fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Audiência pública discute situações e melhoramento de ramais em Brasiléia

Publicado

em

Várias autoridades estiveram presente e ouviram os problemas passados pelos produtores rurais de Brasiléia - Foto: Lair Sabino

Várias autoridades estiveram presente e ouviram os problemas passados pelos produtores rurais de Brasiléia – Foto: Lair Sabino

Várias comunidades da zona rural de Brasiléia participaram e cobraram resultados por parte do Incra e Deracre

Alexandre Lima, de Brasiléia/Acre

Uma reunião realizada no auditório do Ministério Público em Brasiléia, reuniu representantes de comunidades rurais do Município, prefeito Everaldo Gomes e secretários, Deracre, ICMBio e o Superintendente do Incra no Acre, Reginaldo Ferreira da Silva.

A principal meta do encontro, seria a divulgação do calendário de melhoramento e algumas justificativas de atrasos de melhoramentos dos mesmos que vem acontecendo. Reginaldo comunicou que o governo federal vem cortando recursos e não pôde dizer o quanto será afetado nos trabalhos futuros.

DSC_0182

Os recursos poderão ser liberados após o mês de maio próximo e ser distribuídos em todos o estado do Acre. Foi dito que o Órgão está sensível aos problemas e reconheceu junto ao Estado que os ramais são imprescindíveis para o agricultor e homem do campo.

Vários representantes das comunidades questionaram o atraso dos trabalhos por parte do Incra e do Deracre, no tocante ao Programa Ramais do Povo que praticamente foi abandonado na regional do Alto Acre.

Sem um calendário definido para este ano, se está encontrando dificuldades em manter parcerias com as comunidades, uma vez que estão ainda, realizando planejamentos pela falta de dinheiro por parte do governo federal, em 2014 foram investidos R$ 10 milhões de reais e não se tem previsão da quantia para este ano.

DSC_0194

Para o vereador Joelso Ponte (PP), comentou da importância do encontro com o produtores e lembrou que o município de Brasiléia, tem uma malha de ramis que chega ao 1300 km, a maior no estado do Acre. Somente a Prefeitura se torna quase que impossível manter a manutenção sozinha e precisa do apoio, tanto do Estado quanto, do governo federal.

Por parte da Secretaria de Obras de Brasiléia, o secretario Ivanaldo mostrou a planilha de trabalhos que será realizada dentro da capacidade neste verão. Segundo o prefeito Everaldo Gomes, apenas 300 quilômetros de ramais poderão receber melhorias, além de cerca de 60 km aberturas.

“Estamos planejando, mas, as dificuldades são muitas e iremos fazer o que está em nosso alcance. Precisamos da ajuda do governo federal e do Estado, além da liberação por parte do ICMBio, uma vez que são mais de 300km de ramais dentro da Resex”, comentou.

Disse ainda que, “o ICMBio pode também, ajudar na ajuda junto ao governo federal, pedir recursos para ser investidos nos ramais. Nós ouvimos os produtores e todos os representantes dos órgãos convidados e podemos dizer que foi produtivo, satisfatório e esperamos receber notícias em breve para todos”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Flash

CT Anjo Azul e eMulti de Epitaciolândia encerram o Janeiro Branco com roda de conversa sobre saúde mental

Publicado

em

A Equipe de Multiprofissionais do eMulti realizou uma ação (roda de conversa) voltando ao JANEIRO BRANCO com palestras, dinâmicas e depoimentos que visa um alerta para o cuidado com a saúde mental e emocional da população, a parte da prevenção das doenças recorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio do Anjo Azul.

O programa CT Anjo Azul teve início em julho de 2022, com atendimento às crianças e adolescentes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e outros déficits na comunicação e na interação social, definido pela ciência como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social.  O programa atende mais de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou a ser eMulti em 2023. A eMulti é uma parte estruturante do SUS (sistema único de saúde).

A eMulti foi criada para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS).   A nova proposta tem como diretriz a interprofissionalidade e dispõe de novos mecanismos organizativos e estruturais.

Segundo Anirtes Meireles, Assistente Social e Coordenadora do CT Anjo Azul, cada dia cresce a procura e isso demonstra a eficiência dos serviços prestados à população.

“Hoje somos referência na região, atendemos cerca de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias, isso demonstra a eficiência dos serviços ofertados pela prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a eMulti funciona de mãos dadas com o CT Anjo Azul, temos uma equipe muito bem formada de profissionais aptos a atender nossa clientela.” Destacou a coordenadora.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo