Acre
Avaliação: Brasiléia Folia movimenta mais de R$ 5 milhões na fronteira com público de 50 mil pessoas nas três noites
WILIANDRO DERZE, Semcom PMB
A segunda edição do Brasiléia Folia realizado pela Prefeitura de Brasiléia movimentou mais de R$ 5 milhões de reais na fronteira. A festa que superou a de 2013 e contou com um público este ano de cerca de 50 mil pessoas nos três dias de folia em comemoração ao aniversário de 104 anos do município ganhou diversos elogios dos foliões.
O resultado do aquecimento da economia foi registrado pelos proprietários de restaurantes, bares, hotéis, pousadas, balneários, lanchonetes e supermercados, além do comércio boliviano que recebeu muitos turistas de Rio Branco e de outras cidades brasileiras dos estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Fortaleza e outros.
A chegada dos turistas começou na abertura da semana de comemoração do aniversário de Brasiléia, e os hotéis estavam praticamente sem vagas, tendo em vista que os quartos estavam todos reservados. Os restaurantes reforçaram sua produção de alimentos e ofereceram pratos diferenciados e agosto dos visitantes. Nos supermercados, lanchonetes e comércio em geral inclusive os da Bolívia o movimento era intenso durante todo o dia.

“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento…”, disse o prefeito Everaldo Gomes
Outro setor que afirmou que teve uma superação nas expectativas foi à categoria de taxistas e mototaxistas que aumentou a demanda dentro da cidade de Brasiléia e trazendo os foliões de outras cidades.
Os comércios na Bolívia estavam tomados pelos turistas que passavam horas durante o dia comprando produtos importados. O movimento segundo os comerciantes bolivianos ficou intenso e quase não dava para atender toda a demanda de solicitações de vendas.
Os postos de gasolina em Epitaciolândia e Brasiléia também ganharam com o fluxo de pessoas que transitaram durante os três dias de festa na fronteira. Quase todos os condutores de veículos tiveram que passar em um dos postos de combustíveis para voltar para suas cidades de origem.
Os expositores de alimentos e bebidas na área do Brasiléia Folia também faturaram muito com o evento. O faturamento que ainda não foi divulgado em sua totalidade ultrapassa grandemente o registrado ano passado na primeira edição do Brasiléia Folia.
Festa na fronteira
A primeira noite do Brasiléia Folia o público presente chegou perto de 20 mil pessoas. Na segunda noite o número de foliões foi maior, chegando a quase 37 mil pessoas. Na última noite que foi a mais tranquila, o público chegou a quase 14 mil foliões.
O evento que começou a ser organizado com tendas de divisão entre a praça de alimentação e de bebidas ganhou elogio de todos os foliões que parabenizaram a organização de todos os espaços do evento.
O policiamento também ganhou reforço de seguranças contratados pela prefeitura para garantir um ambiente tranquilo e de paz a toda as famílias que prestigiaram a festa.
O que falaram sobre o Brasiléia Folia
Para o prefeito Everaldo Gomes a festa superou as expectativas e trouxe ao município um aquecimento econômico significativo. Além de garantir a população e aos foliões uma festa organizada e com total segurança aos brincantes.
“Agradeço a minha equipe e a todos os patrocinadores que ajudaram na realização do evento. A festa que começou no início da última semana abrindo as atividades de comemoração de aniversário da cidade foi fechada com essa grande festa do Brasiléia Folia, atraindo milhares de turistas para nossa região. Tenho certeza que muitos recursos ficaram em nossas cidades de fronteira e espero que todo ano seja dessa forma. Estamos organizando a cidade e todos presenciaram esta nossa luta para garantir uma cidade melhor para a nossa população e os visitantes”, destacou o prefeito Everaldo Gomes.
O presidente da Câmara, vereador Mario Jorge destacou o evento como de grande importância para a cidade e parabenizou a festa pela organização e pelos espaços de alimentação que nunca antes tinha sido organizado com tendas e decorações animadas.

“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia…”, disse o deputado federal acreano, Flaviano Melo
O deputado Flaviano Melo que esteve prestigiando a festa parabenizou o prefeito e sua equipe e disse que o Brasiléia Folia nunca antes foi esperando com tanta ansiedade pela população acreana e pelos turistas de outros Estados.
“Fiquei surpreso com a alegria e o tanto de pessoas que diziam em Rio Branco que estavam indo para a festa em Brasiléia. Como ano passado o evento foi mudado de nome e organizado de forma eficiente. A população gostou e compareceu este ano também. Isso é bom para a economia da região e tenho certeza que o município vai caprichar cada vez mais nessa grande festa que atrai muitos turistas”, relatou Flaviano.
O Senador Sergio Petecão disse que a festa se transformou mesmo no maior evento cultural fora de época do Estado e parabenizou o prefeito Everaldo pela organização da festa e pela banda da Bahia que agitou todos os foliões.
O deputado federal Márcio Bittar disse que a Prefeitura estava de parabéns e elogiou a equipe do município pela grande festa que acabou atraindo várias pessoas de muitos municípios do estado e de outros lugares do país.
- População que participou do evento aprovaram o Brasiléia folia 2014
- Prefeito esteve visitando as barracas
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.
































Você precisa fazer login para comentar.