Acre
Avançam as negociações para médicos acreanos formados no exterior participarem do Mais Médicos
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) anunciou que estão bem adiantadas as negociações para os médicos brasileiros formados no exterior participarem do programa Mais Médicos. Ainda em novembro, o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiano, vem ao Acre assinar convênio com o governo do Acre para diminuir os prazos na emissão do “Título de Provisión Nacional”, que reconhece e habilita o graduado em Medicina para o exercício da profissão. O documento é expedido pelo Ministério da Educação da Bolívia e demora de seis meses a 1 ano para ser emitido, depois da conclusão do curso naquele país. A decisão foi tomada durante reunião com o embaixador da Bolívia no Brasil, nesta semana. Com a mudança no processo, o tempo de entrega do documento diminuirá para 30 a 60 dias.
Segundo a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, “o Acre poderá contar com mais 358 médicos brasileiros formados no exterior. Esse convênio com a Embaixada da Bolívia vai desburocratizar a emissão da documentação que poderá garantir a participação dos médicos brasileiros que se inscreveram no Acre, mas que estão na espera dessa documentação”, admitiu a secretária.
Nesta semana, também em reunião em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concordou em fazer mudanças na Medida Provisória do Mais Médicos, para admitir os estudantes brasileiros formados na Bolívia. O anúncio foi feito durante reunião com governador do Acre, Tião Viana, a deputada Perpétua Almeida, senador Aníbal Diniz, os deputados estaduais Eduardo Farias e Jamil Asfuri e a secretária Suely Melo.
Segundo Padilha, “a partir do dia 5 de novembro, depois da votação da MP na Câmara dos Deputados, a portaria será lançada”. Depois desta negociação com o Ministério da Saúde, não haverá mais a necessidade de lutar pela aprovação das emendas da deputada Perpétua Almeida que incluía no Mais Médicos os acreanos formados na Bolívia.
A deputada Perpétua Almeida luta, ainda, pela inclusão de outros médicos acreanos que se formaram em países como Argentina, 1, Cuba, 31, e Paraguai, 11, para que sejam incluídos na mesma portaria.
“ O Acre precisa de médicos e temos médicos que precisam trabalhar. São mais de 6 mil famílias acreanas que se sacrificam para manter os filhos em outro país, pois no Brasilformar um filho em Medicina no Brasil, é preciso que se desembolse pelo menos 6 mil reais por mês”, concluiu a deputada.
(Assessoria Parlamentar)
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.