Conecte-se conosco

Brasil

Biografia do ex-governador Orleir Cameli será lançada em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A noite autógrafos será neste sábado, 27, às 19h30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, e contará com uma exposição de fotos, condecorações e objetos pessoais representativos da vida do personagem biografado

Livro terá noite de autógrafos neste sábado, 27, às 19h30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

Uma história de dedicação e de amor. É assim que é possível descrever a relação entre a ex-primeira-dama Beatriz Cameli, com o seu falecido marido, o empresário, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre, Orleir Cameli. Durante anos, dona Beatriz colecionou retratos, documentos, medalhas, diplomas, recortes de jornais e, posteriormente, depoimentos de quem conviveu com Orleir.

O resultado é o livro “Orleir Cameli – Um homem à frente de seu tempo”. A autora dedicou-se por mais de dez anos para oferecer aos leitores um relato completo sobre a vida empresarial, política e familiar de Cameli, que faleceu em 2013.

A noite autógrafos será neste sábado, 27, às 19h30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, e contará com uma exposição de fotos, condecorações e objetos pessoais representativos da vida do personagem biografado. Deverão participar do evento diversas personalidades da política, como o governador Gladson Camelí, sobrinho de Orleir, e da vida empresarial do Acre.

Dona Beatriz revela seus propósitos ao escrever a biografia

“O que me motivou foi colocar em palavras escritas a integridade, a coragem e a maneira como o Orleir levou a vida empresarial, política e familiar, todas as suas ações que eu observava no dia a dia. Então pensei que isso teria que entrar para a história”, conta a autora.

Outro aspecto abordado no livro é  a defesa do ex-governador e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, que, segundo dona Beatriz, recebeu muitas acusações injustas.

“Quis fazer justiça a um homem que lutou pelos seus sonhos. Muitas vezes os seus desafetos quiseram derrubá-lo. Então nesse livro eu conto a verdade, com a narração de fatos ocorridos durante os seus quatro anos à frente do governo do Acre. Inventaram histórias sobre ele ter diversos CPFs e que possuía um avião. Isso nunca foi provado e essa biografia faz a defesa da memória de um homem que dedicou a vida ao seu povo”, conta.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Bolsonaro recebe visita médica após "azia constante", diz Carlos

Publicado

em

Jair Bolsonaro em frente à sua residência. Brasília (DF), 03/09/25

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou que o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), recebeu visita médica neste domingo (11/1) na Superintendência da Polícia Federal (PF) após o quadro de soluços que vem enfrentando evoluir para “azia constante”.

De acordo com o filho “02” do ex-mandatário, a condição o impede de se alimentar adequadamente e de dormir.

Carlos também relatou que Bolsonaro sofre de “grave abalo psicológico”, que é perceptível pelo isolamento na cela onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

“O médico do meu pai foi chamado hoje, domingo, 11 de janeiro de 2026, à prisão, após sermos informados de que suas crises persistentes de soluços evoluíram para um quadro de azia constante, o que o impede de se alimentar adequadamente e de dormir. É perceptível, ainda, o grave abalo psicológico que sofre, agravado pelo fato de permanecer sozinho na solitária”, publicou Carlos no X.

Segundo o ex-parlamentar, neste final de semana a defesa de Bolsonaro protocolou, mais uma vez, um pedido de prisão domiciliar humanitária no Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação ainda não foi analisada.

Entre 24 de dezembro e o 1º de janeiro, Bolsonaro esteve internado no hospital DF Star em Brasília, onde passou por uma cirurgia para tratar uma herniorrafia inguinal bilateral e três procedimentos para bloquear o nervo frênico e conter crises de soluço.

Na última quarta-feira (7/1), ele deixou novamente a Superintendência da PF para realizar exames após sofrer uma queda em sua cela. Foi constatado um traumatismo craniano leve.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Em busca de força política, Flávio repete tática de Bolsonaro em 2018

Publicado

em

Jair e Flávio Bolsonaro

Reprodução/Redes sociais

Em busca de força política, o senador e pré-candidato à Presidência da RepúblicaFlávio Bolsonaro (PL-RJ) tenta repetir táticas de campanha de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018, para ganhar musculatura entre eleitores e, principalmente, o apoio de políticos do Centrão.

No último mês, durante uma série de encontros com empresários e representantes do mercado financeiro, o filho mais velho do ex-presidente afirmou que pretende anunciar, durante a campanha, nomes que indicará para assumir ministérios caso ganhe. Ele ainda afirmou que pensa em nomes na mesma linha do ex-ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, para ocupar a Fazenda.


O que deu certo na campanha de 2018

  • A estratégia de adiantar nomes da equipe foi usada por Bolsonaro quando concorreu ao Planalto em 2018. Durante o período de campanha, o líder de direita revelou que Paulo Guedes seria ministro da Economia em seu governo caso fosse eleito para ocupar o cargo mais alto do Executivo;
  • À época, a “pré-indicação” foi vista como um aceno ao mercado financeiro, que também resistia a Bolsonaro;
  • Bolsonaro se elegeu e indicou o economista para ser ministro da Economia.

Flávio também revelou recentemente que pensa em indicar seu irmão, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para assumir o Ministério das Relações Exteriores (MRE) caso seja eleito. A atitude foi vista como precipitada no campo político.

Apesar de ter dado certo para Bolsonaro em 2018, a estratégia reciclada por Flávio é vista como arriscada em 2026, visto que alguns nomes defendidos por Flávio são preteridos por caciques do Centrão e por representantes do mercado financeiro.

Indicado por Bolsonaro, o parlamentar ainda enfrenta resistência do Centrão ao seu nome. Nos bastidores, o grupo comandado por PSD, PP, União e Republicanos ainda sonha com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no palanque.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tornado atinge região metropolitana de Curitiba e assusta moradores

Publicado

em

tornado são josé dos pinhais

Reprodução/Redes sociais

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou um tornado, na tarde deste sábado (10/1), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). O fenômeno atingiu o bairro Guatupê. Assista:

De acordo com o serviço, a classificação do fenômeno ainda depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana.

“A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, completou o Simepar em comunicado.

Diversos vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram o momento da formação do fenômeno, que deixou casas destelhadas no município. Moradores também registraram imagens impressionantes de uma nuvem em funil.

O tornado ainda provocou a queda de árvores. Autoridades trabalham fazendo o levantamento dos danos e das áreas atingidas. Até o momento, já foram registradas pela Defesa Civil, em Curitiba, pelo menos 57 quedas de árvores e galhos.

Segundo as informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), 10 mil casas estão sem energia em São José dos Pinhais.

Toda a região leste do Paraná, incluindo a área de Curitiba, foi atingida por fortes temporais no final da tarde deste sábado, com ventos que chegaram a cerca de 70 km/h, de acordo com a Defesa Civil.

As atividades culturais do Verão Paraná, que ocorrem nas praias, foram canceladas devido às condições climáticas.

Tornado deixa 6 mortos

Em novembro do ano passado, a passagem de um tornado causou destruição e mortes em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. De acordo com a Defesa Civil, a.

O governado Ratinho Júnior (PSD) afirmou, nesta noite, que o tornado foi classificado como de nível 3, com ventos que podem chegar a mais de 250 km/h.

O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa.

Segundo o chefe do Núcleo Regional da Defesa Civil Estadual, mais da metade do município foi afetada, com danos estruturais severos em residências e prédios públicos.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo