Conecte-se conosco

Acre

Bate boca entre vereadores de oposição esquentou na ultima sessão ordinária

Publicado

em

Assessoria CMB

Sessão na Câmara da cidade de Brasiléia foi agitada entre os vereadores - Foto: oaltoacre/arquivo

Sessão na Câmara da cidade de Brasiléia foi agitada entre os vereadores – Foto: oaltoacre/arquivo

A sessão que aconteceu nessa ultima terça-feira (5),  Contou com a presença de 10 parlamentares e uma grande plateia. A mesma foi presidida pela vice-presidente da Câmara, a vereadora Tereza Xavier (PT). O presidente, vereador Mário Jorge (PSB), estava participando de um seminário do Tribunal de Contas do Acre na Capital.

Os trabalhos dos edis começaram por volta das 08:30, onde nove vereadores usou a tribuna, com exceção do vereador marquinhos. Era pra ter sido uma sessão pacífica, mas se tornou-se uma sessão conturbada.

Vereador Banadito "Bil", do PMDB - Foto: Assessoria

Vereador Banadito “Bil”, do PMDB – Foto: Assessoria

O vereador Bil (PMDB), foi primeiro a usar a tribuna no grande expediente, fazendo suas indicações. Pediu que a secretaria de obras fizesse reparos na Rua Praia Linda, e que a Câmara envie documento para resolver a situação dos bancos, pois os clientes estão insatisfeito com o atendimento e o espaço físico.

Solicitou que a secretaria de obras faça limpeza na quadra Dona Ica e pediu reparos da rua 5 de Dezembro no entorno da quadra. Voltou a falar da situação da avenida Manoel Marinho Montes. O vereador disse ainda que em visita a Escola Socorro Frota, presenciou a situação de bueiros estourados e o mal cheiro de fezes.

Solicitou  melhorias no Ramal do Porto Carlos na ladeira do km 11 e 12. Finalizou seu pronunciamento parabenizando o Governo do Estado pelos recursos que serão disponibilizado ao município de Brasiléia.

Vereador Carlinho do Pelado, do PSB - Foto: Assessoria

Vereador Carlinho do Pelado, do PSB – Foto: Assessoria

O vereador Carlinhos do Pelado (PSB), deu inicio a seu pronunciamento pedindo que a prefeitura em parceria com a Secretaria de Obras, faça reparos no km 18, solicitou que desobstrua um bueiro na Avenida Rui Lino próximo a Unopar, pois o mesmo acumula muita agua.

Pediu que o Governo do Estado junto com o Depasa, faça melhorias na rua Gorete Castro e que a Prefeitura envie informação de quanto o Município arrecada de ISS. O vereador pediu que a prefeitura informe em qual situação esta a o projeto de duplicação da avenida Doutor Manoel Marinho Montes.

Colocou que a prefeitura crie no município o “BRTRANS” um órgão que fiscaliza a manutenção das ruas e de placas. Reivindicou a Prefeitura que seja feito um paliativo no ramal Santa Luzia e Arraial dos Burros, falou da necessidade de um box da PM na comunidade do km 26 e dos circulares para transporte de pessoas.

Vereadora Erizete Lima, do PT - Foto: Assessoria

Vereadora Erizete Lima, do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Erizete Lima (PT), iniciou prestando uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher aproveitou seu tempo na tribuna para ler uma linda mensagem de amor e carinho. Comentou da emenda do projeto dos motos taxi, criticou as condições dos ramais e mais uma vez pediu que fosse dada melhorias dos que transportam alunos, pois eles ficam numa situação difícil para ir à escola. Finalizou parabenizando os recursos disponíveis para o município.

Vereadora Fernanda Hassem do PT - Foto: Assessoria

Vereadora Fernanda Hassem do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Fernanda Hassem (PT), falou do Projeto do Plano Diretor e do Código Sanitário para o Município. Falou do investimento de 145 milhões de reais para Brasiléia e cobrou as proposta de ações de 2013 da prefeitura.

Outra vez foi colocado à questão do serviço de ultrassonografia e fisioterapia para os postos.

Pediu mais apoio nas quadras de esportes nos bairros, solicitou que a Prefeitura em parceria com os órgãos competentes coloque guardas de transito nas escolas em horário de pico, principalmente na Vitória Salvatierra e Getúlio Vargas. A vereadora concluiu parabenizando o dia internacional da mulher.

Vereador Ivonaldo, do PRP - Foto: Assessoria

Vereador Ivonaldo, do PRP – Foto: Assessoria

O vereador Ivonaldo (PRP), usou seus 15 minutos falando da situação da ponte e no pequeno reparo que foi feito no hospital de Brasiléia, que precisa ser feito. Falou que a prefeitura já esta solucionando a situação da Escola Socorro frota na questão do mau cheiro causado pelos bueiros.

Pediu que a prefeitura em parceria com o Depasa, tome providencia na limpeza de esgotos, que secretaria de obras faça a manutenção do ramal do km 38 até a beira do Rio Acre, pois os alunos tem dificuldade de ir para escola, solicitou que a prefeitura em parceria com a oi empresa de telefonia esteja  viabilizando telefonia e internet no ramal do polo, pediu que a Seaprof envie o calendário de estoca deste ano, concluiu deixando a preocupação das condições salarias do ACSs.

Vereador Joelso Ponte, do PP - Foto: Assessoria

Vereador Joelso Ponte, do PP – Foto: Assessoria

O vereador Joelso Pontes (PP) deu inicio ao seu pronunciamento falando do piso salarial dos ACS, em seguida pediu que a prefeitura através da secretaria de saúde viabilize um agente de saúde para o assentamento porto Carlos no km 65, solicitou melhorias e iluminação nos bairros principalmente na praça da sumaúma  próximo as mangueiras. Falou dos problemas na telefonia e que seja feita a manutenção dos orelhões principalmente o do km 52,Pois muitos estão com problemas, e que seja colocado um orelhão no km 60. Pediu a manutenção da Rua Enestino Amaral, falou da preocupação com a ambulância do município, pediu que seja feito uma reunião com os órgãos de produção para uma debate para melhorias dos produtores, finalizou parabenizando o dia da mulher.

Vereador Marivaldo, do PMDB - Foto: Assessoria

Vereador Marivaldo, do PMDB – Foto: Assessoria

O vereador Marivaldo do (PMDB) iniciou falando dos problemas que vem acontecendo com relação aos esgotos próximo a escola Socorro Frota e disse que o tatuzão já esta na cidade para realizar os problemas de esgotos.

O vereador falou do plano de ação que já esta sendo elaborado pela Prefeitura, se pronunciou a respeito da Avenida Manoel Marinho Montes. Pediu  fiscalização a respeito dos livros achado no lixo da escola KJK e reivindicou que a prefeitura coloque luz nos box, localizados atrás do mercado.

Vereador Rosildo, do PT - Foto: Assessoria

Vereador Rosildo, do PT – Foto: Assessoria

O vereador Rosildo (PT) falou a respeito da Semana da Mulher e das condições do piso salarial dos ACS. O vereador falou também da Feira do Peixe que será realizado no Município. Deu inicio a suas indicações pedindo uma comissão para fiscalizar os recursos da Prefeitura e mais uma vez pediu ao Poder Público uma campanha de conscientização do motorista de caminhão, segundo o representante municipal, os profissionais levam combustível em meio de alimento juntamente com crianças, etc.

Por sua vez, falou das condições dos ramais que transporta alunos e pediu um plano estratégico para o comércio de Brasiléia, concluiu pedindo que seja criado a Secretaria da Mulher no Município de Brasiléia.

Vereadora Tereza Xavier, do PT - Foto: Assessoria

Vereadora Tereza Xavier, do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Tereza Xavier (PT),  que estava como Presidente da Câmara na ausência do presidente Mário Jorge, se pronunciou prestando Homenagem ao Dia da Mulher, em seguida pediu que crie um Projeto de Lei que beneficie os idosos no transporte de caminhão, falou da transparência que trará a suspenção do Decreto com relação as licitações, cobrou da Prefeitura que apresente documentos para os vereadores.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Imagem inédita mostra últimos dias de Mestre Irineu Serra antes da morte em junho de 1971

Publicado

em

Fotografia rara de 1971 foi restaurada e revela trajeto do líder espiritual rumo ao Alto Santo dias antes de falecer

Uma fotografia inédita de Raimundo Irineu Serra (1892–1971), conhecido como Mestre Irineu ou Juramidã, lança nova luz sobre os últimos dias do líder espiritual. O registro, cuja autoria é desconhecida, foi preservado por décadas em um monóculo com imagem em cromo.

Considerado o último retrato do líder, a imagem foi captada na tarde de 23 de junho de 1971, quando ele seguia para o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal — Alto Santo, onde participaria do hinário de São João. Treze dias depois, ele morreria.

Na ocasião, Mestre Irineu havia saído de casa e passava em frente à residência de sua cunhada, dona Heloísa, responsável por guardar o monóculo que conservou a fotografia ao longo dos anos.

Durante o processo de digitalização, o responsável pela restauração identificou uma inconsistência na orientação original da imagem. Inicialmente mantida conforme o suporte físico, a foto sugeria que o líder subia o terreno. No entanto, relatos e a comparação com outros registros indicaram que o percurso era, na verdade, de descida.

A partir dessa análise, a imagem foi corrigida por meio de inversão horizontal, buscando maior fidelidade à cena original.

No registro, Mestre Irineu aparece apoiado em um bastão, carregando uma toalha branca no braço direito e um charuto entre os dedos. O terno de linho, segundo relatos, era cuidadosamente mantido por sua esposa, Peregrina Gomes Serra, que ainda preserva objetos pessoais do líder, como o bastão e as botas.

A divulgação apresenta tanto a versão original quanto a restaurada, tratada com o auxílio de recursos contemporâneos de inteligência artificial.

O material também reacende o debate sobre a autenticidade de imagens atribuídas ao líder religioso que circulam na internet. Segundo o responsável pela restauração, muitas dessas fotografias são adulteradas ou não correspondem a registros reais de Mestre Irineu.

Jornalista Altino Machado com acesso à última foto do Mestre Irineu Serra, datada em 1971 e faz um relato do retrato derradeiro do fundador da doutrina do Daime. Foto: captada

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com 0,4% do eleitorado, votos do Acre influenciam divisão bilionária entre partidos

Publicado

em

Desempenho nas eleições para deputado federal impacta acesso ao Fundo Partidário e ao Fundo Eleitoral em todo o país

Apesar de representar cerca de 0,4% do eleitorado brasileiro, o Acre exerce influência direta na distribuição de recursos públicos entre partidos políticos em todo o país. O desempenho nas eleições para a Câmara dos Deputados é um dos principais critérios para definir o acesso ao Fundo Partidário e ao Fundo Eleitoral, pilares do financiamento político no Brasil.

Em 2025, o Fundo Partidário somou R$ 1,1 bilhão. Desse total, 95% são distribuídos proporcionalmente aos votos obtidos pelos partidos para deputado federal, enquanto os 5% restantes são divididos igualmente entre as siglas registradas. Nesse cenário, mesmo estados com menor população, como o Acre, contribuem para o resultado nacional das legendas e, consequentemente, para o volume de recursos que recebem.

Desde a reforma eleitoral de 2017, o acesso aos recursos públicos está condicionado à chamada cláusula de desempenho. Para ter direito aos fundos, os partidos precisam alcançar ao menos 3% dos votos válidos em âmbito nacional ou eleger um mínimo de 15 deputados federais.

A regra tem reduzido o número de partidos com acesso ao financiamento público e ampliado a concentração de recursos em siglas maiores. No Acre, o efeito é percebido na maior presença de partidos com estrutura nacional consolidada, enquanto legendas menores enfrentam dificuldades para se manter competitivas.

Com a proibição do financiamento empresarial desde 2015, os recursos públicos passaram a ser a principal fonte de sustento das siglas. O cenário também tem estimulado fusões e federações partidárias como estratégia para garantir acesso ao financiamento e ao tempo de propaganda eleitoral.

Nesse contexto, cada voto registrado no Acre ganha peso adicional ao contribuir diretamente para o cálculo que define a divisão de recursos políticos em todo o Brasil.

Os votos do Acre contribuem para o desempenho nacional das legendas e influenciam o volume de recursos que elas recebem nos anos seguintes. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Morre em Sena Madureira o taxista “Pantico” após suspeita de infarto neste domingo

Publicado

em

Figura conhecida na cidade, Martins teve a morte lamentada por moradores e colegas nas redes sociais

Pantico era bastante conhecido no meio da profissão no estado e na comunidade, especialmente pelo trabalho como taxista. Foto: captada 

Faleceu neste domingo (29), em Sena Madureira, o taxista Martins, conhecido popularmente como “Pantico”. Ele estava internado no hospital do município, onde recebia atendimento médico.

De acordo com informações preliminares, Martins teria sofrido um infarto. Apesar dos esforços da equipe de saúde, ele não resistiu.

A morte gerou comoção entre amigos, colegas de profissão e moradores da cidade. Nas redes sociais, diversas mensagens destacaram a trajetória e a popularidade de Pantico, que era bastante conhecido na comunidade pelo trabalho como taxista.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Comentários

Continue lendo