Cotidiano
Aumento das morte violentas intencionais no Acre: 146 vítimas registradas até outubro de 2024
A análise revela que a maioria das vítimas é do sexo masculino, representando 136 casos, e a faixa etária mais afetada é de 25 a 29 anos, com 28 registros

Sobre as motivações das mortes, 37,67% estão ligadas a conflitos entre facções, seguidas por 29,45% que ainda estão sob investigação. Foto: arquivo
Até o final de outubro de 2024, o Estado do Acre registrou 146 vítimas de mortes violentas intencionais, conforme dados do Painel de Acompanhamento do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
O município de Rio Branco se destaca com o maior número de ocorrências, totalizando 71 casos, o que representa 48,63% do total. Em seguida, estão Feijó com 16 casos (10,96%), Tarauacá e Cruzeiro do Sul, ambos com 11 (7,53%) e 10 casos (7,53%), respectivamente.
A análise revela que a maioria das vítimas é do sexo masculino, representando 136 casos, e a faixa etária mais afetada é de 25 a 29 anos, com 28 registros. Além disso, as mortes ocorrem predominantemente à noite, com 46 incidentes registrados.
Em relação à etnia das vítimas, 73,97% são pardas. Os domingos se destacam como os dias mais violentos, correspondendo a 22,60% das ocorrências. A utilização de arma de fogo foi identificada como a causa de 54,79% dos casos, totalizando 80 vítimas.
Sobre as motivações das mortes, 37,67% estão ligadas a conflitos entre facções, seguidas por 29,45% que ainda estão sob investigação. Outros motivos incluem 11,64% por questões fúteis, intervenções policiais em 4,79% dos casos e feminicídios em 4,11%. Além disso, 12,34% das mortes são atribuídas a outras razões, como legitima defesa, rixas e ciúmes.
Esses dados ressaltam a necessidade urgente de políticas públicas voltadas à segurança e prevenção da violência no Estado.
Comentários
Cotidiano
Inmet emite alerta de tempestade para todo o Acre no dia de Natal
Aviso aponta risco de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo

Foto: Sérgio Vale
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na véspera de Natal, um aviso de tempestade com perigo potencial válido para todo o estado do Acre nesta quarta-feira (25). O alerta tem início à 0h e segue até as 23h59.
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. O aviso também indica a possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h, além de queda de granizo em pontos isolados.
Apesar do alerta, o instituto destaca que o risco é considerado baixo para ocorrências mais graves. Ainda assim, não estão descartadas interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas.
O Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas, como evitar abrigo sob árvores durante tempestades e manter atenção a possíveis alterações nas condições do tempo.
Comentários
Cotidiano
Galvez vence o Independência em jogo treino visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Independência e Galvez são favoritos ao título do Estadual 2026
O Galvez venceu o Independência por 3 a 0 nesta terça, 23, no Tonicão, em um jogo treino como parte da preparação das duas equipes visando a disputa do Campeonato Estadual. Ricardo Rato, Kaká e Anderson marcaram os gols do Imperador.
Galvez
O técnico Maurício Carneiro aprovou o desempenho do Galvez no treinamento e acredita na evolução física e tática até a estreia no Estadual
“Fizemos esse jogo treino e a avaliação precisa ser feita sob vários aspectos. Estamos no começo do trabalho, mas gostei da parte física, movimentação e foi possível começar a pensar nos encaixes do time”, declarou Maurício Carneiro.
Independência
Segundo Ivan Mazzuia, comandante do Tricolor, o treinamento foi bem avaliado por ser no início da fase de preparação.
“Estamos priorizando o condicionamento dos atletas e ainda iremos trabalhar os aspectos do jogo. Vamos evoluir e isso é o mais importante”, afirmou o treinador do Independência.
Comentários
Cotidiano
Marcelo e Dheryke são mais duas contratações do Rio Branco

Foto arquivo pessoal: Dheryke estava atuando no futebol do Paraná
Em doses homeopáticas, a diretoria do Rio Branco segue a montagem do elenco para a disputa do Campeonato Estadual. O zagueiro Marcelo, ex-Náuas, e o meia Dheryke, ex-Cambé do Paraná, são mais duas contratações do Mais Querido visando à temporada de 2026.
“São mais duas peças importantes. Estamos montando esse trabalho e queremos uma equipe competitiva no Estadual”, declarou o técnico Ulisses Torres.
Apresentação do elenco
O elenco do Estrelão foi apresentado nesta terça, 23, no José de Melo, e o professor Selcimar Maciel explicou o planejamento do trabalho para o Estadual.
“Estamos exigindo dos atletas, mas com todos os cuidados para evitar lesões. Essa fase de pré-temporada é fundamental para podermos ter um time forte”, explicou Selcimar Maciel.
Faz treinamento
O elenco do Rio Branco realiza nesta quarta, 24, no José de Melo, mais um treinamento na sequência da preparação para o Estadual. O Estrelão estreia no Estadual no dia 17 de janeiro contra o Vasco, no Tonicão.

Você precisa fazer login para comentar.