fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Assembleia Legislativa do Acre homenageia enfermeiros em sessão solene

Publicado

em

Deputado Adailton Cruz, enfermeiro de profissão, propõe cerimônia em reconhecimento à data

Na manhã desta quinta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou uma solenidade especial em reconhecimento ao Dia da Enfermagem, celebrado anualmente em 2 de maio. A sessão também homenageou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), que operaram no socorro às vítimas da queda de um avião em Manoel Urbano em março deste ano.  

A iniciativa, resultante do requerimento nº 02/2024, foi apresentada pelo deputado Adailton Cruz (PSB), profissional da enfermagem. O encontro, que contou com a presença de enfermeiros de diversas instituições de saúde do Estado, foi marcado por momentos de emoção e reflexão sobre os desafios enfrentados pela categoria, especialmente em tempos de pandemia. Além disso, foram destacados os avanços conquistados na área da enfermagem e os desafios futuros a serem enfrentados para garantir uma assistência de saúde de qualidade à população acreana.

O deputado Adailton Cruz deu início a sessão solene saudando a todos os presentes. Na oportunidade, ele expressou o orgulho pela profissão que exerce. “Como enfermeiro, sei o quanto é fundamental valorizar e reconhecer o trabalho árduo e muitas vezes invisível desses profissionais. Esta sessão solene é um gesto simbólico, mas significativo, de nossa gratidão e reconhecimento”, afirmou Cruz.

O parlamentar ressaltou ainda a importância da enfermagem não apenas para o serviço de saúde, mas para toda a sociedade. “Nós precisamos avançar no reconhecimento da profissão, enfrentamos muitos problemas que vão além das condições de trabalho e formação técnica. É essa atrocidade que a gente precisa superar e combater”, declarou ele, destacando a realidade de colegas que enfrentam dificuldades financeiras mesmo após dedicarem dias e noites salvando vidas.

O deputado também expressou gratidão pelo esforço do Governo do Estado em reformular o plano de carreira da enfermagem, visando proporcionar mais dignidade aos profissionais. Além disso, ele reconheceu avanços em municípios como Rio Branco, onde o plantão de enfermagem na Atenção Primária teve um aumento salarial significativo.

Em seguida, a técnica auxiliar de enfermagem, Conceição Alves, conhecida carinhosamente como Concita, expressou sua preocupação em relação à realidade enfrentada pelos profissionais de enfermagem no Estado. Um dos problemas destacados por ela foi a escassez de recursos humanos diante da sobrecarga nos hospitais, lamentando: “Nós temos hospitais lotados, né? Transbordando e não temos gente para trabalhar”, alertou.

Já Iunaira Cavalcante, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Acre (COREN), fez um pronunciamento destacando a importância da representação dos enfermeiros na política. Em seu discurso ela enfatizou: “É com imensa gratidão que eu venho mais um dia, mais uma data como essa, a convite do deputado Adailton Cruz, que vem oportunizando espaços como esse, e vem mostrando a importância que é de termos enfermeiros na política”, pontuou.

Em uma fala emocionada, a sindicalista ressaltou ainda a relevância do papel dos enfermeiros, especialmente evidenciado durante a pandemia, mas também reconheceu a necessidade de avançar em várias áreas para melhorar as condições de trabalho e cuidado. “Nós precisamos ter voz, e ainda assim é muito difícil”, disse.

Iunaira Cavalcante finalizou destacando as duras realidades enfrentadas pelos profissionais da área, desde longas horas de trabalho até a luta pela valorização e remuneração justa. Ela fez um apelo por reconhecimento. “Abracem a causa da enfermagem com a seriedade e dignidade que merece. Valorizem a enfermagem, deem a ela o reconhecimento devido”, complementou.

O diretor do Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Lourenço de Azevedo, enfatizou a importância da Semana da Enfermagem, destacando o crescente valor atribuído à classe ao longo dos anos. “É uma honra estar aqui representando nossos colegas”, ressaltando a necessidade de valorização e reconhecimento profissional, incluindo a solicitação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Agradecendo a presença dos presentes, o diretor também destacou o papel fundamental dos profissionais de enfermagem, que representam cerca de 80% da equipe dedicada aos cuidados dos pacientes.

A enfermeira Ana Beatriz, presidente da Fundação Hospitalar do Acre, ressaltou os avanços conquistados sob sua gestão, destacando o compromisso com os servidores e a excelência no cuidado com os pacientes. “Realizamos o primeiro mutirão voltado ao servidor da Fundação Hospitalar, atendendo às demandas apresentadas pelo Sindicato e pela comunidade”, afirmou Beatriz, evidenciando a eficácia das medidas implementadas.

A enfermeira prestou ainda homenagem ao enfermeiro socorrista Patrício Moreira, figura emblemática do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), enaltecendo seu legado e influência na equipe.O enfermeiro morreu aos 47 anos, em fevereiro de 2019, após sofrer um infarto fulminante. “Ele que tanto nos ensinou, ele que tanto nos motivou”, expressou ela, ressaltando a importância do cuidado humanizado, intrínseco à profissão de enfermagem. Beatriz finalizou seu pronunciamento reforçando a essencialidade da enfermagem na prestação de serviços de saúde, além de apontar para uma crescente representatividade da categoria nos mais diversos âmbitos.

Ao falar para os presentes, o secretário de Estado de governo, Alysson Bestene, reafirmou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da Saúde estadual e reconheceu a dedicação dos profissionais durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Sei do esforço, da determinação e do valor destes profissionais. Infelizmente perdemos amigos enfermeiros, técnicos, mas não posso deixar de aqui reconhecer também, em nome do governador Gladson Cameli, o valor de todos vocês”, disse. 

O secretário reforçou ainda o respeito e a gratidão que o governador Gladson Cameli tem pela categoria. “Quero ressaltar esse sentimento do governador e essa parceria com a Assembleia Legislativa, por meio também do deputado Adailton Cruz, pela qual a gente vem buscando a tão sonhada valorização salarial através de melhorias no Plano de Carreira [PCCR] da Saúde. A gente sabe que é um desafio quando se olha para os números, para a economia, mas com todo esforço que a gente vem fazendo, economizando e aportando mais recursos para a saúde a gente vai concretizar esse sonho até o final desta gestão”, acrescentou.

Na solenidade, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, falou da importância dos profissionais da enfermagem, destacando que eles merecem reconhecimento diário. Com números precisos em mãos, Pascoal ressaltou que “cerca de 80% da mão de obra da saúde é composta por auxiliares, técnicos e enfermeiros”, reforçando o papel fundamental desempenhado por esses profissionais na linha de frente do cuidado aos pacientes.

O gestor também assegurou que o governo do Estado está empenhado em valorizar a categoria. Ele anunciou planos concretos, incluindo um aumento na arrecadação federal destinada à saúde, visando proporcionar uma valorização digna aos enfermeiros. “Não é uma simples homenagem de um dia, mas um compromisso de dois anos e meio para reconhecer o papel essencial desses heróis da saúde”, afirmou o secretário, demonstrando o comprometimento do governo com a valorização desses profissionais fundamentais para o sistema de saúde.

Ao final da cerimônia, os enfermeiros foram homenageados no centro do plenário com a entrega de certificados de reconhecimento por seu dedicado serviço à comunidade.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Ismael Medeiros

          

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem previsão de tempo instável nesta quinta-feira, com chuvas intensas em algumas regiões

Publicado

em

Sol entre nuvens e precipitações pontuais marcam o dia; umidade relativa do ar pode chegar a 100% ao amanhecer, segundo portal meteorológico

FOTO DE SÉRGIO VALE

O Acre enfrentará um dia de tempo instável nesta quinta-feira (6), com sol entre nuvens e chuvas pontuais que podem ser intensas em algumas regiões, de acordo com informações do portal O Tempo Aqui. A previsão indica alta probabilidade de precipitações fortes ao longo do dia, que podem ocorrer a qualquer momento.

A umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 80% durante a tarde, enquanto no período da manhã pode alcançar níveis máximos, entre 90% e 100%. Os ventos, por sua vez, devem soprar de forma fraca a calma, predominando da direção norte, com variações para noroeste e nordeste.

Confira as temperaturas previstas para o estado:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 26ºC e 28ºC.
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 26ºC e 28ºC.
– Plácido de Castro e Acrelândia
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 26ºC e 28ºC.
– Sena Madureira e Manoel Urbano
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 27ºC e 29ºC.
– Tarauacá e Feijó
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 29ºC e 31ºC.
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 29ºC e 31ºC.
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão
Mínimas entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 28ºC e 30ºC.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Publicado

em

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.836 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saiba o significado da Quaresma e o tema deste ano definido pelo papa

Publicado

em

A Quarta-Feira de Cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os fiéis são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Igreja Católica dá início nesta quarta às celebrações da Quaresma. Foto: Marcus José 

Com o encerramento do carnaval nesta Quarta-Feira de Cinzas (5), começa o período da Quaresma para os cristãos. Mas você sabe o que é a Quaresma? Ela tem sua origem nos primeiros séculos do Cristianismo, quando foi estabelecida a data da Páscoa.

A Igreja Católica instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa, observado entre a Quarta-Feira de Cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.

A contagem do período da Quaresma faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto.

Em 2025, a Quaresma vai até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa. Após a Quinta-feira Santa, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a Sexta-Feira Santa, o Sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa.

Para a Quaresma de 2025, o Papa Francisco propôs o lema Peregrinos da Esperança, para que os fiéis façam uma reflexão sobre a fé, arrependimento, renovação espiritual, além de preparação para a Páscoa. A Igreja orienta a prática de penitências como jejuns, obras de caridade e oração.

Para os fiéis, a Quarta-Feira de Cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os fiéis são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Ao benzer os fiéis, o padre traça uma cruz de cinzas, enquanto recita as palavras Convertei-vos e crede no Evangelho, que sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos 40 dias seguintes, e representa a fragilidade humana.

Padre Robson Eudes, têm como objetivo preparar os fiéis para a Quaresma, um período dedicado à reflexão. Foto: cedida

Na data da Quarta-Feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o início da Campanha da Fraternidade. Este ano, a campanha vai abordar o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31, Deus viu que tudo era muito bom.

O ponto alto da campanha é a Coleta da Solidariedade, feita em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, que neste ano é celebrado no dia 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

O papa Francisco enviou uma mensagem para felicitar a realização da campanha. Na mensagem encaminhada à CNBB, Francisco chama atenção para a necessidade de mudança de atitude em relação ao meio ambiente, diante da “crise ecológica”.

“Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, diz a mensagem.

O papa frisou ainda que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.

A mensagem diz que a realização do evento no coração da Amazônia é um sinal que serve para que “as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.”

A Igreja Católica instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa, observado entre a Quarta-Feira de Cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos. Foto: Marcus José

Feriado

É bom lembrar que a Quarta-feira de Cinzas não é feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para abrirem. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir do meio-dia. Conforme o local, é ponto facultativo até as 14h.

Comentários

Continue lendo