Flash
Bolsonaro tem 39% e Lula, 38% para a Presidência, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro e Lula lideram pesquisa do instituto Gerp
REPRODUÇÃO / ALAN SANTOS / PR
Atual presidente lidera levantamento induzido, enquanto o petista aparece em primeiro no cenário espontâneo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 39% e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38% das intenções de voto para a Presidência da República, de acordo com um levantamento publicado pela Gerp nesta segunda-feira (5). Eles estão tecnicamente empatados.
Para a pesquisa da Gerp foram ouvidos 2.095 eleitores de 144 cidades do país entre 29 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-09102/2022.
No cenário induzido, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Bolsonaro tem 39% das intenções de voto, enquanto Lula tem 38%. Em relação à pesquisa anterior feita pelo instituto, Bolsonaro avançou um ponto percentual e Lula se manteve estável. Veja os números da pesquisa publicada nesta segunda:
Jair Bolsonaro (PL): 39%
Lula (PT): 38%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Simone Tebet (MDB): 6%
Felipe D’Avila (Novo): 1%
Pablo Marçal (PROS), Soraya Thronicke (União Brasil), Vera Lucia (PSTU), Roberto Jefferson (PTB), Constituinte Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP): 0%
Nenhum deles: 2%
Não sabe: 3%
No levantamento espontâneo, sem a apresentação de uma relação de candidatos, Lula está na frente, com 35%, enquanto Bolsonaro é o segundo, com 31%. Veja:
Lula (PT): 35%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 3%
Felipe D’Avila (Novo): 1%
Nenhum deles: 2%
Não sabe/não respondeu: 21%
Votos por região, gênero, faixa etária e renda familiar
De acordo com a Gerp, Bolsonaro lidera as intenções de voto no cenário induzido em três regiões do país: Sul (48%), Centro-Oeste (55%) e Norte (41%). No Sudeste e no Nordeste, quem vence é Lula, com 39% e 47%, respectivamente.
O levantamento mostra, ainda, que Bolsonaro tem a preferência do eleitorado masculino, com 44% das intenções, ao passo que Lula tem mais votos entre mulheres, com 42%.
O petista tem mais votos do que Bolsonaro entre pessoas com idade entre 16 e 17 anos (59%), 18 e 24 anos (44%), 25 e 34 anos (42%) e 45 e 59 anos (40%). Já Bolsonaro lidera entre pessoas de 35 a 44 anos (42%) e com mais de 60 anos (54%).
Com relação à renda familiar mensal, Lula tem mais intenções de voto de pessoas que ganham um salário mínimo (51%), de um a dois salários mínimos (43%) e de 20 a 30 salários mínimos (46%). Bolsonaro é o preferido de quem recebe de cinco a 10 salários mínimos (43%), de 10 a 20 salários mínimos (41%) e mais de 30 salários mínimos (52%). Os dois estão empatados com o público que ganha de dois a cinco salários mínimos (38%).
Comentários
Flash
Centro de Referência do Idoso realiza tarde recreativa com dança e chá em Epitaciolândia
Espaço atende cerca de 250 idosos e promove ações voltadas à convivência e qualidade de vida
O Centro de Referência do Idoso (CRIE) promoveu, nesta semana, mais uma tarde recreativa marcada por música, dança e o tradicional chá da tarde, em Epitaciolândia. A atividade reuniu dezenas de participantes em um momento de integração e descontração.
Reconhecido como referência na região, o espaço oferece atendimento voltado à população idosa, com foco não apenas em serviços socioassistenciais, mas também em ações que fortalecem vínculos, incentivam a convivência comunitária e contribuem para o bem-estar.
Mantido pela Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o centro é coordenado por Antônia Pereira da Silva e atende, em média, 250 idosos. No local, os participantes encontram acolhimento, atividades recreativas e oportunidades de socialização.
A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à valorização da pessoa idosa, promovendo dignidade e qualidade de vida na terceira idade.
Comentários
Flash
Acre amplia produção de grãos acima da média do Norte, aponta Conab
Por Wanglézio Braga
O quinto levantamento da safra 2025/26, divulgado pela Conab na última quinta-feira (12), mostra que o Acre vem ganhando espaço na produção de grãos na Região Norte. O estado ampliou sua área plantada de 68,7 mil para 73,2 mil hectares, um crescimento de 6,6%, superando o avanço médio regional, que ficou em 7%, e registrando desempenho superior ao de estados como Rondônia e Roraima. O crescimento reflete o avanço da agricultura comercial no estado e o aumento do interesse do produtor por culturas mais rentáveis.
Em produtividade, o Acre também apresentou evolução. A média saltou de 3.082 para 3.247 quilos por hectare, alta de 5,4%, um dos melhores desempenhos percentuais da Região Norte, atrás apenas do Amazonas. O resultado contrasta com quedas registradas em estados como Pará e Roraima, impactados por oscilações climáticas. O bom desempenho acreano indica maior eficiência no manejo, uso de tecnologia e melhores condições de desenvolvimento das lavouras.
Na produção total, o Acre alcançou 237,7 mil toneladas, crescimento de 12,3% em relação à safra anterior, percentual acima da média regional, que ficou em 5,4%. Apesar de ainda figurar entre os menores volumes absolutos do Norte, o estado apresenta um dos ritmos mais acelerados de expansão, superando Rondônia, que cresceu 2,5%, e ficando atrás apenas de estados como Amazonas e Amapá em variação percentual.
Segundo a Conab, as atualizações consideram o avanço da colheita das culturas de primeira safra e os ajustes de produtividade com base nos resultados já consolidados em campo.
Comentários
Flash
Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está intensificando a segurança durante as cinco noites de Carnaval com a implementação de tecnologia de reconhecimento facial, integrada ao sistema de videomonitoramento já em funcionamento em todo o estado, que agora também conta com o monitoramento do município de Rio Branco.

O secretário adjunto de segurança pública, Evandro Bezerra, ressalta a importância dessa inovação afirmando que a utilização da tecnologia de reconhecimento facial é um avanço significativo nos esforços de segurança.
“Com essa ferramenta, conseguimos identificar rapidamente indivíduos com mandados de prisão em aberto, o que não só aumenta a segurança da população, mas também fortalece a atuação das forças de segurança em apoio à justiça”, disse.

Para garantir a eficácia dessa tecnologia durante o período festivo, a SEJUSP realizou ajustes técnicos em mais de 400 câmeras, assegurando a plena operacionalização da ferramenta. Isso incluiu a atualização da base de dados e a integração das redes, permitindo um monitoramento mais eficiente.
Paulo Felipe Leitão, chefe do setor de tecnologia da SEJUSP, enfatiza que o uso dessa ferramenta é voltado exclusivamente para a segurança pública e explica que a tecnologia permite a otimização dos recursos humanos e uma maior adaptabilidade diante dos desafios impostos.
“Investir em soluções que atuam em conjunto com o operador, no campo, é uma estratégia que amplia a capacidade operacional, garantindo mais eficiência e melhor emprego do efetivo”, destacou.

Com essa iniciativa, o governo do Acre demonstra seu compromisso em proporcionar um Carnaval seguro e tranquilo para todos os cidadãos e foliões, utilizando tecnologia de ponta para fortalecer a segurança pública.
Além do uso da tecnologia de ponta, as ações envolvem medidas preventivas, ostensivas e de fiscalização, com atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais, envolvendo 937 profissionais da segurança pública durante as cinco noites na capital.
A operação integrada conta com a participação da Policia Militar do Acre (PMAC), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e da Polícia Civil do Acre (PCAC).
The post Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE









Você precisa fazer login para comentar.