Acre
Bebê de mulher com Covid que nasceu em parto de emergência no AC recebe alta e tem anticorpos contra a doença
Michele da Silva segue internada na UTI do Hospital do Juruá. Lucas Arthur recebeu alta há uma semana e a mãe o vê por videochamada.
Entre os significados do nome Lucas, está “iluminado” e parece ser uma boa característica para o pequeno Lucas Arthur Lima, que com menos de 20 dias de vida já enfrenta uma longa batalha. Mesmo pequeno e indefeso, o bebê ainda não pôde sentir o colo quentinho da mãe, Michele da Silva, de 32 anos.
enquanto sua mãe estava entubada devido à Covid. Veio ao mundo com 34 semanas de gestação, o que corresponde a quase 7 meses, pesando 2,160 gramas e medindo 44 centímetros. Ao nascer, ele teve uma parada cardíaca e foi reanimado.
Uma longa batalha para poucos dias de vida. Mas, agora o cenário começa a mudar para o pequeno. É que na última segunda-feira (17), ele recebeu alta e pôde ir para casa. Além disso, depois de três testes, foi constatado que ele não nasceu com Covid, mas desenvolveu anticorpos contra a doença.
Apesar de já estar em casa, Lucas ainda aguarda o retorno da mãe, que segue internada na UTI Covid do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ela deu entrada no hospital no dia 1º de janeiro e desde então tem lutado pela vida dela e de Lucas.
Ela passou 16 dias inconsciente, mas esta semana foi extubada e conseguiu conhecer o filho por uma videochamada.
O marido dela, o agricultor Alexandre Lima, de 27 anos, contou que no boletim médico dela, atualizado nesse domingo (22), o estado de saúde dela melhorou em 50%. Ele conta que o pequeno Lucas é o mais novo de três filhos, de seis e quatro anos, e conta que tem contado com o apoio da mãe para dar conta dos meninos sem a companheira ao lado.
“Ela já está bem melhor. Esta semana mandamos áudio fortalecendo ela e conheceu o bebê por videochamada. Depois que ela passou a vê-lo melhorou bastante, segundo os médicos passaram pra gente. Eu ainda não consegui ver ela assim, mas a equipe médica faz as chamas e minha mãe mostra o Lucas por vídeo e manda fotos”, conta.
Para que a mãe pudesse cuidar do recém-nascido, Lima contou que foi para a casa, que fica no Seringal Profeta, perto de Rodrigues Alves, e levou os dois filhos mais velhos e um sobrinho. Ele conta que não tem sido fácil a vida longe da mulher, mas que tem feito o máximo para poupar os filhos.
“A bolsa com as coisas dela eu ainda não trouxe para casa para os meninos não ficarem chorosos e perguntando. Deixei o Lucas com minha mãe, que ela cuida muito bem, e aí vou visitar e também deposito dinheiro para as coisas que ele precisa. Os médicos ainda não falam em dia de alta, mas espero que no dia que eu trouxer a bolsa com as coisas dela, eu volte completo para casa, se Deus quiser”, diz emocionado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/y/P/jNoNVWRRenwPf07sdfCA/whatsapp-image-2022-01-22-at-17.10.11-1-.jpeg)
Bebê está morando com a avó paterna — Foto: Arquivo pessoal
Internação
Antes de ser diagnosticada com Covid, Michele tinha passado por algumas unidades de saúde porque estava com infecção urinária. Como estava grávida, no hospital de Rodrigues Alves, ela foi orientada a buscar atendimento na Maternidade de Cruzeiro do Sul.
Passou alguns dias na maternidade e quando teve alta do hospital, após alguns dias, passou mal e testou positivo para a doença. O marido acredita que ela tenha sido infectada durante esses atendimentos, porque na zona rural onde moram as casas são afastadas e, segundo ele, Michele se cuidava bastante devido estar grávida.
Ela também já tinha tomado duas doses da vacina quando se infectou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/3/ANWgyzRrynX82J5MgSrQ/p.png)
Parto ocorreu enquanto mã estava intubada da Covid — Foto: Arquivo pessoal
Parto de emergência
A mãe chegou ao Hospital do Juruá dias antes do parto e com agravamento do quadro foi levada para a UTI. Nas ultrassonografias de controle, ela estava com diminuição do líquido amniótico e o bebê estava iniciando um quadro de sofrimento fetal, segundo informou o pediatra que acompanhou o menino, Rondney Brito.
Logo após o nascimento, o bebê foi transferido para a UTI da maternidade, onde inicialmente foi intubado. Como a cesariana foi feita com a mãe em quadro de Covid, o bebê ficou em isolamento. Doze dias depois e com três testes negativos para Covid, o bebê recebeu alta, onde aguarda a alta da mãe na casa da avó.
Comentários
Acre
Prefeito Carlinho do Pelado cumpre agendas em Rio Branco em prol do esporte e meio ambiente em Brasiléia
Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento do esporte e à preservação ambiental, o prefeito de Brasiléia, Carlinho do Pelado (PP), cumpriu nesta terça-feira (15) duas agendas importantes em Rio Branco, buscando avanços para o município.
Durante encontro com o secretário estadual de Esporte, Ney Amorim, foram discutidas parcerias estratégicas para impulsionar projetos esportivos locais, apoiar campeonatos e incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens de Brasiléia.
Em seguida, o gestor se reuniu com a superintendente do IBAMA no Acre, Melissa de Oliveira Machado, acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves, e do secretário de Obras, Josué Oliveira. O encontro teve como foco ações conjuntas para preservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região do Alto Acre.
“Estamos firmes, trabalhando por uma Brasiléia mais forte, mais verde e mais saudável. Essas parcerias são fundamentais para garantir resultados concretos para nossa população”, afirmou o prefeito.
As agendas reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população, aliando desenvolvimento urbano, responsabilidade ambiental e incentivo à cidadania por meio do esporte.
Comentários
Acre
Jogador acreano Pedro Henrique visita família e amigos em Epitaciolândia antes de retornar ao Vietnã
Profissional do Thể Công – Viettel marcou presença em jogo amistoso e goleou amigos por 7×3 antes de voltar ao futebol asiático

O Viettel Football Club é um clube de futebol com sede em Hanói no Vietnã. A equipe disputa o Campeonato Vietnamita de Futebol, Pedro está de ferias em Epitaciolândia/Acre. Foto: captada
O atacante acreano Pedro Henrique, que atua pelo Thể Công – Viettel, no Vietnã, aproveitou suas férias para revisitar suas raízes em Epitaciolândia. O jogador, que cresceu na região com o sonho de se tornar atleta profissional, reuniu-se com familiares, amigos e antigos companheiros de pelada durante sua passagem pela fronteira do Acre.
Nesta terça-feira (15), Pedro Henrique participou de um jogo organizado pelo seu amigo e admirador Tinha, jogador da seleção de Master de Brasiléia e Epitaciolândia em um amistoso no estádio municipal de Brasiléia, Pedro Henrique liderou sua equipe a uma goleada de 7×3. Conhecido por seu espírito competitivo, o atacante não deixou a descontração atrapalhar sua vontade de vencer.
Sua volta ao Vietnã está marcada para esta quarta-feira (16), quando embarcará com a esposa e o filho para se reintegrar ao elenco antes do retorno aos treinos na próxima sexta-feira.

Brasileiro, Natural de Rio Branco, Acre, onde sua família reside no município de Epitaciolândia, 240 km da capital Rio Branco. Pedro Henrique hoje tem 28 anos. foto: captada
Jogador do meio de campo, como também atacante, Pedro Henrique, ex-Adesg, estreou no Viettel em março de 2024, do Vietnã, com assistência e gol na vitória diante Cong Na no clássico local.
Um dos principais jogadores do futebol acreano na temporada de 2023, Pedro Henrique foi contratado pela Adesg e fez somente uma partida na temporada de 2024 antes de ser transferido para o futebol vietnamita, para a liga ‘V.League’ que é considerada a melhor liga de futebol do Sudeste Asiático e está entre as 50 melhores ligas do mundo em qualidade, atendimento e profissionalismo.
“As condições financeiras oferecidas para o Pedro foram completamente fora da nossa realidade e a transferência era inevitável. Tínhamos um acordo encaminhado com futebol da Malásia, mas a proposta do Viettel foi melhor”, explicou seu representante que salientou que as boas atuações de Pedro Henrique elevaram seus espetáculos futebolístico a níveis espetaculares no Vietnã.
Mercado aberto
Segundo Kinho Brito, as boas atuações do Pedro podem abrir ainda mais o mercado asiático para o futebol acreano.
“Nossos atletas estão sendo sempre observados. Esse é um mercado importante financeiramente falando”, afirmou Kinho.

O atacante acreano Pedro Henrique, que atua pelo Thể Công – Viettel, no Vietnã, aproveitou suas férias para revisitar suas raízes em Epitaciolândia. Foto: captada
Brasileiro, Natural de Rio Branco, Acre, onde sua família reside no município de Epitaciolândia, 240 km da capital Rio Branco. Pedro Henrique hoje tem 28 anos (2 de fevereiro de 1997), 182 cm de altura e joga pelo Thể Công – Viettel onde hoje e o principal jogador ao qual veste a camisa 10 do Viettel.
O Viettel Football Club é um clube de futebol com sede em Hanói no Vietnã. A equipe disputa o Campeonato Vietnamita de Futebol.

Um dos principais jogadores do futebol acreano na temporada de 2023, Pedro Henrique foi contratado pela Adesg e fez somente uma partida na temporada de 2024. Foto: captada
Em março de 2024, Henrique assinou com o time vietnamita The Cong-Viettel . Em sua estreia pelo clube, ele marcou o único gol do jogo para ajudar seu time a derrotar o rival Hanoi Police , avançando assim para as quartas de final da Copa do Vietnã de 2023–24 .
Títulos da equipe Thể Công – Viettel
Campeonato Vietnamita: 1955, 1956, 1958, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979, 1981–82, 1982–83, 1987–88, 1990–91, 1998–99 e 2020
V. League 2 (segunda divisão): 2007 e 2018
Second League (terceira divisão): 2015
Third League (quarta divisão): 2008
Supercopa do Vietnã: 1999
Veja vídeo entrevista com Timba e Pedro Henrique:
O atacante Pedro Henrique, ex-Adesg, estreou no Viettel, do Vietnã, em março de 2024, com assistência e gol na vitória por 3 a 0 diante Cong Na no clássico local, veja dados do acreano de Epitaciolândia.
Comentários
Acre
Polícia Civil apreende caminhonete usada por “Agroboy” em crime contra servidora do TJ
A Polícia Civil do Acre apreendeu na tarde desta terça-feira (15) a caminhonete utilizada por Diego Luiz Gois Passos, conhecido como “Agroboy”, no atropelamento que resultou na morte da assessora jurídica do Tribunal de Justiça, Juliana Marçal.
O veículo, uma Toyota Hilux, foi localizado em uma propriedade no Ramal do Brigadeiro, região da Vila Acre, em Rio Branco. De acordo com as autoridades, a caminhonete foi periciada no local por agentes do Instituto de Criminalística.
Durante a análise técnica, os peritos encontraram uma pistola escondida nas ferragens dianteiras do veículo, o que levantou novas suspeitas sobre a tentativa de ocultação de provas por parte do acusado.
A apreensão da caminhonete representa um avanço importante nas investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Diego Passos teve a prisão temporária decretada no último dia 22 de junho e se apresentou ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) nesta terça-feira, segundo informou sua defesa.
A polícia agora deve aprofundar as apurações sobre os elementos encontrados no veículo e sua relação com o crime.
Você precisa fazer login para comentar.