Acre
Assis Brasil inicia criação do plano de contingência em caso de enchente e vereadores participam ativamente
Defesa Civil diz que trabalho visa antecipar-se a uma possível cheia do Rio Acre.
Na manhã desta Sexta-Feira (01), o Prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa de Sousa (PSDB), juntamente com a equipe da Defesa Civil Municipal, dirigiu reunião no intuito de traçar um plano de contingência para o caso de haver uma cheia do Rio Acre nos próximos meses.
O plano de contingência é um documento que reúne as medidas que serão adotadas em caso de uma enchente, contendo as ações a serem realizadas antes, durante e depois da alagação.
“Caso ocorra uma inundação, a prefeitura já está se antecipando para que possa dar uma resposta adequada aos desabrigados. Também estamos nos articulando com diversos órgãos setoriais, na busca de parcerias e voluntários para que dessa forma, todos estejam aptos no enfrentamento de uma possível inundação”, disse o Prefeito.
Para a Presidente da Câmara Municipal, Gilda Almeida (PR), essa ação demonstra o comprometimento do Prefeito com a população, “Essa ação é de grande importância porque garante apontar de forma clara a capacidade de resposta hoje existente e apontar formas de enfrentamento para quando, na hipótese de um desastre, a cidade for atingida, onde o principal objetivo é preservar a vida e integridade do cidadão,” enfatizou a Presidente.
Vale destacar que também estiveram presentes na reunião, representantes do Exército, Polícia Militar, Vereadores, Secretaria de Saúde, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Obras e Limpeza Pública, Planejamento, Administração, Secretaria da Mulher, DEPASA, Gabinete da Primeira Dama, e demais segmentos da sociedade. Alí foram descritos o envolvimento de cada setor no Plano contingencial.
Sendo importante enfatizar que a Câmara Municipal colocou seu prédio a disposição para servir como central de apoio ao envio de dados, comunicação e armazenamento de materiais, bem como o Vereador Manoel Matias (Piel), se dispôs a emprestar seu barco e ser barqueiro nas viagens até as cabeceiras do Rio para averiguação dos volumes de água.
Por Antonia Nascimento
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.