Acre
Baleia Azul no Acre: Líderes de jogo mandam menina de 11 anos envenenar crianças
Do ac24horas.com
Uma menina de 11 anos foi flagrada pela mãe participando do jogo da “Baleia Azul”, um jogo que vem deixando vítimas em diversos países. Entre as 50 provas que os participantes precisam fazer, destacam-se os cortes pelo corpo, ingestão de medicamentos de uso controlado e até uma brincadeira com a vida, obrigando os participantes à tentativa de suicídio.
Como o caso está sendo investigado sigilosamente pelas polícias Civil e Federal, os nomes das envolvidas serão mantidos em sigilo, inclusive o da mãe, que conversou com exclusividade ao ac24horas e relatou detalhes de como descobriu que a filha estava participando do game que ganhou as páginas policiais em todos os continentes.
“Eu descobri porque uma colega da escola falou para os pai e isso chegou à Coordenação da escola. Eu não sabia muito desse jogo, porque não sou muito de olhar a internet. Então, eu fui atrás, com uma colega do trabalho, e ela me mostrou o vídeo do que estava aconteceu em outros lugares. Eu fiquei desesperada”, lembra emocionada.
Segundo a mãe, a menina não confirmou no primeiro momento que estava participando da brincadeira. “Imediatamente, liguei para a avó e determinei que pagassem o telefone ela. Quando eu olhei tinha fotos, vídeos e os grupo no face. Depois ela foi se abrindo e contou por alto. Foi quando procurei a delegacia. É uma situação que não desejo a ninguém, não mesmo”, conta.
Após procurar a polícia, a delegada que atendeu a ocorrência gerada pela mãe apreendeu o celular para investigar quem seriam os chefes da brincadeira no Acre. A investigação ocorre em parceria com polícias judiciárias de outros estados do país. Segundo a menina, as provas eram feitas sob ameaça constante contra a família.
“Ela me disse que eles ameaçavam o tempo todo que me matariam. Diziam que sabia o endereço, que sabia quem eu era, e que viriam atrás caso ela deixasse a brincadeira no meio. Uma criança, claro, fica com medo. Disseram para ela dar bombons envenenados aos colegas, às crianças. Só que quando ela me contou isso, eu já tomei providências. Temos que descobrir quem são essas pessoas, esses bandidos que estão usando nossos filhos”, afirma.
Mas foi após ler uma reportagem veiculada pelo ac24horas, na semana passada, que a mãe começou a observar o comportamento da filha. “Ela estava sempre querendo usar capaz de frio. Eu já estava achando estranho. Até comentei com a tia, para que observasse isso. E ela não estava doente, estava com medo das ameaças, mas agora isso acabou”, completa a mãe, de 34 anos.história é a disposição desses adolescentes em participar do jogo que, publicamente, tem resultados negativos. Essa explicação quem dá é a psicóloga clínica Karoline Brilhante, que trabalha diretamente com esse público. Ela faz um chamamento aos pais e pede eu aja mais observação e atenção deles aos filhos. Para a especialista, o diálogo é a melhor forma de se descobrir o que se passa na cabeça do filho.
“Os pais são essenciais nessas horas. Além de chefes da casa, o pai e a mãe precisam ser amigos dos filhos. Hoje, as crianças preferem procurar respostas na internet, que perguntar ao próprio pai. Isso não é saudável. Essa relação entre pais e filhos é extremamente importante no combate a esse tipo de jogo. Ao invés de buscar repostas no Baleia Azul, essa criança vai conversar com os pais, tem que ter essa relação”, diz a psicóloga.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.