fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Avaliação: Brasiléia Folia movimenta mais de R$ 5 milhões na fronteira com público de 50 mil pessoas nas três noites

Publicado

em

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

WILIANDRO DERZE, Semcom PMB

A segunda edição do Brasiléia Folia realizado pela Prefeitura de Brasiléia movimentou mais de R$ 5 milhões de reais na fronteira. A festa que superou a de 2013 e contou com um público este ano de cerca de 50 mil pessoas nos três dias de folia em comemoração ao aniversário de 104 anos do município ganhou diversos elogios dos foliões.

O resultado do aquecimento da economia foi registrado pelos proprietários de restaurantes, bares, hotéis, pousadas, balneários, lanchonetes e supermercados, além do comércio boliviano que recebeu muitos turistas de Rio Branco e de outras cidades brasileiras dos estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Fortaleza e outros.

A chegada dos turistas começou na abertura da semana de comemoração do aniversário de Brasiléia, e os hotéis estavam praticamente sem vagas, tendo em vista que os quartos estavam todos reservados. Os restaurantes reforçaram sua produção de alimentos e ofereceram pratos diferenciados e agosto dos visitantes. Nos supermercados, lanchonetes e comércio em geral inclusive os da Bolívia o movimento era intenso durante todo o dia.

“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento...", disse o prefeito Everaldo Gomes

“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento…”, disse o prefeito Everaldo Gomes

Outro setor que afirmou que teve uma superação nas expectativas foi à categoria de taxistas e mototaxistas que aumentou a demanda dentro da cidade de Brasiléia e trazendo os foliões de outras cidades.

Os comércios na Bolívia estavam tomados pelos turistas que passavam horas durante o dia comprando produtos importados. O movimento segundo os comerciantes bolivianos ficou intenso e quase não dava para atender toda a demanda de solicitações de vendas.

Os postos de gasolina em Epitaciolândia e Brasiléia também ganharam com o fluxo de pessoas que transitaram durante os três dias de festa na fronteira. Quase todos os condutores de veículos tiveram que passar em um dos postos de combustíveis para voltar para suas cidades de origem.

Os expositores de alimentos e bebidas na área do Brasiléia Folia também faturaram muito com o evento. O faturamento que ainda não foi divulgado em sua totalidade ultrapassa grandemente o registrado ano passado na primeira edição do Brasiléia Folia.

Festa na fronteira

Prefeito esteve visitando as barracas

Prefeito esteve visitando as barracas

A primeira noite do Brasiléia Folia o público presente chegou perto de 20 mil pessoas. Na segunda noite o número de foliões foi maior, chegando a quase 37 mil pessoas. Na última noite que foi a mais tranquila, o público chegou a quase 14 mil foliões.

O evento que começou a ser organizado com tendas de divisão entre a praça de alimentação e de bebidas ganhou elogio de todos os foliões que parabenizaram a organização de todos os espaços do evento.

O policiamento também ganhou reforço de seguranças contratados pela prefeitura para garantir um ambiente tranquilo e de paz a toda as famílias que prestigiaram a festa.

O que falaram sobre o Brasiléia Folia

População que participou do evento aprovaram o Brasiléia folia 2014

População que participou do evento aprovaram o Brasiléia folia 2014

Para o prefeito Everaldo Gomes a festa superou as expectativas e trouxe ao município um aquecimento econômico significativo. Além de garantir a população e aos foliões uma festa organizada e com total segurança aos brincantes.

“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento. A festa que começou no início da última semana abrindo as atividades de comemoração de aniversário da cidade foi fechada com essa grande festa do Brasiléia Folia, atraindo milhares de turistas para nossa região. Tenho certeza que muitos recursos ficaram em nossas cidades de fronteira e espero que todo ano seja dessa forma. Estamos organizando a cidade e todos presenciaram esta nossa luta para garantir uma cidade melhor para a nossa população e os visitantes”, destacou o prefeito Everaldo Gomes.

O presidente da Câmara, vereador Mario Jorge destacou o evento como de grande importância para a cidade e parabenizou a festa pela organização e pelos espaços de alimentação que nunca antes tinha sido organizado com tendas e decorações animadas.

“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia...", disse o deputado federal acreano, Flaviano Melo

“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia…”, disse o deputado federal acreano, Flaviano Melo

O deputado Flaviano Melo que esteve prestigiando a festa parabenizou o prefeito e sua equipe e disse que o Brasiléia Folia nunca antes foi esperando com tanta ansiedade pela população acreana e pelos turistas de outros Estados.

“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia. Como ano passado o evento foi mudado de nome e organizado de forma eficiente. A população gostou e compareceu este ano também. Isso é bom para a economia da região e tenho certeza que o município vai caprichar cada vez mais nessa grande festa que atrai muitos turistas”, relatou Flaviano.

O Senador Sergio Petecão disse que a festa se transformou mesmo no maior evento cultural fora de época do Estado e parabenizou o prefeito Everaldo pela organização da festa e pela banda da Bahia que agitou todos os foliões.

O deputado federal Márcio Bittar disse que a Prefeitura estava de parabéns e elogiou a equipe do município pela grande festa que acabou atraindo várias pessoas de muitos municípios do estado e de outros lugares do país.

Banda Chicana, da Bahia animou o público que foi à Praça Ugo Poli

Banda Chicana, da Bahia animou o público que foi à Praça Ugo Poli

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Madeira atinge 16,67 metros e afeta quase 9 mil pessoas em Porto Velho

Publicado

em

Enchentes já inundam casas em Calama e Fortaleza do Abunã; Defesa Civil distribui ajuda e monitora risco de catástrofe moderada

O Rio Madeira atingiu 16,67 metros nesta sexta-feira (4), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deixando 29 comunidades alagadas e afetando 8.984 pessoas em Porto Velho (RO). Em locais como Calama, Santa Bárbara e Fortaleza do Abunã, casas já estão completamente submersas, obrigando moradores a abrir caminhos alternativos pela mata para evitar isolamento.

A Defesa Civil municipal atua no fornecimento de cestas básicas, água potável e kits de higiene, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) classifica o risco ambiental como moderado. Com previsão de mais chuvas até abril, outras 36 comunidades (32 mil pessoas) estão em alerta. A Defesa Civil avalia a realocação dos mais atingidos para áreas urbanas da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher fica ferida após colisão entre moto e caminhão no Morada do Sol

Publicado

em

Vítima invadiu preferencial e teve suspeita de fraturas; motorista do caminhão deixou local antes da chegada do Samu

Um acidente entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida no fim da tarde desta sexta-feira (4), no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. Segundo testemunhas, a condutora da moto Honda, de placa OXP3720, invadiu a preferencial ao sair da rua Melão, colidindo com o caminhão de placa NOO9G60, que trafegava pela rua Marte.

A vítima sofreu suspeitas de fratura no pé e no braço esquerdo e foi socorrida inicialmente por populares. O motorista do caminhão abandonou o local, deixando o veículo no ponto do acidente. A ambulância 04 do Samu realizou o resgate e encaminhou a mulher para uma unidade de saúde. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Trabalhador morre durante derrubada de árvore em Porto Walter

Publicado

em

Um homem morreu vítima de derrubada em Porto Walter, no alto Juruá, nesta sexta-feira, 4. Jorgean Coelho, de 45 anos, trabalhava no Ramal do Cebo, onde serrava madeira, quando o pedaço de uma árvore caiu em sua cabeça. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A prefeitura de Porto Walter emitiu nota de pesar pela morte, manifestando condolências aos familiares, amigos e conhecidos de Jorge.

“Jorge norteou sua trajetória com honra e trabalho. E com certeza, deixará boas lembranças eternizadas na mente e no coração de quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família. Que todos encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados”, cita a nota assinada pelo prefeito César Andrade.

Comentários

Continue lendo