O prazo de execução dos trabalhos é de 30 dias, com previsão de entrega a população da Comarca no dia 2 de março de 2017.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Cezarinete Angelim, assinou nesta terça-feira (31), no seu Gabinete, na Sede Administrativa do TJAC, a ordem de serviço para a reforma da Nova Sede do Fórum da Comarca de Brasiléia. A obra será executada pela empresa Euro Construções Ltda., na ocasião representada pelos diretores Tales Mendonça e Maicon Pereira. Presenciaram o ato, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Regina Ferrari e o diretor de Logística da atual gestão, Antônio Flores.
O prazo de execução do contrato é de 30 dias, com previsão de entrega no dia 2 de março desse ano. “Esperamos que os senhores incubam-se dessa missão com excelência, na certeza de que no prazo previsto a população de Brasiléia terá o Fórum que merece”, incentivou a presidente do TJAC.
O valor da reforma está orçado em R$ 957.051,00. A partir da conclusão dos trabalhos o Fórum Everaldo Abreu de Oliveira, atualmente localizado na Avenida Geny Assis, no centro da cidade, passará a funcionar na Nova Sede, cedida pelo Governo do Estado, localizada na Avenida Manoel Marinho Monte, nº 469, Bairro Eldorado.
A mudança de endereço se deu em virtude dos graves problemas ocasionados na estrutura do antigo Fórum, em decorrência da última enchente que inundou o município de Brasiléia.
Uma força-tarefa da equipe de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) encerrou, no sábado, 14, ações de prospecção e monitoramento da sanidade vegetal, além de atividades voltadas à vigilância da sanidade animal, no município de Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá.
A iniciativa teve como objetivo ampliar a regularidade das campanhas sanitárias e fortalecer o cadastro agropecuário na região. A ação também incluiu a realização de novos registros de produtores, considerando que o município é de difícil acesso, o que fez com que, durante vários dias, as equipes percorressem comunidades rurais, algumas delas localizadas em áreas isoladas e acessíveis apenas por via fluvial.
Equipes percorreram comunidades rurais, algumas delas localizadas em áreas isoladas e acessíveis apenas por via fluvial. Foto: cedida
O chefe da unidade do Idaf em Marechal Thaumaturgo, Willians Praxedes, destacou a importância da força-tarefa na região. “Essa iniciativa e o apoio que equipes de outras unidades estão dando à nossa cidade demonstram que o Idaf mantém ações permanentes de defesa agropecuária, garantindo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável, além de evitar a entrada e a disseminação de doenças e pragas em todo o estado”, afirma.
O apoio das equipes é considerado fundamental, especialmente por se tratar de um município que já apresentou índices mais elevados de inadimplência nas campanhas sanitárias e que faz fronteira com o Peru, o que exige maior atenção das ações de vigilância agropecuária. Durante a ação, os técnicos também percorreram comunidades rio acima até a foz do Rio Breu, área de divisa com o país vizinho, reforçando também o papel educativo do instituto por meio da orientação aos produtores, da conscientização sobre a importância da prevenção de doenças e do fortalecimento da vigilância sanitária nas comunidades atendidas.
Ao todo, 96 propriedades foram visitadas e vistoriadas para a realização da prospecção de pragas e doenças como monilíase, moko da bananeira, pragas dos citros e vassoura-de-bruxa da mandioca, além de atividades de educação sanitária voltadas a alunos do ensino fundamental e reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura de Marechal Thaumaturgo.
Outras 60 propriedades participaram da busca ativa relacionada à declaração de rebanhos, vacinação contra a brucelose, atualização cadastral, realização de novos cadastros de propriedades e orientação sobre a vacinação contra a raiva dos herbívoros.
Presença das equipes em campo permitiu reforçar as ações de vigilância sanitária vegetal e animal. Foto: cedida
De acordo com o médico veterinário do Idaf e chefe da unidade em Senador Guiomard, Fernando Bortoloso, a atuação permanente da defesa agropecuária garante a segurança sanitária da produção rural.
“Somente com essa integração é possível manter a sanidade agropecuária, proteger a produção local e assegurar o crescimento sustentável do setor no estado., por isso a presença das equipes em campo permite orientar os produtores, regularizar a situação sanitária dos rebanhos e garantir que as campanhas de declaração e vacinação sejam cumpridas. Isso é essencial para manter o controle sanitário e proteger a pecuária do estado”, destacou.
Controle sanitário no estado garante que os produtores estejam integrados às políticas públicas de defesa agropecuária. Foto: cedida
Para a engenheira florestal e coordenadora Regional de Defesa Vegetal no Juruá, Ingrid Ribeiro, por meio dessas ações o órgão consegue identificar possíveis focos de pragas e doenças.
“Mais que uma ação pontual, iniciativas como essas mostram que a defesa agropecuária é um trabalho contínuo. Essas atividades de prospecção permitem identificar precocemente possíveis focos de pragas que podem causar grandes prejuízos à produção agrícola. Orientamos os produtores sobre boas práticas de manejo e a importância da vigilância constante nas lavouras”, explicou.
Além dos resultados técnicos, a força-tarefa evidencia o compromisso do governo do Acre em fortalecer a agropecuária de base familiar e ampliar a presença do Estado em áreas mais distantes. A operação permitiu concentrar diversas ações em uma única missão de campo, integrando o planejamento estratégico do Idaf para alcançar áreas de difícil acesso.
O Acre entra na última semana do verão, que termina na próxima sexta-feira, 20, com tempo quente e chuvas passageiras. Segundo a previsão meteorológica, a ocorrência de chuvas será pontual, mas não está descartada a possibilidade de episódios fortes, com raios e rajadas moderadas de vento, em qualquer município do estado.
As temperaturas máximas à tarde devem oscilar entre 29ºC e 33ºC, variando conforme a quantidade de nuvens e a intensidade das chuvas. Já as mínimas ficarão entre 21ºC e 24ºC em todos os municípios acreanos.
Os ventos continuarão soprando de forma fraca a moderada, predominando do norte e noroeste durante a manhã, e de nordeste a partir do fim da tarde.
“Os ventos vão continuar a soprar, entre fracos e calmos, com rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste, pela manhã, e de nordeste, a partir do fim da tarde. Não há a menor probabilidade de chegada de onda de frio polar ao Acre, pelo menos até o fim deste mês”, destacou Friale.
Quanto aos rios, os principais mananciais do estado devem permanecer abaixo da cota de alerta. Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá pode se aproximar de 11,8 metros nos próximos dias, enquanto em Rio Branco o rio Acre continua baixando, sem risco de enchentes.
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), realizou, 12, vistoria no aeródromo de Porto Walter para avaliar as condições da infraestrutura e planejar os serviços de manutenção da pista de pouso e reforma da casa de embarque. As ações estão previstas para a Operação Verão 2026, que será lançada oficialmente em maio, pela vice-governadora Mailza Assis. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicou que a vistoria técnica é uma etapa importante para organizar as frentes de trabalho que devem ser executadas durante o período de estiagem.
Porto Walter terá manutenção da pista e reforma da casa de embarque na Operação Verão 2026. Foto: Gabriel Freire/Deracre
“Estamos realizando esse levantamento para que, com o início da Operação Verão, possamos iniciar a manutenção da pista e também avançar com melhorias na estrutura de embarque, garantindo mais segurança e melhores condições para quem utiliza o aeródromo de Porto Walter”, afirmou.
Os serviços programados incluem nivelamento da pista, correção de pontos desgastados e recomposição da superfície de pouso, com o objetivo de garantir melhores condições de operação e mais segurança para as aeronaves que utilizam o aeródromo. Além da manutenção da pista, o governo do Estado também prevê a reforma da casa de embarque, estrutura que oferece apoio aos passageiros e às operações aéreas no município.
Aeródromo de Porto Walter integra planejamento da Operação Verão 2026. Foto: Gabriel Freire/Deracre
Segundo Sula Ximenes, as intervenções fazem parte de um planejamento voltado ao fortalecimento da infraestrutura aeroportuária no interior do estado.
“Em muitos municípios, o transporte aéreo é essencial para o deslocamento da população, para o atendimento de saúde e para o abastecimento. Por isso, manter as pistas em boas condições e melhorar a estrutura de apoio aos passageiros é fundamental”, destacou.
A Operação Verão reúne anualmente frentes de trabalho em todo o estado, com ações de manutenção de rodovias, recuperação de ramais, obras de infraestrutura e intervenções em aeródromos, aproveitando o período de estiagem para ampliar a execução dos serviços.
Você precisa fazer login para comentar.