Geral
Autoridades do MEC se mostram sensibilizados com o apelo de Socorro Neri em defesa dos estudantes da U:verse

A deputada Socorro Neri esteve reunida nesta terça-feira(1)com autoridades do MEC a fim de fazer um relato detalhado da situação dos estudantes da U:verse,centro universitário que de forma abrupta, e sem qualquer comunicação ao MEC, encerou seus cursos de graduação. ”O que se viu foi uma absoluta falta de transparência e surpreendente omissão da U:verse, resultando em enormes problemas a seus estudantes, evidenciados durante audiência pública realizada na última quinta-feira no MPAC”, ressaltou a parlamentar.
A expectativa, relatou a deputada, é de que o MEC, de forma cautelar notifique a U;verse quanto à responsabilidade de garantir a conclusão de curso dos finalistas e a guarda do acervo documental. “Espera-se que o MEC atue em relação à transferência assistida dos estudantes para outras IES(Instituições de Ensino Superior),garantindo a continuidade do FIES e as bolsas do Prouni ,nos termos pactuados”, acrescentou a representante acreana.
O diretor de Supervisão da Educação Superior, Rafael Furtado, revelou que tão logo que foi comunicado do possível descredenciamento e desativação dos cursos ,encaminhou ofício ao representante legal da U:verse perguntando sobre os procedimentos legais que a instituição vai adotar para a transferência dos estudantes a instituições da mesma localidade e aguarda informações.Furtado disse ainda que vai entrar contato com o Ministério Público do Estado e o grupo econômico que a mantenedora faz parte para assegurar o melhor encaminhamento possível ao caso.
Já o ex-deputado e atual assessor parlamentar do MEC,Léo de Brito, disse que a maior preocupação é dar celeridade para que nenhum estudante seja prejudicado nesta situação.”O objetivo á assegurar a transferência assistida para outras universidades e instituições, sobretudo para que os alunos não venham perder suas bolsas de Prouni e Fies”. Segundo Brito, este é um esforço conjunto, “e o ministro Camilo Santana solicitou que cuidássemos desta situação com muito carinho”.
violação não se concretize é preciso garantir a celeridade a este processo .”O MEC vai entrar em contato com o Ministério Público do Acre para avaliar a supervisão in loco para assegurar providências de forma cautelar”, garantiu.
Comissão de educação
A deputada reiterou a intenção de levar o problema dos estudantes da U:verse à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira(2).Neri vai buscar a aprovação para a realização de uma audiência pública e também sugerir ajuste no decreto das funções de supervisão, regulação e fiscalização das instituições de ensino superior . “É preciso garantir segurança jurídica aos estudantes que hoje somam 77% das matrículas do ensino superior oriundas na educação privada”, concluiu.
Comentários
Geral
Homem é agredido com golpes de ripa após comentário com mulher casada em Rio Branco
Autônomo sofreu possível luxação na mão ao tentar se defender e foi levado à UPA da Baixada da Sobral
O autônomo Alex Avelino Feitosa, de 39 anos, foi vítima de agressão física na tarde desta sexta-feira (13), na Rua Santa Rita, no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Alex realizava a limpeza de um terreno onde havia sido contratado para trabalhar quando avistou uma mulher conhecida e fez um comentário em tom de brincadeira. A declaração teria sido interpretada como ofensiva pelo marido dela, que reagiu de forma violenta.
Ainda segundo relatos, o homem correu até o local, pegou uma ripa e passou a desferir vários golpes contra o trabalhador. Para se proteger, Alex utilizou as mãos para resguardar o rosto e a cabeça, momento em que acabou ferido.
Mesmo lesionado, ele conseguiu se afastar do agressor e pediu ajuda a uma moradora da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada e, durante o atendimento, os socorristas constataram uma possível luxação na mão esquerda da vítima.
Após os primeiros socorros, Alex foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. O estado de saúde foi considerado estável.
A Polícia Militar não foi acionada para registrar a ocorrência.
Comentários
Geral
Homem empurra cadeirante de prédio e se joga em seguida, no Recife

Um homem de 35 anos jogou um outro, que usa cadeira de rodas, do quarto andar de um edifício na Zona Sul do Recife, em Pernambuco, nessa sexta-feira (13/2). O homem morreu na hora.
Após o homicídio, o suspeito também teria se atirado do prédio. Segundo a polícia, ele chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos ocasionados pela queda e também morreu. O homem estaria tendo um surto psicótico.
A tragédia aconteceu no Edifício Pindorama, localizado na Rua Phaelante da Câmara, na altura do Segundo Jardim de Boa Viagem. Informações da imprensa local dizem que os dois seriam pai e filho.
“A Polícia Militar de Pernambuco, através do 19º BPM, foi acionada para uma ocorrência com duas vítimas de queda em altura, em Boa Viagem. A equipe permaneceu no local isolando a área.
A Polícia Civil de Pernambuco registrou a ocorrência por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídios na Capital, na madrugada deste sábado (14). O suspeito, 35 anos, chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu. As investigações seguirão sob a responsabilidade da 3º DPH”.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL












Um homem investigado pela
Você precisa fazer login para comentar.