Acre
Autorização eletrônica para doação de órgãos é regulamentada para facilitar ato que salva vidas
Medida visa trazer mais segurança para ato de doação. Pessoa interessada deve entrar no Portal, preencher formulário e depois o cartório indicado entrará em contato, para validar a declaração, que será assinada pela doadora e pela tabeliã ou tabelião, tudo é feito sem custos
A campanha “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém” foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), para estimular a doação de órgãos. Como parte da ação ainda foi regulamentada a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), pelo Provimento n.°164/2024 da Corregedoria Nacional de Justiça. Dessa forma, o ato poderá ser feito com mais segurança e facilidade, por meio do portal: www.aedo.org.br, plataforma desenvolvida pelo colégio dos cartórios extrajudiciais do país.
O serviço é totalmente digital e para fazer a declaração, primeiro, é preciso ter seu certificado digital notarial, mas dentro desse Portal existe a opção para emitir o certificado, é só clicar e solicitar. Depois a pessoa interessada em ser doadora preenche um formulário, no mesmo seite, que é recebido pelo cartório de notas selecionado. Em seguida, a(o) tabeliã(o) agenda uma videoconferência para identificar a pessoa interessada e coletar a manifestação de vontade. Assim, a(o) doadora(o) e o notário assinam digitalmente o Aedo, que ficará disponível para integrantes do Sistema Nacional de Transplantes consultarem.
No Acre e no Brasil todos os cartórios extrajudiciais estão habilitados para fazer esse serviço. O documento é emitido gratuitamente para a(o) solicitante e tem validade e efeito como declaração de vontade por parte da pessoa. A doação de órgão, tecidos de pessoas falecidas depende da autorização da(o) cônjuge ou parente, maior de idade, conforme estabelecido em lei (n.°9.343/1997).
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Corregedoria-Geral, fiscalizará o sistema para conferir se todos o procedimentos estão sendo executados conforme o provimento.
“Atualmente nós temos 42 mil pessoas na fila de doação de órgãos do Brasil. Então, quando a gente encampa, quando os tabeliões do Brasil encampam essa campanha, quando o CNJ encampa, quando o Tribunal de Justiça abraça, quando os meios comunicação abraçam a divulgação dessa plataforma que está à disposição e na palma da mão de todo cidadão brasileiro, nós promovemos mais vida, promovemos solidariedade. Nós entregamos para o Brasil essa campanha que é vida pela vida”, disse a tabeliã de Epitaciolândia Valéria Cristina Aquino dos Anjos, que também é presidente do Colégio Notarial seccional Acre.
Que mais detalhes sobre a campanha? Acesso o Instagram do Colégio Notarial do Brasil Acre @cnb_ac
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.