Acre
Assis Brasil recebe os Prefeitos do Acre na XXIV Assembleia Geral Ordinária
O prefeito de Assis Brasil Humberto Filho, o Betinho (PSDB) recebeu os demais prefeito com um almoço no Clube Guarita.
Da redação, com Assessoria PMAB
A 24º Assembleia da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, a última deste ano, aconteceu nesta sexta-feira, 25, no município de Assis Brasil, distante 300 km da Capital. A comitiva de prefeitos se reuniu em Rio Branco e fez paradas nos municípios de Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia, seguindo para o evento. O coordenador da bancada Federal, senador Sérgio Petecão (PSD) esteve presente, juntamente com a deputada federal Antônia Lúcia (PSC).
Estiveram presentes 21 dos 22 prefeitos no evento, o encontro foi realizado no Fórum de Assis Brasil com a presença da comunidade e convidados. Os prefeitos do Alto Acre, Everaldo Gomes de Brasileia; André Hassem de Epitaciolândia; Marcinho Miranda de Xapuri; e o anfitrião Dr. Betinho de Assis Brasil e gestores dos demais municípios também compareceram com seus assessores.
O presidente da AMAC, Marcus Alexandre (PT), prefeito de Rio Branco, abriu a reunião oficialmente. Logo em seguida o Prefeito anfitrião Humberto Filho, (PSDB), agradeceu a presença de todos.
“Esse ano, estamos tendo a honra de receber os prefeitos aqui em nosso município, a pauta trata de assuntos relevantes a todos os municípios acreanos. Acredito que essa interpelação com os prefeitos serve como uma troca de experiência e, portanto um momento enriquecedor, afirmou.
A secretária-executiva da Amac, Telma Chaves, ao abordou os principais temas do Encontro destacou a importante integração da Associação com as prefeituras.
Os temas debatidos foram o papel do Corpo de Bombeiros no apoio aos municípios, palestra sobre a mobilidade urbana, organização de pagamento de precatórios, parceria com a UNICEF para alavancar os índices positivos dos municípios, além de debater as emendas parlamentares.
Os prefeitos do alto acre levantaram a bandeira sobre a área de Livre Comércio e a instalação dos ‘Free Shops’ na região. O assunto foi apoiado pelos demais prefeitos que exigem a presença da Suframa para debater e regularizar as ações nos dois municípios.
A deputada Federal Antónia Lúcia (PSC) se colocou a disposição para dos prefeitos para trata juntos trata o assunto relacionado a lei que prejudica os taxista. “Quem tem direito de escolher se quer ir de táxi ou de ônibus são os cidadãos e não os gestores, e onde fica o nosso direito de ir e vim, que democracia é essa?” Argumentou a parlamentar.
De acordo com o prefeito anfitrião as reuniões da Amac são de fundamental importância para os municípios e garante a agilidade de várias ações.
“Precisamos desenvolver nossos municípios e para isso, precisamos entender de tudo um pouco para viabilizar uma administração cada vez melhor aos nossos munícipes”, destacou o gestor.
O coordenador geral da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão disse que ficou triste em não ver os demais parlamentares federais acrianos no encontro dos prefeitos, tendo em vista, que é uma oportunidade de debater as emendas parlamentares e de bancada.
“Esta reunião é importante para debatermos as necessidades dos nossos municípios e podemos lutar pela melhoria de nossa população. Temos o caso aqui da região de área de livre comércio que devemos fazer valer na região do Alto Acre junto a Suframa, já que a lei contempla os municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Os assuntos sobre as emendas também são de interesse dos municípios e deveria contar com a presença dos demais parlamentares”, disse Petecão.
O presidente da Amac, prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre agradeceu a presença de todos os gestores e parlamentares. “Nossos encontros este ano foram produtivos”, destacou Alexandre.
Comentários
Acre
Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta
O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete
Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima
Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica











Você precisa fazer login para comentar.