Conecte-se conosco

Acre

Aula inaugural do pré-ENEM acontece em Brasiléia   

Publicado

em

Neste sábado, 17, o auditório do Centro de Educação Permanente – CEDUP de Brasiléia, recebeu os alunos e professores que irão participar do curso de pré-ENEM, que será ministrado ali mesmo, nas salas do CEDUP.

Estudantes que concluíram o ensino médio ou estão concluindo, se inscreveram no Pré Enem, realizado pela Universidade Federal do Acre em parceria com a Prefeitura de Brasiléia e o núcleo de educação do Estado.

O curso tem como finalidade que os estudantes oriundos de Escolas públicas se preparem para o ENEM 2017, que acontece no mês de outubro deste ano, em dois finais de semana.

A Secretária de Educação, Ramiege Rodrigues, fala da importância dos jovens estarem se preparando.

“Hoje damos início as aulas do pré-ENEM, é uma satisfação imensa para nós podermos ter trazido esse curso preparatório aqui para os nossos alunos, graças a uma parceria da prefeitura com a UFAC. Hoje o curso conta com 100 vagas e todas estão preenchidas, as aulas serão realizadas no CEDUP nos sábados e domingos, sábado durante todo o dia e domingo pela manhã. O curso irá até outubro, que é quando será o ENEM”, disse.

A jovem Luara Julia Sara Lacerda, 17 anos, é uma das jovens matriculadas no curso.

“É uma grande oportunidade, não só para mim como para os meus colegas, nós que sonhamos em prestar o exame e ingressar em uma universidade. Todo auxilio é bem vindo, e é gratificante ter este curso aqui no município, era o que nos estava faltando”, falou.

Um dos tutores do curso, o acadêmico Marcio roberto, falou sobre as expectativas e objetivos do curso

“O projeto teve inicio em 2015, e desde lá estamos ajudando os alunos do ensino médio a tentar atingir uma boa nota no ENEM. O curso não é para ensiná-los o que não aprenderam na escola, e sim para dar um norte ao aluno, para prepará-los especificamente para o exame, pois a complexidade é grande, é um exame de nível nacional e o que nós fazemos e tentar ajudar os alunos a obterem bons resultados”.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem também participou da aula inaugural do curso e ressaltou a importância da educação, e como sua gestão vem levando esse tema como prioridade.

“É um momento muito importante este, a nossa gestão tem dado prioridade a educação em nosso município. A vinda deste curso para Brasiléia é fruto de uma grande articulação junto a UFAC e ao reitor Minoro Kimpara, e aqui gostaria de agradecer ao reitor e toda a equipe por ter nos dado a oportunidade de trazer o Pré-Enem para Brasiléia. Entendo que os jovens que estão aqui são senhores do seu destino e sabemos que não há ganhos sem dedicação e foco, e acredito que estes jovens que aqui estão buscam realizar esse sonho de ingressar em uma universidade. A prefeitura acredita nestes jovens e tenho certeza que teremos um Pré-Enem de muita qualidade. Gostaria de agradecer aqui também a deputada estadual, Leila Galvão, que como educadora, entende a relevância deste curso preparatório e nos ajudou bastante na articulação para a vinda do curso para o nosso município, e agradeço ao deputado federal, Léo de Brito, por também nos ajudar e ser esse grande parceiro e amigo da nossa cidade”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Diferença de R$ 2 no litro do combustível leva brasileiros a abastecer na Bolívia e causa filas em Cobija

Publicado

em

Motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia cruzam a fronteira em massa para comprar combustível mais barato; cidadãos pandinos reclamam de logística afetada

O movimento intenso de veículos brasileiros em busca de combustível mais barato é um fenômeno recorrente na fronteira, se intensificando nos últimos dias. Foto: captada 

A diferença nos preços dos combustíveis entre o departamento de Pando, na Bolívia, e as cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia tem causado um aumento expressivo nas filas dos postos de abastecimento em Cobija. Com o preço mais baixo do lado boliviano, motoristas brasileiros estão atravessando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios econômicos e logísticos na região.

Cidadãos pandinos manifestaram preocupação com a demora no abastecimento, já que as empresas locais não estavam preparadas para a alta repentina na demanda. Alguns bolivianos têm protestado contra os atrasos, que alteraram toda a logística de distribuição de combustível na cidade.

Preço mais baixo em Pando atrai motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia; movimento intenso pressiona postos e gera atrasos no atendimento. Foto: captada 

A diferença de até R$ 2 por litro nos preços dos combustíveis entre o Acre e o departamento boliviano de Pando tem levado motoristas brasileiros a cruzarem a fronteira em massa para abastecer em Cobija. Com valores significativamente mais baixos do lado boliviano, o movimento intenso de veículos com placas do Brasil tem pressionado a infraestrutura local, causado filas e exposto as disparidades de preços na região.

O fenômeno, que se intensificou nos últimos dias, gerou atrasos no atendimento e uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios logísticos e econômicos para as cidades de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija. A demanda repentina por combustível na Bolívia também tem gerado preocupação entre cidadãos pandinos, que enfrentam dificuldades para abastecer seus próprios veículos.

Brasileiros estão cruzando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que impõe novos desafios econômicos e logísticos para a região. Foto: captada 

Veja vídeo cedido a redação:
Veja vídeo entrevista da TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza desobstrução do sistema de drenagem na Rua Coronel Alexandrino

Publicado

em

Ação integrada entre secretarias melhora o escoamento, garante mais segurança no trânsito e reduz transtornos à população do bairro Bosque

A Prefeitura de Rio Branco executa, desde a manhã desta quinta-feira (15), um trabalho integrado de desobstrução e recuperação do sistema de drenagem e esgoto na Rua Coronel Alexandrino, no bairro Bosque. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região.

“Estamos realizando uma intervenção em todo o sistema de drenagem, água e esgoto. Em virtude das fortes chuvas que têm atingido a cidade, houve obstruções, e agora estamos cuidando disso para deixar tudo em ordem, com um serviço bem-feito e de qualidade, garantindo a normalidade do trânsito aqui na Rua Coronel Alexandrino”, explicou o coordenador.

Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A região do Bosque concentra um intenso fluxo de pessoas e atividades comerciais, com mercados, restaurantes e lojas de diversos segmentos. Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes.

“Com certeza vai melhorar muito o movimento e o atendimento. Estávamos sendo bastante prejudicados pelo buraco que estava se formando, além do mau cheiro, que era muito forte. O esgoto passava por cima da rua. Ficamos muito gratos por estarem resolvendo esse problema. Quando confiamos no administrador, esperamos que ele realmente melhore a vida da população”, destacou.

Trabalho integrado entre órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Prefeitura de Rio Branco reforça que o trabalho integrado entre os órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco

Publicado

em

Com a elevação do nível do Rio Acre, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco.

Segundo a presidente do órgão, Sula Ximenes, “a ação tem caráter preventivo e visa preservar a estrutura das pontes, para evitar a obstrução do fluxo da água e reduzir riscos à estrutura das pontes durante o período de cheia”.

Com elevação do Rio Acre, Deracre retira balseiros de pontes em Rio Branco. Foto: Luy Andriel/Deracre

Os balseiros são formados por troncos e galhos de árvores arrastados pela correnteza durante o período de cheia, que ficam presos às estruturas das pontes. O acúmulo desse material pode comprometer o fluxo da água e sobrecarregar os pilares de sustentação.

Deracre mobiliza equipes para retirada de balseiros em pilares de pontes. Foto: Luy Andriel/Deracre

Para a execução dos serviços, o Deracre mobilizou três equipes, cada uma composta por três trabalhadores, que atuam de forma alternada na remoção dos entulhos. As equipes utilizam equipamentos de proteção individual, como coletes salva-vidas e luvas, devido às condições do rio e ao volume de material retirado.








The post Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo