fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Banda Cheiro de Amor levou multidão ao centro de Brasiléia na 2ª noite de folia

Publicado

em

Texto: Jairo Barbosa - Fotos: Alexandre Lima

Sem registro de nenhum incidente grave, a segunda noite do Carnavale, o carnaval fora de época de Brasiléia. registrou público record no último sábado na região da fronteira do Brasil com a Bolívia. A tradicional folia fora de época foi o ponto alto das comemorações dos 107 anos de Brasiléia.

O carnavale é o maior carnaval fora de época do estado e uma das festas mais importantes do calendário cultural fora da capital Rio Branco.

Este ano, a prefeitura de Brasiléia, responsável pelo evento, firmou parceira com uma empresa de eventos e livrou os cofres públicos de qualquer gasto com a festa. Mas o apoio do governo do estado, do Sebrae e de outros parceiros foi fundamental para o sucesso do evento.

A folia começou as 21 horas com a cantora acreana Sandra Melo, que abriu as apresentações no palco central, na praça Ugo Poli. Em seguida veio a atração mais esperada da noite, a banda baiana Cheiro de Amor, que não deixou ninguém parado.

A simpatia da vocalista Vina Calmon agregou mais brilho ao show que agitou a noite na fronteira.

“Vocês superaram minhas expectativas. Obrigado pelo carinho e pelo convite. Vou espalhar por onde eu passar que no Acre, em Brasiléia, tem uma galera que sabe receber muito bem a gente e claro, empolga qualquer artista”, disse a baiana para delírio dos fás.

As atrações musicais se encerraram com o suwing e o pagode da banda Os Primos, que fecharam com muito competência a penúltima noite da folia.

Neste domingo, o Carnavale se encerra com mais festa em Brasiléia. sobem no palco atrações regionais. A prefeitura fez uma estimativa de receber cerca de 40 mil pessoas nas três noites de evento.

Resgate da auto estima

Considerada até dezembro do ano passado a pior prefeitura pelo Tribunal de Contas do Estado, Brasiléia vive dias de inversos daqueles que tiravam o sono de seus moradores. Os seis meses de administração da prefeita Fernanda Hassem devolveram a auto estima a população. O carnavale foi um termometro para aferir essa mudança.

As medidas de austeridade na contenção de despesas garantiram o equilíbrio fiscal e possibilitaram investimentos que resultaram obras já entregues. A revitalização da praça onde ocorreu o carnavale foi uma delas.

“A gente vem executando um trabalho transparente, chamando a população para dentro da nossa administração. Um esforço muito grande. Tenho trabalhado de domingo a domingo e vamos continuar mantendo esse ritmo porque nosso povo precisa e merece dias melhores”, disse Fernanda Hassem.

A prefeita recepcionou os colegas do Alto Acre, Tião Flores, de Epitaciolândia, Zum, de Assis Brasil e André Maia, de Senador Guiomard.

As comemorações pelos 107 anos de Brasiléia se encerram nesta segunda feira, dia 3 de julho. com uma alvorada ao amanhecer, concurso de fanfarra e um meeting de esportes radicais.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Com apoio do Sebrae, castanha do Acre é um dos destaques em feira internacional

Publicado

em

Produto está em processo de registro de Marca Coletiva

A Castanha-do-Brasil produzida no Acre foi destaque no estande do Sebrae Nacional durante a Anuga Select Brasil 2024, que aconteceu de 9 a 11 de abril, em São Paulo. Apoiado pelo Sebrae no Acre e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o produto foi apresentado pelo representante da CooperAcre, Tião Aquino.

O evento reuniu mais de 15 mil visitantes, o que fez com que o Sebrae recebesse o prêmio “Stand + Inovador”. Em apenas três dias, foi gerado um volume de negócios de mais de R$ 2 milhões em venda da castanha para o exterior, o que corresponde a 48 toneladas do produto, além de despertar o interesse de indústrias de chocolate.

A iniciativa de participação da feira integra o projeto AC – Marca Coletiva da Castanha-do-Brasil, que é fomentado pelo Sebrae Nacional e integra o projeto de Bioeconomia do Sebrae no Acre, coordenado pelo analista Francinei Santos. “O Acre foi selecionado para representar a bioeconomia da Região Norte, e essa feira foi uma grande vitrine. A nossa castanha será a primeira com Marca Coletiva, o que traz um diferencial frente às castanhas de outros estados da Amazônia”.

De acordo com Eneide Taumaturgo, chefe da Divisão de Extrativismo e Sociobiodiversidade (Dives) da Seagri, o evento proporcionou troca de experiências valiosas para os participantes. “A feira contribuiu para conhecimentos técnicos e ampliação de redes de contato que fomentarão projetos voltados às cadeias de valores produtivas do Acre. A Seagri vem trabalhando com a estruturação e inovação na cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil, por meio de capacitações e boas práticas, além de atuar junto ao Sebrae na construção da Marca Coletiva para a nossa castanha”, disse.

O representante da Cooperacre, Tião Aquino, destacou a importância da participação na feira para acessar novos mercados e visibilidade ao produto. “Queremos tirar o atravessador e agregar o Pagamento de Serviço Socioambiental (PSSA) no custo final. O Sebrae também está nos ajudando na elaboração da marca coletiva e no processo de rastreabilidade”, pontuou.

No Acre, o projeto Marca Coletiva atua com sete cooperativas da Reserva Extrativista Chico Mendes, que trabalham toda a cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil. “Cerca de 90% da castanha existente aqui no estado está nessa Reserva, então a Marca Coletiva poderá ser utilizada por qualquer uma das sete cooperativas, ratificando e garantindo a personalidade e origem do produto. Com isso, poderemos ampliar a competitividade, qualidade, faturamento e o acesso a mercados”, explicou o gestor.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polícia vai investigar abate de capivara no centro da cidade de Rio Branco

Publicado

em

Moradores em situação de rua abateram uma capivara no centro de Rio Branco.

Segundo informações, a ação ocorreu durante o final de semana nas proximidades do Palácio Rio Branco e ao lado da residência oficial do Bispo.

Um popular, que estava no local, registrou as imagens.

No vídeo é possível ver, que as pessoas, usaram pedaços de madeira para matar o animal.

Depois uma mulher coloca a capivara nas costas e deixa o local. O IBAMA deve apurar o caso, já que o abate de capivara é crime. A Polícia Civil também deve apurar o caso.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC participa do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

Publicado

em

Por

Encontro objetiva a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras, além de debater sobre ferramentas tecnológicas para a acelerar a transformação digital na Justiça Estadual do Brasil

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participa, de quarta a sexta-feira, 24 a 26,  do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O juiz Auxiliar da Presidência, Giordane Dourado e o diretor-geral (Diger) José Carlos Martins Júnior estiveram presentes representando o Poder Judiciário acreano.

O encontro objetiva a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Estadual do Brasil.

Durante três dias, profissionais do Direito e da Tecnologia da Informação debatem temas como inteligência artificial (IA) generativa, cibersegurança, tecnologias imersivas e ética na IA. As palestras mostrarão como a tecnologia e a inovação podem acelerar a transformação digital dentro do Sistema de Justiça.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, abriu o evento no plenário Ministro Waldemar Zveiter ao lado do desembargador Marcos Andre Chut; dos juízes auxiliares da Presidência Alberto Republicano de Macedo Junior e João Luiz Ferraz; do secretário-geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), Daniel de Lima Haab; e do advogado Ademir Piccoli, CEO do J.EX.

“Eu não vejo um Judiciário no qual a prestação jurisdicional seja eficiente e eficaz se não investirmos maciçamente em tecnologia. O futuro da Justiça passa inegavelmente por essa modernização e pelo uso dessas ferramentas tecnológicas. O futuro, que praticamente já é o presente, caminha para uma Justiça totalmente digital”, ressaltou o presidente do TJRJ Ricardo Cardozo.

Os participantes do encontro puderam visitar a feira de tecnologia que apresentou as inovações dos patrocinadores do Enastic. Os stands foram montados no Foyer do décimo andar do Fórum Central, próximo ao plenário da abertura.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo