fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Bandido é baleado na perna ao tentar tomar arma de PM na Capital do Acre

Publicado

em

Militares do Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), que faz parte do Batalhão de Operações Especiais (Bope), eles foram acionados via Copom para atenderem uma ocorrência onde três criminosos estariam em um carro modelo VW/Fox, de cor preto, na Cidade do Povo, tentando cometer roubos na região.

A guarnição foi até ao local e quando chegou na rua Franco Silva, os policiais interceptaram o veículo e deram voz de parada aos bandidos. Um deles era o foragido que havia cortado a tornozeleira eletrônica, Denilson Magalhães, que desobedeceu a ordem, saiu correndo em uma área de mata, na tentativa de fugir de um policial do Giro que estava em uma motocicleta.

Ao tentar alcançar o criminoso, o PM caiu em uma ribanceira na área de mata e o bandido identificado como Denilson Magalhães de Freitas, 25 anos, ao perceber que o militar estava machucado, tentou pegar a arma de fogo do agente do Giro, porém, mesmo lesionado, o militar reagiu e consegui ferir o criminoso com um tiro na perna e em seguida conseguiu prendê-lo. Os outros dois comparsas de Denilson se entregaram ao sair do veículo e também foram presos.

Foi informado que tem registro como foragido da Justiça, foi ferido com um tiro após tentar pegar arma de um policial militar, e os comparsas dele foram presos na manhã deste sábado (23). A ocorrência aconteceu no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básica para prestar os primeiros atendimentos ao bandido. Depois do atendimento, Denilson foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

Os outros dois bandidos comparsas de Denilson foram conduzidos juntamente com o carro à Delegacia de Flagrantes (Defla), para serem tomadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, celebra Dia do Assistente Social e destaca importância da categoria

Publicado

em

Profissionais são fundamentais na garantia de direitos e no fortalecimento da proteção social, afirma Hassem, que também é assistente social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

Nesta quinta-feira (15), a ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, usou suas redes sociais para homenagear os assistentes sociais no dia dedicado à categoria. Hassem, que também é formada na área, destacou o trabalho essencial desses profissionais na promoção de direitos e no apoio às famílias mais vulneráveis do município.

Com atuação em zonas urbanas, rurais e ribeirinhas, os assistentes sociais enfrentam desafios como a distância e as desigualdades estruturais para garantir acesso a serviços socioassistenciais. Hassem, que foi vereadora e prefeita por dois mandatos, ressaltou a importância desses profissionais na construção de políticas públicas.

Com presença ativa nas unidades de atendimentos dos municípios, eles são responsáveis por articular ações que garantem o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e aos seus direitos fundamentais.

A ex-vereadora, Prefeita e Assistente Social, Fernanda Hassem, enfatiza a importância desses profissionais para a política de assistência no município.

“Parabenizo todos os profissionais por sua dedicação diária e pelo trabalho responsável e acolhedor, colaborando para que as famílias tenham acesso aos serviços da rede de Assistência, possibilitando que suas realidades sejam transformadas. Contamos com grandes profissionais que fazem parte da administração por onde passei, os serviços socioassistenciais e a eles expresso minha gratidão,” enfatizou ex-prefeita Hassem.

Neste 15 de maio, ex-prefeita Fernanda Hassem reafirma seu respeito e valorização a esses profissionais que, com sensibilidade, técnica e compromisso social, fazem da assistência um caminho de transformação de vidas pessoas.

Publicações da ex-prefeito de Brasiléia em sua rede social :

Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social é comemorado anualmente em 15 de Maio.

A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Origem do Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

Mensagens para o Dia do Assistente Social

“Protagonista na luta pela consolidação dos direitos e da construção de uma nova sociedade para todos! Profissionais que fazem a história, não apenas no dia 15 de Maio, mas todos os dias do ano! Parabéns pelo seu dia!”

“A nobreza de nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer a sua história, em saber como chegou a esta situação e como é possível construir com ela formas de superação deste quadro. Se reduzirmos a nossa prática a uma questão urgente, a uma questão premente, retiramos dela toda a sua grandeza, pois os deixam de considerar, neste sujeito, a sua dignidade humana”.

Fotos redes sociais/Dia do Assistente Social/Fernanda Hassem:

Comentários

Continue lendo

Acre

MPF/AC revela que apenas 2 frigoríficos no Acre concluíram auditorias ambientais

Publicado

em

Para se ter uma ideia, apenas os frigoríficos Frisacre, Frigorífico São Sebastião, MCL Indústria e Comércio, Frigorífico Modelo e Frigorífico Boi Bom abateram em 2022, um total de 174.650 mil cabeças

JBS e 3 Irmãos respondem por 32% do abate, enquanto 68% vêm de empresas não auditadas

Dados divulgados pelo Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) mostram que, do total de 13 frigoríficos convocados para o segundo ciclo de auditorias ambientais na cadeia pecuária da Amazônia Legal, apenas dois concluíram o processo: JBS e Frigorífico 3 Irmãos. Juntas, essas empresas representam 32% do abate de gado no estado, enquanto os outros 68% correspondem a frigoríficos que não apresentaram resultados das auditorias.

Entre as empresas não auditadas estão nomes como Frisacre, Frigorífico São Sebastião e Boi Bom, que, somente em 2022, abateram 174.650 cabeças de gado. No total, os 13 frigoríficos acreanos sacrificaram 368.421 reses no período. A falta de transparência nas auditorias preocupa o MPF, que monitora o cumprimento de normas ambientais e trabalhistas no setor.

O levantamento faz parte de uma ação nacional para rastrear a origem da carne produzida na Amazônia e combater irregularidades na cadeia produtiva. O MPF/AC reforça a necessidade de que todos os frigoríficos submetam-se às auditorias para garantir a sustentabilidade da atividade pecuária no estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Parceria entre Saneacre e Prefeitura de Xapuri vai viabilizar instalação de nova estação de tratamento de água na cidade

Publicado

em

Todos os moradores de Xapuri passarão a ser atendidos com água tratada do Rio Acre, com mais regularidade e segurança, mesmo durante a seca.

Com parceria, prefeitura irá executar melhorias no ramal que dá acesso ao local onde será instalada a nova ETA. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Em visita técnica a Xapuri nesta quarta-feira, 14, o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene, reuniu-se com o prefeito Maxuel Maia para firmar uma parceria estratégica: a melhoria do ramal que dá acesso ao local onde será implantada a nova estação de tratamento de água (ETA) no município. A intervenção é essencial para viabilizar o transporte dos equipamentos e estruturas até o ponto da futura obra. O projeto representa um passo decisivo na modernização do sistema de abastecimento de água da cidade.

“A nova ETA é um projeto estratégico, que moderniza o fornecimento de água e garante mais qualidade de vida para a população. Com o apoio do governador Gladson Camelí e da prefeitura, estamos avançando em um antigo sonho dos moradores de Xapuri”, afirmou José Bestene.

A unidade será do tipo metálica e tratará até 30 litros de água por segundo, com captação no Rio Acre. Segundo o diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, a nova estrutura permitirá que a atual ETA, de concreto, passe por uma ampla reforma, além de viabilizar a instalação de uma nova adutora, que levará água do rio até a região do aeroporto, garantindo o abastecimento integral do município a partir de uma fonte única.

Estruturas da nova ETA que pesam toneladas serão transportadas pelo ramal que será ampliado. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre.

“Com a nova estação em funcionamento, nós vamos parar a ETA de concreto para uma reforma completa. Depois, vamos executar a instalação de uma adutora, que levará água do Rio Acre até a região do aeroporto. Com isso, o município passará a ser abastecido 100% a partir do rio”, destacou Ferraz.

A nova configuração também permitirá a desativação da Estação do Igarapé Fura, que atualmente atende parte dos bairros da cidade. Todos os moradores passarão a ser atendidos com água tratada do Rio Acre, com mais regularidade e segurança, mesmo durante a seca.

Após instalação da ETA metálica, atual estação de concreto será revitalizada. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

“Com a nova estação em funcionamento, nós vamos parar a ETA de concreto para uma reforma completa. Depois, vamos executar a instalação de uma adutora, que levará água do Rio Acre até a região do aeroporto. Com isso, o município passará a ser abastecido 100% a partir do rio”, destacou Ferraz.

A nova configuração também permitirá a desativação da Estação do Igarapé Fura, que atualmente atende parte dos bairros da cidade. Todos os moradores passarão a ser atendidos com água tratada do Rio Acre, com mais regularidade e segurança, mesmo durante a seca.

Entusiasmado com os avanços, o prefeito Maxuel Maia celebrou a parceria com o Estado: “Xapuri tem vivido momentos históricos, e essa nova estação tende a acabar de vez com o problema de abastecimento de água no município. O sentimento é de gratidão e alegria”, afirmou. Segundo a prefeitura, as intervenções no ramal serão iniciadas na próxima segunda-feira, 19.

Comentários

Continue lendo