Acre
Bocalom quer conclusão do elevado até 20 de dezembro e diz para secretário “se virar”
O prefeito Tião Bocalom anunciou nesta quinta-feira (4), em coletiva à imprensa, que pretende inaugurar o elevado da Dias Martins até o dia 20 de dezembro.

Prefeito pretende inaugurar o elevado da Dias Martins até o dia 20 de dezembro. Foto: cedida
Coletiva de imprensa
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), durante uma visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira, 5, à obra do elevado na Estrada Dias Martins, reforçou a exigência de que o projeto seja concluído até o dia 20 de dezembro. A estrutura, que promete se tornar um marco na mobilidade urbana da capital acreana, contará com um diferencial artístico: murais temáticos que homenageiam a Amazônia e o agronegócio.
“Se não der dia 20, que a gente faça dia 24 ou 28. O importante é que a gente vai inaugurar aquela obra que será um verdadeiro presente”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou que, caso a entrega não ocorra até a data inicialmente prevista, a inauguração será feita até o fim do ano.
Em entrevista, Bocalom enfatizou a importância de cumprir o cronograma e destacou o caráter inovador da obra. Ele ainda fez questão de brincar com o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, cobrando agilidade na entrega do projeto: “Secretário, te vira, ó. Hoje são cinco. Ah, sem dúvida nenhuma, a nossa expectativa é que, dessa vez, a gente consiga realmente inaugurar esse elevado. Isso aqui não é apenas um viaduto de aço e concreto, mas queremos que se transforme em uma obra de arte”, declarou o prefeito.
Além disso, Bocalom revelou que a parte inferior do elevado será complementada com lagos artificiais, tornando o espaço não apenas funcional, mas também um ponto turístico e de contemplação. Ele destacou que a fachada do elevado será revestida com placas de ACM na cor azul e contará com uma iluminação em LED que percorrerá toda a extensão da estrutura, criando um visual moderno e atrativo.
“Queremos que seja um local para visitação. Todos que venham à nossa cidade percebam que aqui está passando uma gestão que quer deixar Rio Branco bonita, embelezada, para que as pessoas possam gostar, voltar e, de repente, fazer investimentos”, afirmou o prefeito.
A pintura nas laterais, no estilo graffiti, está sendo produzida pelo artista Mahatma Mauá.
“Eu passo ali constantemente e estou cobrando todos os dias o secretário e ele cobrando a empresa para que finalize as obras até o dia 20. Se não der dia 20, que a gente faça dia 24 ou 28. O importante é que a gente vai inaugurar aquela obra que será um verdadeiro presente”, disse o gestor.
Se não inaugurar até o dia 20, o prefeito disse que quer entregar a obra até o fim do ano.
“Que seja até o fim do ano se não for no dia 20. Esse deveria ser o maior presente de Natal do povo de Rio Branco”, finalizou.
Já foram investidos mais de R$ 17 milhões no projeto, após aditivos concedidos à empresa responsável pela construção. A obra iniciou com orçamento de R$ 15 milhões. O valor inicial de um contrato de obras públicas pode ser alterado em até 25%, é o que prevê a lei.

Durante coletiva à imprensa, Bocalom ressaltou a importância da obra para a cidade e afirmou estar pessoalmente acompanhando o andamento das obras, cobrando a empresa responsável para garantir a entrega no prazo.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.