Acre
Bocalom entra com pedido de impugnação da pesquisa do ibope que apontou seu crescimento em 7%
Do ac24horas
O candidato ao governo do Acre, Tião Bocalom (DEM), da coligação Produzir para Empregar entrou com uma representação pedindo a impugnação da pesquisa do Ibope, divulgada na TV Acre, afiliada da Rede Amazônica, que mostra a queda de Sebastião Viana (PT) e o crescimento da preferência de votos de sua candidatura em 7% – e aponta a possibilidade de segundo turno, antes mesmo da divulgação dos números.
O candidato protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), na quinta-feira (11), a representação contra a pesquisa de intenção de votos registrada na Justiça Eeleitoral – sob nº AC-00040/2014. Tião Bocalom, questiona através de seus advogados, a falta de idoneidade da pesquisa do Ibope. De acordo com a ação apresentada pela coligação, o candidato apontaria as seguintes irregularidades:
“Em que pese a divulgação das pesquisas eleitorais realizadas em nosso Estado, nos deparamos assim com muitas infringências a lei eleitoral.”
“A divulgação das pesquisas eleitorais não vem atendendo assim os requisitos legais, bem como apontam vícios, ao qual atentam contra o equilíbrio da competitividade e vir a influenciar o eleitorado”
“(…) demonstrado esta a mácula eleitoral, onde as empresas citadas estão sendo parciais e tendenciosas a mostrar sempre em primeira página a vitória do candidato a governo do partido do PT.”
Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope, no dia 18 de agosto, Sebastião Viana tinha 46%; Márcio Bittar 19%; Bocalom 18% e Antônio Rocha 2%. A segunda pesquisa do Ibope foi realizada de 9 a 11 de setembro e ouviu 812 eleitores, apresentado a queda do candidato petista, a ascensão do democrata e a estagnação do tucano. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Se a Justiça eleitoral acatar os argumentos da coligação, Bocalom estará colocando em dúvida seu crescimento de 7%, obtido na pesquisa atual, ao afirmar que o resultado da metodologia é fraudulenta por parte do Ibope, tendente a beneficiar determinada candidatura. Porém, se for levar em consideração a queda de Sebastião e de Márcio Bittar, Bocalom foi o único beneficiado, levando a acreditar que o democrata pode estar dando um tiro no pé ao questionar a inidoneidade da pesquisa.
A ação de Bocalom ainda não foi julgada. A pesquisa ainda está sub judice e seu resultado não pode ser considerado idôneo até julgamento final do processo nº 159695.2014.601.0000 em trâmite perante o TRE/AC, em face do questionado da coligação Produzir para Empregar.
Comentários
Acre
Governo intensifica ações preventivas e reforça proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval no Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), intensifica, durante o período carnavalesco, ações preventivas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa integra a política estadual de promoção e defesa de direitos e reforça o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar da população.
As equipes da SEASDH atuam com atividades educativas e informativas nos espaços de maior circulação de público, orientando sobre a prevenção à violência, o enfrentamento à exploração sexual, o combate ao trabalho infantil e a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. As abordagens também destacam que toda forma de discriminação é crime, promovendo o respeito à diversidade e à comunidade LGBTQIA+.
A diretora de Direitos Humanos, Joelma Pontes, destacou a importância da atuação do Estado durante o período festivo. “A presença da Secretaria durante o Carnaval reforça o compromisso do governo com a proteção da população, especialmente de crianças e adolescentes. Nosso trabalho vai além da orientação: buscamos sensibilizar a sociedade para que cada cidadão compreenda seu papel na garantia de direitos, no enfrentamento à violência e no respeito à diversidade. Queremos que a festa aconteça com alegria, mas também com responsabilidade, assegurando que o Acre seja um espaço cada vez mais seguro, humano e inclusivo para todos”, afirmou.
De acordo com a Secretaria, o objetivo é garantir que a festa popular seja um ambiente de celebração cultural, mas também de conscientização e responsabilidade social. As ações são realizadas de forma integrada com órgãos parceiros, fortalecendo a rede de proteção e ampliando o alcance das orientações à população.
Avanços e fortalecimento das políticas públicas
Nos últimos anos, a SEASDH tem ampliado sua presença nos grandes eventos públicos, consolidando uma atuação preventiva mais efetiva e estratégica. Entre os avanços estão o fortalecimento das campanhas educativas, a intensificação das articulações com a rede socioassistencial e a ampliação das ações de sensibilização direcionadas à sociedade.
A Secretaria também vem investindo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às populações em situação de vulnerabilidade, com foco na promoção de direitos, no atendimento humanizado e na garantia da proteção integral de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A atuação durante o Carnaval reafirma o papel institucional da SEASDH como órgão responsável pela coordenação das políticas de assistência social e direitos humanos no Acre, promovendo ações que contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a defesa da dignidade humana.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre atinge 10,14 metros em Rio Branco e segue abaixo da cota de alerta
Defesa Civil registrou 1,40 mm de chuva nas últimas 24 horas; nível ainda está distante do transbordo

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre marcou 10,14 metros às 5h20 desta sexta-feira (13), em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. O dado indica elevação no volume de água, mas ainda distante das cotas de alerta e de transbordo estabelecidas para a capital.
De acordo com o informativo, nas últimas 24 horas foram registrados 1,40 milímetros de chuva. A cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo está fixada em 14,00 metros.
A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio diante do período chuvoso.
Comentários
Acre
TCE-AC pede informações sobre emendas parlamentares municipais

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por meio da Secretaria de Controle Externo, encaminhou na quarta-feira, 11, Ofício Circular aos Municípios solicitando o preenchimento de formulário destinado ao levantamento de informações sobre as emendas parlamentares municipais aprovadas nos orçamentos de 2025 e 2026.
O objetivo é coletar dados relativos ao arcabouço normativo municipal, modalidades de transferência, mecanismos de transparência, rastreabilidade e acompanhamento da execução das emendas.
A iniciativa visa subsidiar as ações de fiscalização do Tribunal, em observância aos princípios constitucionais da publicidade e transparência, bem como às diretrizes da Resolução TCE/AC nº 133/2025.
Ressalta-se que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF nº 854, a execução das emendas parlamentares estaduais e municipais somente poderão iniciar no exercício de 2026, após a comprovação de cumprimento das exigências constitucionais relacionadas à transparência e rastreabilidade.
O prazo para preenchimento do referido formulário, é até o dia 25 de fevereiro de 2026, ou seja, 7 dias úteis, contados do recebimento do ofício. Em caso de dúvidas, o contato pode ser realizado pelo telefone ou WhatsApp (68) 3025-2074.
Abaixo o link do formulário para preenchimento:


Você precisa fazer login para comentar.