Acre
Bebeu demais na virada do ano? Saiba como curar a ressaca
Aproveitou demais o último dia do ano, passou da conta na bebida alcoólica e acordou em 2013 com uma grande ressaca? Não se preocupe. Há uma série de dicas que acabam com alguns mitos e traz receitas para encarar o dia seguinte com a cabeça erguida.
Pessoas com ressaca sentem sintomas que podem destruir com o dia de qualquer um. As consequência de uma noite anterior bem agitada vão de dores de cabeça e dificuldades de se concentrar até os vômitos sem fim.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição Estética do Brasil, a principal dica é fazer uma desintoxicação alimentar, que eliminará o excesso de álcool no organismo. Confira:
Frutas e sucos é uma boa pedida para ajudar a curar a ressaca (Foto: Ilustração)1. Aumente a ingestão de líquidos: beba bastante água, suco de frutas e chás para ajudar a eliminar as substâncias tóxicas com a urina. Aproveite para experimentar o suco desintoxicante, preparado com rúcula ou couve, gengibre, água de côco e laranja. Bata tudo no liquidificador com adoçante Servia, adicione umas pedras de gelo e tome assim que acordar. (não esqueça de coar o suco). Outra dica é o chá de Capim Santo, que por ser diurético, ajuda na eliminação de toxinas;
2. Opte por uma alimentação mais leve durante o dia pós-bebedeira: como seu organismo já está bastante debilitado com a agitação da noite anterior, e ainda se recuperando da quantidade de álcool que você ingeriu, se controle na alimentação. Fracione as refeições, priorize as frutas, evite gorduras, conservados e enlatados e coma bastante alimentos ricos em fibras;
3. Para uma desintoxicação mais radical, a dieta detoxi: Uma semana de eliminação de toxinas, onde você, além de colocar para fora todas as substâncias malignas, pode perde de 2kg a 8kg. Neste protocolo alimentar de uma semana de duração, você tem que cortar tudo o que contém cafeína, glúten e lactose. Desta forma, o intestino funcionará melhor e o organismo volta à ativa. Esta é a dica certa para você que detonou na virada do ano.

MITOS
Agora que você já sabe exatamente o que fazer quando os sintomas da ressaca invadem seu corpo, saiba alguns mitos que caem na boca do povo na hora de arranjar qualquer método eficaz de expulsar o mal estar:
1. Tomar uma garrafa de Gatorade: Mentira. O gatorade não ajudar a aliviar os sintomas, pois tem muito sódio em sua composição e retém ainda mais líquido no organismo;
2. Um copo de Coca-cola bem gelada: a quantidade de sódio e açúcar presente no refrigerante é ainda pior, e só traz uma sensação de melhora ilusória. “O excesso de açúcar vai fermentar mais ainda dentro do organismo, e depois que a sensação de alívio passa, você se sente pior”, comenta a nutricionista;
3. Para curar uma ressaca, só bebendo mais: Mentira. Quando você bebe muito álcool, seu fígado trabalha mais e tem que compensar essa quantidade exagerada, causando um desequilíbrio hepático algumas horas depois. Bebendo mais, você pode até se sentir melhor, pois o álcool no sangue vai ser manter no mesmo nível. Mas, quando parar, o baque vai ser maior ainda e ainda corre o risco de seu organismo ficar viciado;
4. Beber água junto com a bebida alcoólica reduz o risco da ressaca: Verdade. O álcool desidrata o organismo e bebendo água antes, durante e depois da bebedeira vai livrar seu organismo das substâncias tóxicas, principais causadoras da dor de cabeça. Para retardar ainda mais a absorção de álcool, alie a bebida com um tira gosto leve, assim como o queijo branco e a carne magra;
5. Tomar um longo banho pode ajudar a acabar com a ressaca: Mentira. O banho só vai fazer com que seu corpo relaxe um pouco e o choque de temperaturas – quando a água é fria – acorda o organismo. Mas, mesmo depois do banho revigorante, você continuará com os resquícios de álcool no organismo e os sintomas da ressaca não desaparecerão.
*Com sites de notícias
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.