Sete atletas acreanos conquistaram medalhas na natação e na bocha nas competições da Conexão Paralímpica, entre os dias 19 e 21 de julho, em João Pessoa (PA). Ao todo, 17 atletas participaram da competição com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Os competidores retornam para Rio Branco neste sábado, 22.
A comitiva acreana também apresentou competidores no atletismo com o lançamento de dardo, de disco e arremesso de peso.
Atletas acreanas retornam ao Acre, neste sábado, 22. Foto: Cedida.
Nesta edição do evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as competições estiveram voltadas para as Paraolimpíadas Universitárias nas regiões Norte e Nordeste. Do Acre, os atletas representaram a Universidade Federal do Acre (Ufac), e as universidades Estácio de Sá, Faveni e Unopar.
Atletas com deficiências físicas e/ou intelectuais disputaram na competição na Bocha. Foto: Cedida.
Exemplos de superação e conquista
Campeã de ouro em três categorias na Conexão Paralímpica, a nadadora Rebeca Campos de Oliveira compartilhou a alegria das conquistas com os nadadores também campeões Agnaldo Casoti (ouro 100m peito e bronze 100m livre) e Francisco Souza (ouro 50m livre e ouro 100m peito).
“Achei a competição muito tensa e cansativa. Fiz as provas de 100m peito, 100m costas e 100m livre e quero treinar muito para as próximas competições no Peru”, disse a campeã nas três categorias.
Os atletas Rebeca Campos, Agnaldo Casoti e Francisco Souza conquistaram medalhas em diferentes modalidades da natação. Foto: Cedida.
Na Bocha, o atleta Emilson Silva conquistou a medalha de prata e os esportistas Rita Albuquerque, Ricardo Campos e José Aurismar Braga conquistaram o ouro.
Os atletas Emilson Silva, Rita de Cássia Albuquerque, Ricardo Campos e José Aurismar Braga conquistaram medalhas na Bocha. Foto: Cedida.
“Primeiramente agradeço a Deus por nos manter vivos porque vida de deficiente não é fácil. E agradeço ao governador Gladson Cameli porque com o seu apoio estamos viajando e ganhando medalhas”, agradeceu o atleta Emilson Silva.
Emilson Silva conquistou a medalha de prata na Bocha. Foto: Cedida.
Empenho e incentivo
“O governo do Acre vem proporcionando condições para que os atletas acreanos se destaquem nas competições brasileiras e tem apoiado, com muita responsabilidade, os jogos paralímpicos no estado. Valorizamos o trabalho do alto rendimento e o resultado é a elevada alta estima dos atletas. Todos estamos empenhados”, explicou o chefe de Departamento Esportivo do Acre, Egileudo Castro.
A SEE oferece modalidades do esporte paralímpico desde a iniciação até o alto rendimento por meio de uma cooperação técnica entre o governo estadual, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro.
O atleta Agnaldo Casoti participou da competição no nadopeito e crawl S5, que indica lesão na região da coluna vertebral. Foto: Cedida.
Competindo pela primeira vez, o nadador Agnaldo Casoti ganhou ouro no nado peito, e bronze no nado crawl. “Foi uma experiência muito legal participar com os atletas de outros lugares. No Acre, treino três vezes na semana enquanto eles treinam duas horas por dia. Então quero me esforçar e ter ajuda para treinar e ganhar mais medalhas”, concluiu o atleta.
“O governo está sempre presente nessa parceria mostrando a importância e a conscientização de investir no esporte paralímpico”, garantiu o secretário adjunto de Esporte e Juventude do Acre, Antônio Carlos Aguiar Gouveia, o Carlão.
Confira as categorias conquistadas:
Natação
🥇Ouro nos 100m livre: Rebeca Campos de Oliveira S14 (Estácio de Sá)
🥇 Ouro nos 100m peito: Rebeca Campos de Oliveira SB14 (Estácio de Sá)
🥇 Ouro nos 100m costa: Rebeca Campos de Oliveira livre (Estácio de Sá)
🥉Bronze nos 100m livre: Agnaldo Casoti S5 (Ufac)
🥇Ouro nos 100m peito: Agnaldo Casoti S5 (Ufac)
🥇Ouro nos 50m livre: Manoel Francisco Lima de Souza S7 (Ufac)
🥇Ouro nos 100m peito: Manoel Francisco Lima de Souza SB6 (Ufac)
Bocha
🥇Ouro: Rita de Cassia Albuquerque BC1 (Faveni/Unopar)
🥇 Ouro: Ricardo Campos BC3 (Faveni)
🥈Prata: Emilson Silva BC3 (Ufac)
🥇Ouro: José Aurismar Braga BC4 (Ufac)
O atleta Agnaldo Casoti participou da competição no nadopeito e crawl S5, que indica lesão na região da coluna vertebral. Foto: Cedida.
Emilson Silva conquistou a medalha de prata na Bocha. Foto: Cedida.
Os atletas Emilson Silva, Rita de Cássia Albuquerque, Ricardo Campos e José Aurismar Braga conquistaram medalhas na Bocha. Foto: Cedida.
Os atletas Rebeca Campos, Agnaldo Casoti e Francisco Souza conquistaram medalhas em diferentes modalidades da natação. Foto: Cedida.
Atletas com deficiências físicas e/ou intelectuais disputaram na competição na Bocha. Foto: Cedida.
Atletas acreanas retornam ao Acre, neste sábado, 22. Foto: Cedida.
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11/2), mostra que 43% dos brasileiros avaliam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses.
O levantamento também questionou os entrevistados sobre o preço dos alimentos nos mercados no último mês. Para 56% dos brasileiros, os valores subiram. 24% dizem que está tudo igual e 18% analisaram que o preço caiu.
De acordo com dados de janeiro de 2025 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa terça-feira (10/2), os preços de alimentos e bebidas registraram um aumento de 0,23% no último mês. O resultado significa o menor aumento para o mês de janeiro desde 2006.
Poder de compra
61% disseram que o poder de compra caiu.
Para 23% dos brasileiros, está igual.
Já 15% dos entrevistados disseram que o poder de compra está maior.
Sobre a expectativa em relação à economia para os próximos 12 meses, 43% dos brasileiros acreditam que o cenário vai melhorar e 29% que terá uma piora.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, anunciou o pagamento do piso nacional da Educação para os profissionais da rede municipal ainda neste mês de fevereiro, com efeito retroativo a janeiro. A medida beneficia mais de 300 servidores da educação básica no município.
Os reajustes levam em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2025, que foi de 3,90%, além do reajuste do piso nacional do magistério, fixado em 5,4% para a categoria.
Segundo o prefeito, a gestão mantém o compromisso de valorização dos profissionais da Educação. “Estamos assegurando o pagamento do piso nacional com responsabilidade e respeito aos nossos servidores. É um reconhecimento ao trabalho de cada profissional que contribui diariamente para a formação das nossas crianças e jovens”, destacou Carlinhos do Pelado.
Ele também anunciou que, dentro do ano letivo, será inaugurada a Escola Modelo Socorro Frota, ampliando a estrutura da rede municipal. “Ainda neste ano letivo vamos entregar a Escola Modelo nível nacional Socorro Frota, um espaço moderno, estruturado e preparado para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, afirmou o prefeito.
Acompanhado da secretária municipal de Educação, Raiza Dias, e da vereadora Lucélia Borges o gestor participou, nesta quarta-feira (11), da abertura da Jornada Pedagógica 2026, realizada na Escola Municipal Vitória Salvatierra César. O evento marca o início dos preparativos para o ano letivo da rede municipal de ensino, cujas aulas começam no próximo dia 23.
A Jornada Pedagógica é um momento de organização, planejamento e formação, dando início às capacitações dos professores e demais profissionais da educação do município.
A secretária Raiza Dias ressaltou a importância da formação continuada. “Iniciamos hoje uma jornada de muito aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do trabalho pedagógico. A formação continuada é essencial para garantir uma educação de qualidade, e cada educador tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.
Durante o evento, a secretária apresentou a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o calendário do ano letivo 2026, construído em conjunto com gestores e professores da rede.
O prefeito também destacou os investimentos realizados desde o primeiro ano de gestão, tanto na zona urbana quanto na área rural. Entre as ações estão a construção e reforma de escolas, perfuração de poços artesianos em cinco unidades de difícil acesso, aquisição de brinquedos para a educação infantil, materiais pedagógicos, climatização da Escola Nucleada Valdomiro Barroso e substituição de aparelhos de ar-condicionado na Escola Francisco Germano.
Participaram ainda da abertura da Jornada Pedagógica a gestora da Escola Vitória Salvatierra, Rocilene Ribeiro; a presidente do Sinteac, professora Sebastiana Nascimento; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Sônia Petersen; além de gestores e equipes das escolas Elson Dias Dantas, Ruy Lino, Menino Jesus, Os Pastorinho, Socorro Frota, Creche Roma Emilse, Creche Maria Lucildes, Escola Francisco Germano e Escola Conci Alves.
A Jornada Pedagógica segue com programação voltada à capacitação e ao alinhamento das metas educacionais para o ano letivo de 2026.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), realizou na noite dessa terça-feira (10), a apresentação oficial das candidatas e dos candidatos à realeza do Carnaval 2026. O evento aconteceu na Praça da Revolução, espaço que será palco do tradicional carnaval promovido pelo município.
Durante a programação, as concorrentes aos títulos de Rainha do Carnaval, Rainha Gay e Rainha Trans, além do candidato ao posto de Rei Momo, tiveram o primeiro contato com o público e com a imprensa. A noite também contou com etapas previstas no edital do concurso, como o sorteio da ordem de apresentação e a pesagem das candidatas.
O diretor-presidente da FGB, Klowsbey Viegas, enfatizou a relevância desta etapa no processo de organização do concurso e destacou o elevado nível de competitividade desta edição. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O diretor-presidente da FGB, Klowsbey Viegas, destacou a importância do momento dentro da organização do concurso e ressaltou o alto nível da disputa neste ano.
“Hoje é a apresentação das candidatas e dos candidatos à realeza. É um momento importante, conforme o edital, com a apresentação, o sorteio da ordem e a pesagem. É quando a imprensa e o público passam a conhecer quem está concorrendo. Este ano, a disputa será ainda mais acirrada, com muitos participantes em todas as categorias, o que deixará a festa ainda mais bonita”, afirmou.
De acordo com a organização, a edição de 2026 registrou grande procura, com representantes em todas as categorias, reforçando a diversidade, a inclusão e a tradição do carnaval da capital acreana.
“É um momento importante para conhecer os candidatos a Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha Trans e Rainha Gay”, destacou o vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, enfatizou o compromisso da gestão municipal em promover um evento seguro, organizado e voltado para toda a família.
“É um momento importante para conhecer os candidatos a Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha Trans e Rainha Gay. O carnaval é uma festa tradicional, e a gestão do prefeito Tião Bocalom tem buscado fazer um evento seguro, para as famílias, com espaço para crianças, idosos, pessoas com deficiência e cadeirantes, tudo com muita organização e cuidado aqui na Praça da Revolução”, destacou.
“As expectativas são grandes. É muito preparo, muito ensaio todos os dias. É minha terceira vez concorrendo e estou muito confiante”, declarou Liah Souza, candidata ao título de Rainha Trans. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)
Entre as candidatas, a expectativa é grande para a disputa e para o brilho da festa em 2026. Algumas já possuem experiência no concurso e retornam ainda mais preparadas. É o caso de Liah Souza, candidata ao título de Rainha Trans.
“As expectativas são grandes. É muito preparo, muito ensaio todos os dias. Esta é a minha terceira vez concorrendo, e a expectativa é enorme. Estou muito confiante”, declarou.
“A expectativa é fazer um reinado lindo, alegre e em paz. Quero convidar todos para estarem aqui na escolha, sexta-feira, dia 13, na Praça da Revolução”, convidou Carol Souza, candidata ao título de Rainha do Carnaval. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Quem também reforçou o convite à população foi Carol Souza, candidata ao título de Rainha do Carnaval. “A expectativa é fazer um reinado lindo, alegre e em paz. Quero convidar todos para estarem aqui na escolha, sexta-feira, dia 13, na Praça da Revolução. Vai ser a primeira de cinco noites maravilhosas de carnaval. Venham curtir com a gente”, convidou.
A escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2026 acontecerá nesta sexta-feira (13), marcando oficialmente o início da programação carnavalesca promovida pela Prefeitura de Rio Branco. A expectativa é de cinco noites de muita alegria, cultura e tradição, reunindo foliões de todas as idades na Praça da Revolução.
Você precisa fazer login para comentar.