Acre
Bispo do Acre participa de encontro com o Papa Francisco: “Pediu para não abandonar os pobres”
O bispo do Acre, Dom Joaquin Pertiñez, da Diocese de Rio Branco, está com o papa Francisco, em Roma, durante a visita ad Limina Apostolorum. Além do representante do Acre, bispos do Amazonas, Roraima e Rondônia participam da programação até sexta-feira (24).
A visita ad Limina Apostolorum é um ocasião especial, na qual os bispos vão ao Vaticano prestar contas sobre o trabalho pastoral realizado em suas dioceses. “É um momento único para a vida de um bispo e de uma Diocese, pois é o momento de manifestar e vivenciar a união com o Primado de Pedro”, comentou Dom Joaquin.
Na programação, os religiosos visitam o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e se reúnem com a cúpula da Igreja Católica para discutir os rumos das igrejas locais. “Hoje, para iniciar a visita, tivemos a alegria e a emoção de celebrar a eucaristia junto ao túmulo de São Pedro, celebrando a fé em unidade e comunhão com toda a Igreja, manifestada em Pedro, pedra fundamental da nossa Igreja”, disse o bispo do Acre.
Após o momento no túmulo de São Pedro, os bispos foram recebidos pelo papa Francisco. “Foi outro momento ímpar, pela acolhida, simplicidade e emoção de estar ao lado do sucessor de Pedro, com plena liberdade para falar, escutar e receber os conselhos daquele que é o nosso pai na fé, que tenta nos animar e encorajar aos que estamos em outros lugares da vinha do Senhor”, registrou Dom Joaquin.
“Ele nos aconselhou a continuar sendo pastores com cheiro de ovelha, de estar junto ao povo que sofre, de não abandonar os pobres, migrantes e estar ao lado de todos os que precisam de uma presença materna da Igreja. Agradeceu por estarmos nas periferias do Brasil e de tantas situações difíceis”, finalizou o bispo.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.