estar”.

“Mas precisamos aprender onde podemos, precisamos corrigir o curso onde podemos e precisamos ter a esperança de que com todas as ferramentas, as ferramentas de saúde pública mais as vacinas, realmente tenhamos uma chance de controlar a Covid”, ela disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Família protesta durante julgamento de policial penal acusado de matar jovem na Expoacre

Publicado

em

Sessão no Tribunal do Júri chega ao segundo dia com depoimentos de vítimas e testemunhas; réu será interrogado nesta quinta-feira (18)

O julgamento do policial penal Raimundo Nonato Veloso da Silva Neto, acusado de matar o jovem Wesley Santosdurante a Expoacre de 2023, entrou no segundo dia nesta quinta-feira (18), em Rio Branco. A família e amigos da vítima realizaram um protesto em frente ao Fórum Criminal, pedindo a condenação do réu.

A sessão, iniciada na quarta-feira (17) na 1ª Vara do Tribunal do Júri, foi marcada por longos depoimentos. A jovem Rita de Cássia, que também foi vítima do réu em crimes de tentativa de homicídio e importunação sexual, prestou depoimento por quase duas horas. A mãe de Wesley e seguranças da boate onde começou a confusão também foram ouvidos.

Nesta quinta, o interrogatório de Raimundo Nonato e os debates entre acusação e defesa devem marcar a fase final do julgamento.

Wesley Santos morreu no Pronto-Socorro de Rio Branco, após ser baleado na madrugada de 7 de agosto de 2023, durante a última noite da Expoacre.

Familiares compareceram ao julgamento com camisas, faixas e cartazes, reforçando o pedido por justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

MP-AM prende sargento reformado da PM e outro suspeito na segunda fase da Operação Militia

Publicado

em

Ação ocorreu em Manaus e Borba; investigação mira sequestros praticados por grupo com participação de policiais

O sargento reformado da Polícia Militar, Francisco Wendel Simas Tomé, e Sávio Antônio Leite Corrêa foram presos nesta terça-feira (17) durante a segunda fase da Operação Militia, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). As ações ocorreram em Manaus e no município de Borba.

As investigações começaram após denúncias de três vítimas, incluindo um sequestro registrado por câmeras de segurança. Na primeira fase da operação, em julho, nove pessoas já haviam sido presas, entre elas quatro policiais da Força Tática.

Na etapa mais recente, além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e equipamentos eletrônicos foram recolhidos para perícia. O MP informou que o sargento reformado já possuía histórico criminal e havia sido preso em 2023 por outro delito.

Os dois suspeitos devem permanecer presos, e o Ministério Público avalia novas fases da operação para localizar outros envolvidos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem encontrado morto em Cruzeiro do Sul seria suspeito de roubo a açougue

Publicado

em

Vítima seria suspeito de furto a açougue registrado no dia anterior

O corpo de um homem identificado apenas como Joca foi encontrado na manhã desta quinta-feira (18), no beco do Mercado Beira Rio, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

A vítima estava com as mãos amarradas e apresentava sinais de espancamento. Ainda não foi confirmado se a morte ocorreu por disparos de arma de fogo ou por golpes de arma branca. O corpo foi localizado por trabalhadores do mercado, que acionaram a Polícia Militar. A Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal (IML) realizaram a remoção.

Segundo a polícia, Joca seria o mesmo homem que, no dia anterior, havia arrombado um açougue no centro da cidade, de onde furtou carne, frango, cerveja e outros produtos. Parte dos itens foi encontrada em uma área de mata próxima.

Morador do bairro Remanso e conhecido por envolvimento em pequenos delitos, Joca agora passa a ser vítima em um caso de homicídio investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo