Geral
Bocalom assina projetos do abono natalino e reajuste de comissionados

Tião Bocalom: “É uma forma de reconhecer o mérito de quem tem contribuído para economia e administração dos recursos do Município” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou em coletiva na manhã desta terça-feira (20), o encaminhamento dos Projetos de Lei que regulam o abono salarial de R$1.000,00 para funcionários efetivos do quadro da prefeitura, assim como lei que permite reajuste de 20% para cargos comissionados, para aprovação na Câmara de Vereadores.
De acordo com o prefeito, há dez anos não há reajuste para estes trabalhadores e se comparar com as mesmas funções no estado o valor salarial está defasado. Segundo o gestor, essa é uma forma de reconhecer o mérito de quem tem contribuído para uma maior economia e administração dos recursos da prefeitura.
“Esses trabalhadores se dedicam para fazer valer o que tanto falo “vamos cuidar bem do dinheiro público”. Todos ajudaram, desde a pessoa que limpa o chão economizando, assim como quem cuida de combustível e não deixou desviar combustível e quem cuida do outro colega para fazer um bom trabalho. A prefeitura tem hoje mais de R$ 430 milhões na conta, sem parar de investir na cidade e é uma forma de dizer obrigado a essas pessoas.”

Foto: Val Fernandes/Assecom
Sendo aprovado, o reajuste salarial para cargos comissionados passa a vigorar a partir do dia 01 de janeiro de 2023.
Jonathan Santiago, secretário municipal de Gestão Administrativa, esclarece que o abono é direcionado para servidores efetivos da administração direta e indireta, bem como temporários que possuem vínculo direto com o município. Ele explica ainda o motivo de terceirizados estarem impedidos de receber o abono.
Jonathan, explicou que embora os terceirizados trabalhem no município, são contratados por empresas a qual esta empresa mantém o vínculo com o município.
“Juridicamente nós não podemos conceder este abono, que é recurso próprio do município para pessoas que não fazem parte do quadro, ou não prestam serviço direto para o município.”
Comentários
Geral
Quatro vítimas de chacina em Porto Velho são da mesma família
Comentários
Geral
Justiça do Acre mantém condenação de integrantes da “Tropa do Mantém” por roubo de caminhonetes e sequestro
Sete criminosos foram sentenciados a mais de 120 anos de prisão; quadrilha agia em Rio Branco e tinha conexões com outros estados, incluindo a Bolívia.

Foto: Reprodução/TV 5
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) confirmou a condenação de sete integrantes da quadrilha conhecida como “Tropa do Mantém”, especializada em roubos de caminhonetes na capital Rio Branco e com atuação interestadual. Os criminosos, condenados a mais de 120 anos de prisão, tiveram o recurso de defesa negado por unanimidade.
O caso remonta a 14 de dezembro de 2022, quando a quadrilha invadiu uma residência no bairro Cadeia Velha, rendendo quatro membros de uma família. Além de joias, dinheiro e celulares, os criminosos levaram dois veículos: um HB20 e uma caminhonete Hilux. As vítimas foram mantidas reféns por quase quatro horas em uma área de mata na estrada de Porto Acre, sendo libertadas somente após a Hilux ser levada para a Bolívia.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões da Polícia Civil, resultaram na prisão e condenação de Juan Carlos Souza da Silva, Kennedy Ronaldo de Souza Moreira, José Paulo Germana Ferreira, Diego Silva Santos da Luz, Marco Nascimento de Freitas, Izaquiel Martins de Souza e Hudson de Belo Braga. Cada um foi sentenciado a 16 anos e 26 dias de prisão.
A defesa dos réus tentou reverter a decisão, alegando falta de provas, mas o recurso foi rejeitado. O desembargador Elcio Mendes, relator do processo, afirmou que as evidências apresentadas confirmam a participação dos acusados nos crimes, não havendo motivos para anular a sentença.
Comentários
Geral
Adolescente de 16 anos é morto na frente da namorada no bairro Taquari

Foto: Davi Sahid/ ac24horas
José Ribeiro da Silva, de 16 anos, foi agredido e morto com um golpe de faca em via pública na noite desta segunda-feira (3), na Rua do Passeio, no bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo informações da Polícia, José estava com sua namorada, identificada como Juliane, em frente a uma residência quando dois criminosos não identificados se aproximaram em uma motocicleta, pararam e começaram a agredi-lo com golpes de capacete. Em seguida, um dos agressores, insatisfeito, sacou uma faca e desferiu um golpe na lateral esquerda do abdômen da vítima. Após a ação, os criminosos fugiram.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, e tanto uma ambulância básica quanto uma de suporte avançado foram enviadas ao local. José recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu ao ferimento e morreu dentro da viatura do SAMU.
O corpo de Ribeiro foi levado pela própria ambulância do SAMU ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavericos.
A área foi isolada por Policiais Militares do 2° Batalhão para a realização da perícia criminal. Em seguida, os Policiais colheram informações e realizaram patrulhamento na região em busca dos criminosos, mas eles não foram encontrados.
O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, ficará sob a responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Você precisa fazer login para comentar.