Geral
Autistas merecem atenção especial de toda sociedade, afirma Vanda Milani

Depois de realizar um giro por quase todo o Estado, recebendo as solicitações, reivindicações e anseios das comunidades locais e sentindo de perto as necessidades e dificuldades enfrentadas pela população do interior (em especial a mais carente) , a deputada Vanda Milani(PROS) defendeu, junto a seu grupo de aliados políticos , a inserção na elaboração do futuro plano de governo do pré-candidato a Governo do Estado,sen. Sérgio Petecão, um capítulo especial em relação a políticas públicas em defesa de pessoas portadoras do transtorno do espectro autista. “A Lei 12.764/12 determinou que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais”, enfatizou a parlamentar.
Desde a publicação da lei, lembrou a deputada, felizmente a legislação brasileira veio acrescentando uma série de benefícios às pessoas portadoras do espectro autista. E citou como exemplo a Lei 13.977/20, sancionada pelo Governo Bolsonaro, que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (lei batizada de Romeo Mion, portador de autismo e filho do apresentador de televisão Marco Mion). O ingresso de uma criança com transtorno do espectro autista na escola regular, acrescentou a parlamentar, é um direito garantido , conforme a Lei de Diretrizes e Bases que aborda a Educação Especial
Acompanhamento
Vanda Milani declarou que vem acompanhando com especial atenção uma série de projetos no Congresso Nacional que vem ao encontro das expectativas das famílias e portadores do espectro autista. “São projetos importantes que abordam temas que vão da educação superior (cotas),emprego, mobilidade e saúde que são muito caros à comunidade autista e suas famílias e merecem o nosso apoio”, assegurou a deputada.
Para Vanda Milani, a inserção social dos portadores do espectro autista proporciona diversidade individual, desenvolvimento da sociabilidade e aprendizagem , além de um sensível aumento no grau de responsabilidade e protagonismo da própria vida da pessoas portadoras do transtorno autista.“ È indispensável o apoio irrestrito a uma real implementação das políticas públicas existentes e o aperfeiçoamento da atual legislação brasileira em favor dos autistas. Um compromisso que assumo em favor de uma comunidade que merece toda minha atenção, apoio, respeito e comprometimento na inserção nas políticas públicas da causa”, finalizou.
Comentários
Geral
Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente
A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.
A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.
Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Você precisa fazer login para comentar.