fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Autotestes de Covid-19 começam a ser vendidos nas farmácias

Publicado

em

Os autotestes para a detecção da Covid-19 já começaram a chegar nas farmácias. A expectativa é que na próxima semana já esteja disponível em todo o Brasil

As redes de farmácias de vários estados brasileiros já começaram a comercializar os autotestes de Covid-19 nesta sexta-feira (4). A metodologia foi aprovada pela Anvisa para ser realizada no Brasil em janeiro. Até agora, a Agência liberou seis modelos de testes.

Em uma rede de farmácias, por exemplo, o autoteste está à venda por R$ 69,90, mas ainda não está disponível em todas as lojas. A expectativa é que até a próxima semana, mais unidades já tenham o produto a pronta entrega.

O autoteste usa a coleta por meio do swab (aquele cotonete para a coleta de secreção nasal). Diferentemente dos testes de antígeno realizados por profissionais da saúde, que fazem a coleta profunda na nasofaringe, o autoteste capta a secreção mais superficial.

Como coletar

A pessoa deve higienizar bem as mãos com água e sabão para manusear o pacote. O autoteste vem com um swab (cotonete), um tubo plástico com o líquido para a detecção do antígeno e um cartão teste. Além disso, o teste vem com a bula com instruções de uso.

  1. Procure um local distante de outras pessoas;
  2. Abra as embalagens com as mãos higienizadas;
  3. Incline a cabeça para trás e introduza o cotonete no nariz (no máximo até 2,5 cm). Gire o cotonete por cerca de dez vezes em cada narina (é normal sentir incômodo);
  4. Coloque a amostra do cotonete no tubo que contém a solução reagente;
  5. Gire o cotonete por dez vezes dentro do tubo;
  6. Retire o cotonete. Na hora que for retirar, pressione o tubo para extrair o excesso de líquido do algodão;
  7. Feche o tubo;
  8. Coloque o líquido do tubo com a tampa conta-gotas no cartão teste;
  9. Aguarde a reação que deve durar cerca de 15 minutos;
  10.  Descarte todo o material usado dentro da embalagem que veio. Trata-se de um descarte de rejeito, apesar do material ser de plástico não pode ser colocado junto com o lixo reciclável.

Interpretando o resultado

O cartão teste tem um visor que apresenta riscos: um tracinho significa resultado negativo. Dois tracinhos, positivos; Caso apresente um traço no meio, o teste foi inconclusivo.

A biomédica sanitarista especialista em microbiologia clínica Fabiana Nunes alerta para o risco de testes mal executados. “A grande preocupação é o teste falso negativo. Significa que ela tem o Sars-CoV-2 e ela transmite e não foi detectado porque não foi feito de forma adequada”, pontua.

A Anvisa não considera os resultados do autoteste para fins de diagnóstico. O resultado é usado apenas para a orientação. No caso de testes positivos, é necessário um diagnóstico feito por um profissional de saúde.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá viaja a Macapá para enfrentar o Trem-AP em busca de reabilitação na Série D

Publicado

em

Equipe acreana encerra maratona de viagem nesta terça (13) e faz último treino antes do jogo; time amarga a lanterna do Grupo A1 com três derrotas seguidas

A equipe do Humaitá embarcou na segunda-feira (12) rumo a Macapá (AP), onde enfrentará o Trem-AP nesta quarta-feira (14), em partida válida pelo encerramento da quarta rodada do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O confronto acontecerá no estádio Zerão, às 20h (horário de Brasília).

A delegação iniciou a longa jornada saindo de Rio Branco (AC) com destino a Porto Velho (RO), de onde seguiu para Belo Horizonte (MG). Em seguida, o grupo embarcou para Belém (PA), com chegada prevista em Macapá por volta das 3h15 desta terça-feira (13).

Mesmo com o desgaste da viagem, o técnico Erismeu Silva deve comandar o último treino da equipe ainda nesta terça, visando a preparação para o confronto decisivo.

O Humaitá tenta se recuperar na competição após um início negativo. O time ocupa a última colocação do Grupo A1 e acumula três derrotas consecutivas, precisando de um bom resultado fora de casa para seguir com chances de classificação.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ivan Mazzuia comanda 1º treinamento no Independência

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Ivan Mazzuia assume o Independência e terá um grande desafio

O elenco do Independência reapresenta-se nesta terça, 13, no Marinho Monte e inicia preparação para o confronto contra o Trem, no primeiro trabalho sob o comando do técnico Ivan Mazzuia. A partida será disputada na quarta, dia 21, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.

“Temos um tempo de preparação para um jogo importante. Conquistar pontos fora de casa é fundamental na luta pela classificação”, comentou Ivan Mazzuia.

1º desafio no profissional

Ivan Mazzuia comandou o Independência na vitória contra o GAS, de Roraima, no último sábado, 10, na Arena da Floresta, como interino e, agora efetivado, terá o primeiro desafio como treinador.

“Temos um grupo qualificado e acredito na possibilidade de realizar um grande trabalho. Estou preparado para esse desafio”, disse o técnico.

Dentro do G4

Com sete pontos, o Independência ocupa a 4ª colocação no grupo A1 e a Tuna Luso, do Pará, é líder com 9 pontos.

“Temos cinco ou seis equipes na disputa pelas quatro vagas. Se manter dentro do G4 é importante para gerar ainda mais confiança em todos no clube”, declarou Mazzuia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz e Andirá fazem duelo para chegar na liderança

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Vini (bola) é uma das opções ofensivas do Santa Cruz

Santa Cruz e Andirá se enfrentam nesta terça, 13, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta, e quem vencer manterá os 100% de aproveitamento e chegará ao lado do Galvez na liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20.

Santa Cruz

Pedro Balu realizou ajustes na equipe nos últimos treinamentos e vai manter a base da vitória contra o Rio Branco na estreia.

“Vamos enfrentar um adversário perigoso. Precisamos ter uma atenção especial, mas o objetivo é elevar o nível da nossa equipe”, comentou o treinador.

Andirá

João Paulo Lourenço resolveu não realizar mudanças no Andirá e decidiu manter a formatação tática.

“Perdemos muitos gols contra o Plácido de Castro e essa falha não pode ocorrer contra o Santa Cruz”, declarou o técnico.

Assermurb x Plácido

Assermurb e Plácido de Castro fazem o segundo confronto da rodada dupla desta terça, na Arena. As duas equipes ainda não venceram na competição.

Comentários

Continue lendo