Acre
Assis Brasil realiza caminhada em alusão ao Dia D de conscientização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
“É muito importante que tenha essa mobilização pois, muita gente nem sabe do que se trata, e muitas crianças e adolescentes são vítimas desse tipo de crime que é sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, precisamos ter coragem para falar, para conversar com alguém de confiança e os adultos precisam saber ouvir”, destacou o estudante Nando Jesus.
A mobilização de estudantes, professores, funcionários, polícia militar e outras instituições movimentou as principais ruas de Assis Brasil numa caminhada em alusão ao Dia 18 de Maio principal dia em que se trabalha a conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A caminhada saiu de frente do ginásio de esporte Sidney Nascimento de Moraes e parou na praça central onde aconteceram apresentações e falas das autoridades.
O prefeito Jerry Correia, esteve presente, em sua fala destacou a importância de cuidar das crianças. “Sabemos que hoje está muito mais complexo para a polícia combater os crimes contra crianças e adolescentes devido as redes sociais que estão aí a todo momento, por isso é importante o olhar familiar, o cuidar dos nossos filhos, a escola tem um papel importante nesta luta onde todos devemos estar unidos para combater estes crimes”, destacou.
Essa data foi escolhida devido o “Crime Araceli”, onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi cruelmente assassinada no ano de 1973, em Vitória no Estado do Espirito Santo. Desde então, a data tem o objetivo de mobilizar e reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Daniela Regis, Conselheira Tutelar, falou da importância de reunir os seguimentos para falar sobre o assunto. “Infelizmente esse tipo de crime tem crescido em nosso país, é preciso que todos se unam para conscientizar, é preciso denunciar, desta forma vamos proteger nossas crianças. É uma data para conscientizar melhor a população”, finalizou.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale
















Você precisa fazer login para comentar.