Acre
Avaliação: Brasiléia Folia movimenta mais de R$ 5 milhões na fronteira com público de 50 mil pessoas nas três noites
WILIANDRO DERZE, Semcom PMB
A segunda edição do Brasiléia Folia realizado pela Prefeitura de Brasiléia movimentou mais de R$ 5 milhões de reais na fronteira. A festa que superou a de 2013 e contou com um público este ano de cerca de 50 mil pessoas nos três dias de folia em comemoração ao aniversário de 104 anos do município ganhou diversos elogios dos foliões.
O resultado do aquecimento da economia foi registrado pelos proprietários de restaurantes, bares, hotéis, pousadas, balneários, lanchonetes e supermercados, além do comércio boliviano que recebeu muitos turistas de Rio Branco e de outras cidades brasileiras dos estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Fortaleza e outros.
A chegada dos turistas começou na abertura da semana de comemoração do aniversário de Brasiléia, e os hotéis estavam praticamente sem vagas, tendo em vista que os quartos estavam todos reservados. Os restaurantes reforçaram sua produção de alimentos e ofereceram pratos diferenciados e agosto dos visitantes. Nos supermercados, lanchonetes e comércio em geral inclusive os da Bolívia o movimento era intenso durante todo o dia.

“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento…”, disse o prefeito Everaldo Gomes
Outro setor que afirmou que teve uma superação nas expectativas foi à categoria de taxistas e mototaxistas que aumentou a demanda dentro da cidade de Brasiléia e trazendo os foliões de outras cidades.
Os comércios na Bolívia estavam tomados pelos turistas que passavam horas durante o dia comprando produtos importados. O movimento segundo os comerciantes bolivianos ficou intenso e quase não dava para atender toda a demanda de solicitações de vendas.
Os postos de gasolina em Epitaciolândia e Brasiléia também ganharam com o fluxo de pessoas que transitaram durante os três dias de festa na fronteira. Quase todos os condutores de veículos tiveram que passar em um dos postos de combustíveis para voltar para suas cidades de origem.
Os expositores de alimentos e bebidas na área do Brasiléia Folia também faturaram muito com o evento. O faturamento que ainda não foi divulgado em sua totalidade ultrapassa grandemente o registrado ano passado na primeira edição do Brasiléia Folia.
Festa na fronteira
A primeira noite do Brasiléia Folia o público presente chegou perto de 20 mil pessoas. Na segunda noite o número de foliões foi maior, chegando a quase 37 mil pessoas. Na última noite que foi a mais tranquila, o público chegou a quase 14 mil foliões.
O evento que começou a ser organizado com tendas de divisão entre a praça de alimentação e de bebidas ganhou elogio de todos os foliões que parabenizaram a organização de todos os espaços do evento.
O policiamento também ganhou reforço de seguranças contratados pela prefeitura para garantir um ambiente tranquilo e de paz a toda as famílias que prestigiaram a festa.
O que falaram sobre o Brasiléia Folia
Para o prefeito Everaldo Gomes a festa superou as expectativas e trouxe ao município um aquecimento econômico significativo. Além de garantir a população e aos foliões uma festa organizada e com total segurança aos brincantes.
“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento. A festa que começou no início da última semana abrindo as atividades de comemoração de aniversário da cidade foi fechada com essa grande festa do Brasiléia Folia, atraindo milhares de turistas para nossa região. Tenho certeza que muitos recursos ficaram em nossas cidades de fronteira e espero que todo ano seja dessa forma. Estamos organizando a cidade e todos presenciaram esta nossa luta para garantir uma cidade melhor para a nossa população e os visitantes”, destacou o prefeito Everaldo Gomes.
O presidente da Câmara, vereador Mario Jorge destacou o evento como de grande importância para a cidade e parabenizou a festa pela organização e pelos espaços de alimentação que nunca antes tinha sido organizado com tendas e decorações animadas.

“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia…”, disse o deputado federal acreano, Flaviano Melo
O deputado Flaviano Melo que esteve prestigiando a festa parabenizou o prefeito e sua equipe e disse que o Brasiléia Folia nunca antes foi esperando com tanta ansiedade pela população acreana e pelos turistas de outros Estados.
“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia. Como ano passado o evento foi mudado de nome e organizado de forma eficiente. A população gostou e compareceu este ano também. Isso é bom para a economia da região e tenho certeza que o município vai caprichar cada vez mais nessa grande festa que atrai muitos turistas”, relatou Flaviano.
O Senador Sergio Petecão disse que a festa se transformou mesmo no maior evento cultural fora de época do Estado e parabenizou o prefeito Everaldo pela organização da festa e pela banda da Bahia que agitou todos os foliões.
O deputado federal Márcio Bittar disse que a Prefeitura estava de parabéns e elogiou a equipe do município pela grande festa que acabou atraindo várias pessoas de muitos municípios do estado e de outros lugares do país.
- População que participou do evento aprovaram o Brasiléia folia 2014
- Prefeito esteve visitando as barracas
Comentários
Acre
Presidente do MDB no Acre compara legenda a carro Peugeot e anuncia “troca de modelo” para retomar protagonismo
Vagner Sales afirma que partido deixou “Peugeot antigo” e agora aposta em veículo de alta performance; imagem de hipercarro de competição ilustra novo momento com filiações e fortalecimento na chapa majoritária

“Agora é dirigir com cuidado pra chegarmos no pódio”, declarou. Digitou o presidente. Foto: captada
“Trocamos o Peugeot por um hipercarro”: a metáfora de Vagner Sales para a renovação do MDB no Acre
O presidente do MDB no Acre, o deputado estadual Vagner Sales – conhecido como “Leão do Juruá” – recorreu a uma metáfora inusitada para simbolizar a nova fase política da sigla no estado. Em conversa com o repórter Whidy Melo no último domingo (5), Sales comparou o MDB acreano dos últimos anos a um carro da marca Peugeot, alvo recorrente de críticas populares por supostos problemas mecânicos ao longo do tempo, para ilustrar a perda de protagonismo político que a legenda enfrentou.
Do Peugeot antigo ao hipercarro de competição
Para demonstrar a virada, o dirigente afirmou que o MDB “trocou o Peugeot antigo por um novo modelo” e compartilhou em suas redes sociais a imagem de um Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar – um veículo de alta performance desenvolvido exclusivamente para competições de resistência, como as tradicionais provas do automobilismo mundial.

A declaração reforça a ideia de que o partido vive um novo momento político e que será necessário conduzir essa fase com prudência e planejamento para alcançar bons resultados nas eleições. Foto: captada
Na montagem divulgada, o carro aparece com um adesivo do MDB aplicado ao capô. A escolha do modelo não foi aleatória: trata-se de um dos veículos mais avançados da categoria, com tecnologia híbrida e design futurista, que não é comercializado ao público – sendo utilizado apenas em pistas ao redor do mundo.
“Agora é dirigir com cuidado para chegarmos no pódio”
Na mensagem enviada, o presidente do MDB completou a analogia com um recado estratégico:
“Agora é dirigir com cuidado pra chegarmos no pódio.”
A declaração reforça a ideia de que o partido vive um novo momento político e que será necessário conduzir essa fase com prudência e planejamento para alcançar bons resultados nas eleições.
Reposicionamento da sigla no estado
A fala de Vagner Sales ocorre em meio a um movimento de reposicionamento do MDB no Acre, impulsionado por:
-
Novas filiações de nomes com pretensão de disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados
-
Fortalecimento da sigla dentro da chapa majoritária para as eleições de outubro
-
Busca por recuperar a relevância que o partido já teve no estado em gestões anteriores
Destaques:
- Metáfora automobilística compara MDB acreano a Peugeot “problemático”
- “Novo modelo” é um hipercarro de competição Peugeot 9X8 Hybrid
- Imagem com adesivo do partido foi divulgada nas redes sociais
- “Dirigir com cuidado para chegar no pódio”, diz presidente
- Movimentações incluem filiações e fortalecimento na chapa majoritária
O MDB já foi uma das forças políticas mais expressivas do Acre, tendo governado o estado e elegido bancadas expressivas. Nos últimos anos, porém, a sigla perdeu espaço para outras legendas, como PP, PT e União Brasil. A chegada de Vagner Sales à presidência estadual e a adoção de um discurso de renovação – agora com uma metáfora que viralizou nos meios políticos – indicam a tentativa de resgatar a competitividade da legenda nas eleições de 2026. Resta saber se o “hipercarro” terá desempenho nas urnas ou se enfrentará os mesmos “problemas mecânicos” do passado.

Para mostrar a virada, Sales afirmou que o MDB “trocou o Peugeot antigo por um novo modelo” e compartilhou a imagem de um Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar. Foto: captada
Comentários
Acre
Ano letivo 2026 começa nas escolas nucleadas de Brasiléia
Unidades rurais iniciam atividades com melhorias na estrutura e participação da comunidade escolar
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (6) a abertura oficial do ano letivo de 2026 nas escolas nucleadas do município.
A solenidade ocorreu na Escola Nucleada Valdomiro Ferreira Barroso, localizada no km 19. Também iniciaram as aulas na mesma data as escolas Concil Alves de Melo, no km 26, e Francisco Germano, no km 68.
Participaram do evento a secretária municipal de Educação, Raiza Dias, o gestor da unidade, Cleito Araújo, a presidente do SINTEAC, Sebastiana Nascimento, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Tibúrcio, além de integrantes da comunidade escolar.
A Escola Valdomiro Ferreira Barroso inicia o novo ano com a estrutura totalmente reformada e, pela primeira vez, com todas as salas de aula climatizadas. A melhoria foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Hassem.
Segundo a gestão municipal, o início das atividades nas unidades rurais reforça o compromisso com a qualidade do ensino e a valorização da educação no município.
Comentários
Acre
Presidente da Câmara e vereadora visitam unidade de saúde em Brasiléia
Parlamentares ouviram profissionais e discutiram melhorias no atendimento à população
O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, acompanhado da vereadora Lucélia Borges, realizou, na manhã desta semana, uma visita institucional à Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Correia da Cruz.
A agenda teve como foco acompanhar de perto o funcionamento da unidade, além de dialogar com a coordenação e ouvir as principais demandas enfrentadas pelos profissionais de saúde no dia a dia. Durante o encontro, foram discutidas possíveis melhorias no atendimento, bem como ações para fortalecer os serviços prestados à população.
O presidente destacou a importância da presença do Poder Legislativo nas comunidades, acompanhando a realidade dos serviços públicos e contribuindo na busca por soluções.
Já a vereadora Lucélia Borges reforçou o compromisso com a saúde pública do município, ressaltando a necessidade de ouvir os profissionais que atuam na linha de frente para compreender melhor as demandas da unidade.
A visita, segundo os parlamentares, integra as ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos, com o objetivo de garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população de Brasiléia.






























Você precisa fazer login para comentar.