Acre
Bolívia comemora a ‘Batalha do Bahia’ ocorrida em Cobija

O que pouca gente sabe, é que a Bolívia comemora neste dia 11 de outubro, a ‘batalha’ em que ocorreu no ano de 1902, na divisa do com o Acre, as margens do igarapé Bahia, resultando na recuperação pelo exército boliviano, além da retirada das forças brasileiras para a região de Xapuri.
Segundo a história, tudo teria sido planejado por um general boliviano no início do mês, onde levou uma tropa de 1200 homens, mesmo sabendo que o Brasil contava com cerca de 5000. Ao chegar próximo ao acampamento, um índio chamado de Bruno Racua, lançou uma flecha incendiária sob o acampamento e alcançou o local estava guardado as armas e munições.
Tal façanha, fez com que as tropas se retirassem e fossem para a Xapuri. O confronto deixou um saldo de 57 mortos do lado brasileiro, ocasionando sua fuga do quartel da Bahia e evitando uma maior perda territorial para a Bolívia.
A partir daí, entre em cena o General Plácido de Castro, com os acordos, desacordos até sua morte e a criação do Estado do Acre.
Diante desse feito, a cidade de Cobija, capital do Estado de Pando, está comemorando os 121 anos da ‘Batalha do Bahia’, com feriado, poucos comércios abertos e direito a desfile militar. Algumas ruas na parte central foram bloqueadas para a passagem dos militares, escolas, autoridades e fanfarras.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.