Conecte-se conosco

Acre

Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija com temperaturas acima dos 37° com sensação térmica de 39º nesta terça, dia 20

Publicado

em

O período crítico de estiagem, que normalmente ocorre entre maio e novembro, apresenta características extremas neste ano, com baixos índices pluviométricos, com altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e fortes ventos.

Essa condição já afeta diretamente cerca de 4.000 pessoas no município de Assis Brasil, incluindo ribeirinhos, produtores rurais e populações indígenas em 35 aldeias que dependem dos rios para sobrevivência. Foto: internet

O município de Assis Brasil, na tríplice fronteira declarou oficialmente Situação de Emergência conforme o Decreto nº 0196/2024/GAPRE, assinado pelo Prefeito Jerry Correia Marinho.

A decisão foi tomada em resposta à grave estiagem que afeta a região, na verdade regional do alto acre, resultando em baixos níveis de água nos rios e um iminente risco de desabastecimento do sistema de água que abastece tanto a zona urbana quanto as comunidades rurais dos municípios da regional, em especial na tríplice fronteira.

Assis Brasil, como muitos municípios do Acre, enfrenta uma das secas mais severas dos últimos anos. O período crítico de estiagem, que normalmente ocorre entre maio e novembro, apresenta características extremas neste ano, com baixos índices pluviométricos, com altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e fortes ventos.

Esses fatores combinados resultaram em uma diminuição significativa dos níveis dos rios Acre e Iaco, que são as principais fontes de captação de água para a região.

De acordo com o decreto, desde abril, a escassez de chuvas tem se intensificado, com projeções meteorológicas indicando que essa situação crítica deve perdurar por pelo menos mais três meses. Essa condição já afeta diretamente cerca de 4.000 pessoas, incluindo ribeirinhos, produtores rurais e populações indígenas em 35 aldeias que dependem dos rios para sobrevivência. Algumas dessas comunidades já se encontram isoladas devido à falta de navegabilidade dos rios, agravando ainda mais a situação.

O período crítico de estiagem, que normalmente ocorre entre maio e novembro, apresenta características extremas neste ano, com baixos índices pluviométricos, com altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e fortes ventos.

Essa onda de calor que está atingindo o Acre nesta semana, com altas temperaturas registradas em diversos municípios. Em Sena Madureira, o termômetro marcou 40°C nesta terça-feira (20).

O termômetro fica localizado na Praça 25 de Setembro, no Centro de Sena Madureira, e marcou essa temperatura às 14h53 de hoje terça-feira (20).

O termômetro fica localizado na Praça 25 de Setembro, no Centro de Sena Madureira, e marcou essa temperatura às 14h53 desta terça-feira (20). Foto: internet 

Em Rio Branco, capital do estado, os termômetros também registraram altas temperaturas e, por dois dias consecutivos, bateu recorde com temperaturas elevadas na capital do acre chegando a 37°C. O registro foi feito na segunda-feira (19), quando os termômetros de Rio Branco marcaram 37,1°C, às 14h. Antes disso, domingo (18) já havia sido o dia mais quente do ano na capital acreana.

Na fronteira, cidade de Brasileia, Epitaciolândia e Cobija, na tarde desta terça-feira, a temperatura oscilou entre 36 e 37°C graus, sensação térmica de 39. Consequência do alto descontrole de queimadas no estado, o governo do Acre decretou Situação de Emergência na data desta terça-feira, 20 de agosto, em resposta ao agravamento da crise de incêndios florestais que atinge o estado. O anúncio foi feito devido ao aumento alarmante no número de focos de incêndio, que mais do que triplicaram em comparação ao ano anterior.

As cidades de Brasileia, Epitaciolândia e Cobija, na tarde desta terça-feira, a temperatura oscilou entre 36 e 37 graus, sensação térmica de 39 e tempo muito seco com forte fumaças de queimadas na Amazonia acreana e Pandina. Foto: captada 

De acordo com informações, às 14h de segunda-feira, 19 de agosto, Rio Branco registrou também baixa umidade relativa do ar, com 28%, caracterizando estado de atenção para a saúde humana.

A previsão é de que o calor e a baixa umidade persistam até sexta-feira, dia 23. Contudo, segundo os pesquisadores meteorológico no acre, haverá uma mudança significativa que está a caminho, onde uma nova onda polar, a décima terceira de 2024, se aproxima do Acre e promete transformar o cenário climático que se encontra hoje.

A partir do próximo sábado, a onda polar começará a influenciar a região, intensificando-se no domingo e na segunda-feira. Espera-se uma queda abrupta nas temperaturas, acompanhada por ventos fortes e uma potencialidade de chuvas intensas.

O domingo poderá trazer um frio intenso e rajadas de vento significativas, marcando um contraste dramático com o calor que antecede, com a chegada da onda polar.

Além disso, a intensa fumaça que tem afetado o Acre começará a diminuir, graças à mudança na direção dos ventos, que agora sopram do Norte, empurrando a fumaça de volta para a Bolívia, onde teve origem devido às queimadas no pais vizinho, afetando a fronteira da regional do alto acre com temperaturas muito altas e um clima seco e abafado.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde qualifica servidores do Baixo Acre com oficina sobre teste do pezinho

Publicado

em

Reafirmando o compromisso da gestão em investir na educação permanente em saúde, assegurando um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo desde os primeiros dias de vida, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, no auditório do Palácio do Justiça, em Rio Branco, uma capacitação voltada para o aprimoramento técnico de enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre.

O treinamento, denominado Oficina de Triagem Neonatal Biológica – Teste do Pezinho, teve como objetivo fortalecer a atenção à saúde da criança e potencializar as boas práticas assistenciais.

Equipe técnica NUCSC/Sesacre e Nativida. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O teste do pezinho é um exame laboratorial simples e de extrema relevância, pois possibilita a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, podem ocasionar agravos irreversíveis ao recém-nascido. A capacitação reforçou a importância da triagem neonatal como estratégia essencial para a promoção e proteção da saúde infantil.

Durante a oficina, os profissionais foram atualizados quanto aos procedimentos corretos de coleta, aos fluxos assistenciais, ao manejo adequado das amostras e ao papel da equipe de enfermagem na garantia da qualidade do exame e do acompanhamento dos casos identificados.

Treinamento simulou procedimento prático de coleta para o teste do pezinho. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança (NUCSC) da Sesacre, Emanuelly Nóbrega, destacou a importância da capacitação: “A qualificação visa aprimorar os cuidados assistenciais e integrais com as nossas crianças, trazendo boas práticas assistenciais, assim como intensificar esse cuidado desde o pré-natal aos primeiros dias de vida, propiciando o acompanhamento e a identificação de possíveis doenças no teste do pezinho”.

Emanuelly Nóbrega é chefe do NUCSC da Sesacre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Participante da oficina, Cinthya Moura, de Porto Acre, destacou: “Como enfermeira, é extremamente importante essa capacitação de triagem neonatal. É um dos primeiros cuidados que prestamos ao recém-nascido e nos sentimos mais seguros para poder prestar qualquer tipo de informação para a família. Acredito que essa oficina é uma forma de investimento qualificado, para desenvolver um acompanhamento mais adequado para a criança, desde o seu nascimento”.

Participaram do encontro enfermeiros e técnicos de enfermagem da área de saúde do Baixo Acre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Participaram da capacitação profissionais de Acrelândia, Rio Branco, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre, além de representantes do Distrito Especial Indígena, da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana. Ao todo, 108 profissionais de saúde foram qualificados, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a melhoria da assistência neonatal na região.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra queda nas mortes violentas intencionais em 2026, aponta Sejusp

Publicado

em

Redução chega a 36% em Rio Branco e 33% no cenário estadual, segundo levantamento do Observatório

Foto: cedida

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) aponta redução nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) tanto em Rio Branco quanto em todo o estado. A comparação considera o período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026.

Na capital acreana, a queda foi de 36,36% no número de ocorrências. Em 2025, foram registrados 11 casos no período analisado, enquanto em 2026 o número caiu para 7. A taxa por 100 mil habitantes também apresentou redução significativa, passando de 2,83 para 1,80 — diminuição de 36,44%, conforme os dados consolidados.

No âmbito estadual, o cenário também indica retração da violência letal. O Acre registrou redução de 33% nas ocorrências contabilizadas no mês de janeiro, segundo o relatório do Observatório. A taxa estadual de MVIs por 100 mil habitantes igualmente apresentou queda, reforçando a tendência de diminuição dos índices criminais no início de 2026.

Comentários

Continue lendo