fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Associação dos Pais e Amigos de Autistas solicita a Gladson recursos para construir clínica

Publicado

em

Cameli ouviu com atenção todas as reivindicações apresentadas pelos representantes dos filhos autistas e se emocionou com o depoimento dos pais.

Assessoria

Cameli recebe representantes da Associação dos Amigos e Pais de Autistas/Foto: Assessoria

Cameli recebe representantes da Associação dos Amigos e Pais de Autistas/Foto: Assessoria

Centro de Tratamento especializado, profissionais capacitados e maior atenção às famílias com filhos autistas foram as reivindicações feitas pela Associação dos Amigos e Pais de Autistas durante audiência com o senador Gladson Cameli (PP-AC), em seu escritório político, na sexta-feira pela manhã, em Rio Branco.

Cameli ouviu com atenção todas as reivindicações apresentadas pelos representantes dos filhos autistas e se emocionou com o depoimento dos pais. Roberto Craveiro, que preside a associação, afirmou que um dos maiores problemas é a não aplicação na íntegra da Lei Berenice Piana, como é conhecida a Lei da Política Nacional de Proteção dos Direitos Autistas (Lei 12.764/2012).

“Precisamos de um espaço que ofereça atendimento multiprofissional para que o tratamento dos nossos filhos avance. Na prática isso nunca existiu no Acre,” acrescentou Craveiro.

Com apoio do Governo do Estado dois neurocirurgiões vêm a Rio Branco quinzenalmente para o acompanhamento dos portadores da síndrome. Em todo o estado são mais de 700 vítimas. Embora esse atendimento seja visto como uma conquista, a associação alega que não é o ideal.

“A falta de um acompanhamento individualizado – já que o autismo é uma síndrome que apresenta vários espectros e varia de pessoa para pessoa – a falta de terapia, são fatores que acabam frustrando as famílias”, avaliou Craveiro.

associacaoautismo

A inclusão dos portadores dessa síndrome na escola é outra batalha enfrentada pelos pais em Rio Branco. Faltam profissionais qualificados para o acompanhamento dos autistas nas escolas. Para o senador é preciso a união de todas as autoridades acreanas para diminuir o sofrimento das famílias.

“A aplicação da lei depende da União, dos estados e dos municípios. Precisamos em primeiro lugar nos sensibilizarmos com essa causa, esse é um passo importante para a busca de soluções que torne o dia dos autistas menos doloroso”, destacou o senador.

Cameli disse que buscará meios para destinar emendas para a construção de uma Clínica-Escola no estado, e buscará a informações mais detalhadas com sua equipe técnica sobre os procedimentos adequados para o caso. Ele pretende ainda somar forças com a Prefeitura de Rio Branco, através das Secretarias de Saúde e Educação. O progressista defendeu ainda uma integração entre especialistas, professores e a família.

“Além da estrutura necessária para o atendimento aos portadores da síndrome, os professores precisam de ajuda que pode ser estimulada através da criação de grupos, com a participação direta das famílias,” acrescentou o senador.

A associação vai buscar contrapartida no município de Rio Branco. Uma reunião será agendada pela entidade com os secretários de Saúde, Educação e Assistência Social, e o prefeito Marcus Alexandre.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Igreja Nossa Senhora das Dores celebra Quarta-Feira de Cinzas com missa especial

Publicado

em

Padre Robson Eudes conduz celebrações que marcam o início da Quaresma, período de reflexão e renovação espiritual

Padre Robson Eudes, têm como objetivo preparar os fiéis para a Quaresma, um período dedicado à reflexão. Foto: assessoria 

Neste feriado de Quarta-Feira de Cinzas, 4 de março, a Igreja Católica Nossa Senhora das Dores realizará uma programação especial de Santa Missa. As celebrações, conduzidas pelo Padre Robson Eudes, têm como objetivo preparar os fiéis para a Quaresma, um período dedicado à reflexão, conversão e fortalecimento da espiritualidade.

A Quarta-Feira de Cinzas é um marco importante para os católicos, pois simboliza o início do período quaresmal, no qual os fiéis recebem as cinzas como um gesto de penitência e renovação espiritual. Durante a missa, haverá um momento dedicado à imposição das cinzas, relembrando a passagem bíblica: “somos pó e ao pó voltaremos”, como destacou o Padre Francisco.

O sacerdote enfatizou a relevância desse tempo sagrado: “A Quaresma é um período de preparação para a ressurreição de Jesus. É essencial que estejamos espiritualmente preparados, cuidando do nosso coração e das nossas relações com Deus e com o próximo”.

A participação nas missas e a recepção das cinzas são práticas que convidam os fiéis a se unirem à comunidade, refletirem sobre a fé e buscarem uma vida mais alinhada aos valores cristãos. A programação é aberta a todos que desejam vivenciar essa tradição e renovar sua espiritualidade.

A programação é aberta a todos que desejam vivenciar essa tradição e renovar sua espiritualidade. Foto: Marcus José

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com tempo instável, última noite do Carnaval da Família anima Rio Branco

Publicado

em

Foliões marcam presença na Praça da Revolução com fantasias e adereços; blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico encerram a festa.

A última noite do Carnaval da Família, realizada nesta terça-feira (4) na Praça da Revolução, em Rio Branco (AC), foi marcada pela animação e resistência dos foliões, que não se deixaram abalar pelo tempo instável. Mesmo sob ameaça de chuva forte, o público compareceu em peso, vestindo fantasias, adereços e garantindo a energia do evento.

Os desfiles começaram por volta das 17 horas, com os blocos carnavalescos levando cores e ritmos contagiantes para a avenida. A programação contou com apresentações musicais e os desfiles dos blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico, cada um com 40 minutos de show.

O Carnaval da Família, que já se tornou tradição na capital acreana, reuniu pessoas de todas as idades, promovendo um ambiente de alegria e integração. Apesar das condições climáticas, a festa seguiu até o fim, encerrando a temporada de carnaval com chave de ouro.

A organização do evento destacou a participação ativa do público e a dedicação dos blocos, que mantiveram a animação em alto nível até o último minuto. A Praça da Revolução foi palco de mais um carnaval memorável, reforçando a cultura e a tradição da festa no Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de curso de Adaptação à Fronteira no Mato Grosso

Publicado

em

Acre participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron) no Mato Grosso. Foto: Ascom/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira do Acre (Gefron), participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron), no último domingo, 2, em Mato Grosso.

Participaram da capacitação, dois operadores recém integrados ao Gefron/Ac, que ainda não tinham a capacitação específica para atuação em operações de fronteiras.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. “A capacitação contínua destes profissionais aliada à expertise de outros estados, como o Mato Grosso, garante que nossos operadores estejam preparados para enfrentar os desafios das nossas fronteiras, que tem particularidades que outras regiões do país não têm”, afirmou.

Reconhecimento Nacional

O C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Durante o treinamento, os operadores aprimoraram habilidades essenciais para atuar em regiões de divisa, onde ocorrem crimes como tráfico de drogas e contrabando. A qualificação contínua dos agentes é fundamental para reforçar a segurança na fronteira do Acre, que é uma área estratégica para o país.

C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Foto: Ascom/Sejusp

O Gefron de Mato Grosso é referência no Brasil e internacionalmente em operações de fronteira, servindo de modelo para outras forças de segurança. A participação dos agentes acreanos nessa capacitação demonstra o compromisso do Estado em fortalecer sua atuação na defesa das divisas e no combate à criminalidade.

Coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos explica que a formação garante uma atualização dos operadores nas mais novas técnicas e meios disponíveis na atuação contra os crimes transfronteiriços. Ele também ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. “Os desafios enfrentados pelos operadores foram a intensidade dos treinamentos e a grande oportunidade de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados e organizações que trabalham com as questões relacionadas às fronteiras do Brasil”, destacou.

Comentários

Continue lendo