Conecte-se conosco

Geral

Autoridades do MEC se mostram sensibilizados com o apelo de Socorro Neri em defesa dos estudantes da U:verse

Publicado

em

A deputada Socorro Neri esteve reunida nesta terça-feira(1)com autoridades do MEC a fim de fazer um relato detalhado da situação dos estudantes da U:verse,centro universitário que de forma abrupta, e sem qualquer comunicação ao MEC, encerou seus cursos de graduação. ”O que se viu foi uma absoluta falta de transparência e surpreendente omissão da U:verse, resultando em enormes problemas a seus estudantes, evidenciados durante audiência pública realizada na última quinta-feira no MPAC”, ressaltou a parlamentar.

A expectativa, relatou a deputada, é de que o MEC, de forma cautelar notifique a U;verse quanto à responsabilidade de garantir a conclusão de curso dos finalistas e a guarda do acervo documental. “Espera-se que o MEC atue em relação à transferência assistida dos estudantes para outras IES(Instituições de Ensino Superior),garantindo a continuidade do FIES e as bolsas do Prouni ,nos termos pactuados”, acrescentou a representante acreana.

O diretor de Supervisão da Educação Superior, Rafael Furtado, revelou que tão logo que foi comunicado do possível descredenciamento e desativação dos cursos ,encaminhou ofício ao representante legal da U:verse perguntando sobre os procedimentos legais que a instituição vai adotar para a transferência dos estudantes a instituições da mesma localidade e aguarda informações.Furtado disse ainda que vai entrar contato com o Ministério Público do Estado e o grupo econômico que a mantenedora faz parte para assegurar o melhor encaminhamento possível ao caso.

Já o ex-deputado e atual assessor parlamentar do MEC,Léo de Brito, disse que a maior preocupação é dar celeridade para que nenhum estudante seja prejudicado nesta situação.”O objetivo á assegurar a transferência assistida para outras universidades e instituições, sobretudo para que os alunos não venham perder suas bolsas de Prouni e Fies”. Segundo Brito, este é um esforço conjunto, “e o ministro Camilo Santana solicitou que cuidássemos desta situação com muito carinho”.

violação não se concretize é preciso garantir a celeridade a este processo .”O MEC vai entrar em contato com o Ministério Público do Acre para avaliar a supervisão in loco para assegurar providências de forma cautelar”, garantiu.
Comissão de educação

A deputada reiterou a intenção de levar o problema dos estudantes da U:verse à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira(2).Neri vai buscar a aprovação para a realização de uma audiência pública e também sugerir ajuste no decreto das funções de supervisão, regulação e fiscalização das instituições de ensino superior . “É preciso garantir segurança jurídica aos estudantes que hoje somam 77% das matrículas do ensino superior oriundas na educação privada”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é agredido com golpes de ripa após comentário com mulher casada em Rio Branco

Publicado

em

Autônomo sofreu possível luxação na mão ao tentar se defender e foi levado à UPA da Baixada da Sobral

O autônomo Alex Avelino Feitosa, de 39 anos, foi vítima de agressão física na tarde desta sexta-feira (13), na Rua Santa Rita, no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Alex realizava a limpeza de um terreno onde havia sido contratado para trabalhar quando avistou uma mulher conhecida e fez um comentário em tom de brincadeira. A declaração teria sido interpretada como ofensiva pelo marido dela, que reagiu de forma violenta.

Ainda segundo relatos, o homem correu até o local, pegou uma ripa e passou a desferir vários golpes contra o trabalhador. Para se proteger, Alex utilizou as mãos para resguardar o rosto e a cabeça, momento em que acabou ferido.

Mesmo lesionado, ele conseguiu se afastar do agressor e pediu ajuda a uma moradora da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada e, durante o atendimento, os socorristas constataram uma possível luxação na mão esquerda da vítima.

Após os primeiros socorros, Alex foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. O estado de saúde foi considerado estável.

A Polícia Militar não foi acionada para registrar a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem empurra cadeirante de prédio e se joga em seguida, no Recife

Publicado

em

Reprodução Expoimovel
Prédio, rua, carro em Recife - Metrópoles

Um homem de 35 anos jogou um outro, que usa cadeira de rodas, do quarto andar de um edifício na Zona Sul do Recife, em Pernambuco, nessa sexta-feira (13/2). O homem morreu na hora.

Após o homicídio, o suspeito também teria se atirado do prédio. Segundo a polícia, ele chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos ocasionados pela queda e também morreu. O homem estaria tendo um surto psicótico.

A tragédia aconteceu no Edifício Pindorama, localizado na Rua Phaelante da Câmara, na altura do Segundo Jardim de Boa Viagem. Informações da imprensa local dizem que os dois seriam pai e filho.

“A Polícia Militar de Pernambuco, através do 19º BPM, foi acionada para uma ocorrência com duas vítimas de queda em altura, em Boa Viagem. A equipe permaneceu no local isolando a área.

A Polícia Civil de Pernambuco registrou a ocorrência por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídios na Capital, na madrugada deste sábado (14). O suspeito, 35 anos, chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu. As  investigações seguirão sob a responsabilidade da 3º DPH”.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Suspeito investigado por tráfico é preso após perseguição na Baixada do Sobral

Publicado

em

Homem tentou fugir ao avistar viatura e foi detido com dinheiro e porções de cocaína em Rio Branco

Um homem investigado pela Delegacia de Narcóticos do Acre (Denarc) por envolvimento com o tráfico de drogas foi preso na sexta-feira (13), durante ação do Grupamento Tático do 1º Batalhão da Polícia Militar do Acre, na região da Baixada do Sobral, em Rio Branco.

Segundo a Polícia Militar, a equipe realizava patrulhamento em uma área considerada de intenso comércio de entorpecentes quando avistou o suspeito. Ao perceber a presença da viatura, ele tentou fugir a pé.

A guarnição iniciou perseguição e, após o homem correr por diversas ruas e pular cercas e muros de residências, foi alcançado e detido.

Durante a revista pessoal, os militares encontraram R$ 204 em dinheiro, quantia que, conforme a polícia, seria proveniente da venda de drogas. No trajeto percorrido durante a fuga, os policiais localizaram porções de cocaína prontas para consumo, além de materiais utilizados para o preparo e armazenamento do entorpecente.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Flagrantes de Rio Branco (Defla), onde foi autuado por tráfico de drogas. O caso deverá ser encaminhado para investigação da Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo