Acre
Assis Brasil sedia 1º Workshop Internacional sobre doenças tropicais na região andino-amazônica
Acontece durante os dias 11 a 14 de Junho o I Workshop que tem como tema: “Análise das implicações eco-geo-políticas da migração transfronteiriça sobre a dinâmica de transmissão das doenças tropicais transmitidas por vetores na região andino-amazônica”.
O evento iniciou aos 11 dias do mês de Junho, na sede do Núcleo da UFAC em Assis Brasil e conta com a presença de diversas autoridades, entre elas o Gestor Municipal Humberto Gonçalves Filho, o Dr. Manoel Cesário da Universidade de Franca, o Dr. Jorge Luis Asencios Rivera, Diretor da Regional de Saúde de Madre de Dios-Perú, o Dr. Ciro Maguiña, Doutor pela Universidade Peruana Cayetano Heredia de Lima, o Dr. Marco Tulio A. Garcia-Zapata da Universidade de Goiás, a Senhora Christine Murto, PhD pela Universidade da Suíça, entre outros.
No início do evento o gestor municipal agradeceu a presença de todos e enfatizou: “Este evento é um marco na história dos índices epidemiológicos de Assis Brasil. Sabemos que os vetores não têm fronteiras e para isso precisamos debater junto com as autoridades estrangeiras para chegarmos a um consenso e saber como devemos analisar as amostras laboratoriais, o resultado dos diagnósticos e como o tratamento deve ser instituído para que todos possam gozar da adequada promoção, prevenção e na recuperação da saúde se for o caso”.
De acordo com o Dr. Manoel Cesário a pesquisa sobre a transmissão das doenças tropicais na região de Madre de Dios já acontece desde o ano de 2008, e esta é a primeira vez que há o comprometimento do Poder Executivo de Assis Brasil e uma participação expressiva dos profissionais de saúde deste município.
A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Assis Brasil, Valéria Moraes relatou nesta entrevista que desde o início do ano já foram notificados 10 casos de Leishmaniose Tegumentar Americana, 03 casos de Malária e 133 casos de Dengue no município, todas as pessoas afetadas por essas doenças receberam o devido tratamento e o acompanhamento dos casos, e disse ainda que com o Workshop será possível entender como é realizado o processo de saúde dos vizinhos peruanos para que juntos possamos lançar ações para evitar a proliferação dos vetores.
O evento continuará até a sexta feira dia 14 e será encerrado com agradecimentos e a entrega de diploma pelas universidades conveniadas.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.








Você precisa fazer login para comentar.