Acre
Betinho comemora a chegada de motoniveladora pelas ruas de Assis Brasil

Prefeito Humberto recebeu a máquina com muita alegria e quis compratilhar com o moradores – Foto: Assessoria
Da redação
O prefeito da cidade de Assis Brasil, Humberto Filho (Betinho), recebeu com festa nesta semana, a chegada da primeira máquina motoniveladora de sua gestão, A entrega oficial do equipamento ocorrido na semana passada, é parte de um pacote de benefícios feitos pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Em tempo, Betinho já vinha tentando adquirir equipamentos para o Município desde que assumiu em janeiro desde ano, recebeu uma prefeitura sucateada quase sem nenhum maquinário disponível para poder trabalhar, além da inadimplência administrativa.
Com esse equipamento, Humberto disse que irá ajudar muito na melhoria dos ramais do Município, além de ajudar os pequenos produtores na zona rural, podendo escoar seus plantios e abastecer os mercados da cidade gerando renda para muitos.
Além do escoamento, também irá ajudar o transporte particular e dos alunos que praticamente vinham sofrendo a quase uma década, principalmente no período de chuva, quando os ramais ficavam quase intrafegável para qualquer tipo de veículo.
“Queremos acabar com essa lembrança de quase abandono, vamos poder trabalhar mais tranquilos com aquisição desse equipamento ao patrimônio local. Quero mostrar aos munícipes de Assis Brasil que já estamos colhendo frutos da luta de sair da inadimplência”, disse o prefeito.
Muitos moradores foram para frente de suas casas, comércios e trabalhos para ver a chegada da motoniveladora. “Estamos vendo que o prefeito está empenhado para poder trabalhar em nosso favor, espero que possa receber rápido a melhoria do meu ramal e poder transitar a qualquer dia, chovendo ou não”, finalizou Seu Zé Maria, morador da zona rural.
Matéria relacionada:
Prefeito Betinho comemora aquisição de motoniveladora para Assis Brasil
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale










Você precisa fazer login para comentar.