Conecte-se conosco

Acre

Assistência Social do Estado instrui municípios sobre programa Auxílio Brasil

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres do Acre (SEASDHM), por meio da coordenação do Auxílio Brasil e Cadastro Único, realizou uma reunião virtual com os coordenadores municipais do programa federal nesta terça-feira, 24.

O encontro contou com a participação de 17 municípios e tratou sobre a instrução normativa nº 16, do último dia 20, que institui a assinatura eletrônica do termo de adesão ao programa Auxílio Brasil, formalizando a participação dos municípios, estados e federação na gestão do programa.

Durante sua participação na última Reunião Descentralizada, a coordenadora apresentou a portaria relacionada à adesão. Foto: cedida

Para dar continuidade plena aos trabalhos com as famílias vulneráveis, a gestão estadual esteve à disposição para elucidar as dúvidas dos profissionais municipais quanto à assinatura e aos procedimentos necessários. Lidiane Alves, coordenadora do Auxílio Brasil, ressalta a importância da assinatura: “As famílias beneficiadas pelo programa dependem da assinatura dos governadores e prefeitos, além do acompanhamento e atenção dos coordenadores municipais”.

No Acre, todos os procedimentos são realizados de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/AC) e a assinatura governamental já foi realizada pelo governador Gladson Cameli.

Programa Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é o novo programa permanente de transferência de renda do governo federal, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, em que cada família recebe pelo menos R$ 400 reais por mês. Dados de abril de 2022 apontam que há 309.637 pessoas cadastradas no Programa Auxílio Brasil no Acre.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. E além de garantir uma renda básica, o programa simplificou os benefícios básicos e complementares, que buscam estimular a emancipação das famílias.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo