Conecte-se conosco

Acre

Assalto em academia termina com perseguição policial, batida e duas pessoas feridas na capital

Publicado

em

As pessoas feridas não estavam envolvidas no assalto e foram levadas ao Pronto-socorro de Rio Branco, onde receberam atendimento e foram liberados logo depois, segundo a polícia. Carro dos suspeitos bateu de frente com a viatura da PM e ainda atingiu o muro de um morador.

Dois acabaram presos após uma perseguição e troca de tiros com a polícia, no início da noite dessa quinta-feira (26), em Rio Branco. Duas pessoas que não faziam parte da ação acabaram feridas e levadas ao Pronto-socorro e liberadas depois de receber atendimento.

A ação começou após um trio entrar em uma academia, no bairro Morada do Sol e roubar as pessoas que estavam no local, levando celulares e objetos pessoais e fugiram em seguida.

“As pessoas acionaram via 190, via Copom, que distribuiu na rede de rádio essa informação para as guarnições. O pessoal passou a procurar o veículo e localizaram ele já na área do São Francisco, atravessando a ponte e a equipe do Bope iniciou o acompanhamento e em determinado trecho começaram a atirar contra a guarnição”, disse o tenente-coronel Rômulo Modesto, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O comandante disse ainda que, durante a ação o carro dos envolvidos se chocou de frente com uma viatura do Terceiro Batalhão que chegava para reforçar a ocorrência.

Arma e munições foram apreendidas na ação — Foto: Arquivo/PM-AC

Arma e munições foram apreendidas na ação — Foto: Arquivo/PM-AC

“Acabou que os carros colidiram de frente, o carro saiu da pista e atingiu o muro de uma residência. Dois deles foram presos no local e um se evadiu, provavelmente o que estava com a arma e efetuou os disparos”, acrescentou.

A polícia ainda fez buscas, mas o terceiro conseguiu escapar. Os dois presos foram levados para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi registrada a ocorrência. Uma arma de fogo, munições e duas facas e uma serra foram apreendidas durante a ação.

“Outro detalhe é que esse veículo estava com a placa adulterada. Em outra situação ele foi roubado e eles adulteraram a placa para que se fossem vistos pela polícia não serem identificados, mas como foi percebida a adulteração, foram conduzidas as partes, junto com os produtos do roubo à delegacia”, pontuou.

O comandante disse que as pessoas levadas ao PS tiveram apenas ferimentos superficiais e liberadas após o atendimento. Além disso, ele explicou que o fato também deve ser apurado.

Comentários

Acre

Projeto Saúde em Redes realiza primeira ação de fortalecimento do programa em Assis Brasil

Publicado

em

Iniciou nesta terça-feira 30, em Assis Brasil o Programa “Saúde Redes”, executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o intuito de aprimorar a governança e a organização das redes de atenção à saúde em municípios de pequeno porte, além de qualificar as ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização.

No final do mês de março de 2023, o programa foi lançado de forma oficial para a regional do Alto Acre. Na ocasião o prefeito Jerry Correia destacou que a adesão ao programa Saúde Redes enchia de esperanças os prefeitos do Alto Acre diante dos desafios no tocante a saúde.

O projeto conta com a parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e foi desenvolvido e demandado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). No Acre, o projeto conta com a colaboração do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com os municípios participantes da regional do Alto Acre.

Para Karen Rocha, coordenadora das oficinas do Saúde Redes, serão feitas duas oficinas de forma presencial nas regiões em que o programa está sendo implementado, e depois as equipes de saúde serão monitoradas durante o período de inspeção para em seguida passar a uma nova etapa do programa.

Karem lembra ainda que essa experiência do Saúde Redes, teve origem no Paraná e tem se estendido a outros estados. “Agora com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e do Proadi-SUS, que é esse programa que apoia as iniciativas voltadas para o fortalecimento do SUS, nós estamos trazendo e começaremos aqui no Acre”, diz ela.

O objetivo maior do programa é que os profissionais de saúde possam estar ainda mais capacitados para atender a população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado beneficia 768 famílias de Mâncio Lima com a entrega de títulos definitivos

Publicado

em

No dia em que comemora 46 anos de emancipação política, Mâncio Lima foi contemplado com mais uma importante ação governamental. Desta vez, o Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou, nesta terça-feira, 30, a entrega de 768 títulos definitivos para moradores da cidade mais ocidental do país. A solenidade contou com a participação do governador Gladson Cameli.

Nesta terça-feira, 30, o governo do Estado fez a entrega de 768 títulos definitivos em Mâncio Lima. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Aqui está mais uma prova de que, unidos, somos mais fortes. Em nome do governo do Estado, gostaria de agradecer o Tribunal de Justiça, a Prefeitura de Mâncio Lima, a Assembleia Legislativa e todos os nossos parceiros. Quase 800 famílias foram contempladas e vamos continuar ajudando a nossa população nos 22 municípios”, afirmou o governante.

A distribuição dos documentos de regularização fundiária faz parte do Programa Minha Terra de Papel Passado, do Iteracre, e beneficiou famílias dos bairros Centro, José Martins e São Vidal. O investimento público foi de R$ 4,9 milhões.

De acordo com o governador Gladson Cameli, a regularização fundiária é uma política pública de Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além de proporcionar cidadania, os títulos possibilitarão que as famílias tenham acesso aos programas de crédito imobiliário e contribuirão com a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com a gestão ambiental urbana.

“O Programa Minha Terra de Papel Passado tem trazido dignidade para milhares de famílias. Nos próximos meses, entregaremos mais títulos definitivos em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Rio Branco”, garantiu Gabriela Câmara, presidente da autarquia.

O Colégio São Francisco foi contemplado com a documentação. Graças à regularização, a unidade de ensino, que funciona há quase 50 anos no município, poderá receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de uma quadra poliesportiva no valor de R$ 500 mil.

Freira Maria Farias, gestora do Colégio São Francisco, comemora o recebimento do documento que possibilitará a construção da quadra poliesportiva da unidade de ensino. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Já tínhamos o recurso para construir a quadra, mas a liberação pelo FNDE depende da documentação da terra. Agora, em posse do título, vamos poder dar início a essa obra, que será muito importante para os nossos alunos”, comemorou a gestora do colégio, a freira Maria Farias.

Morador do Bairro São Vidal há oito anos, Raimundo Nonato dos Anjos também recebeu o título definitivo de sua propriedade. “Estou muito feliz por estar recebendo esse documento e agora eu posso dizer que a minha casa é realmente minha”, disse.

Raimundo Anjos também foi contemplado com o título definitivo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O evento contou ainda com a participação do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; do prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima; e dos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues, Luiz Gonzaga, Manoel Moraes, Nicolau Júnior e Pedro Longo; entre outras autoridades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Brasiléia adquire moto para agilizar processos de entregas de documentos e oficios

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 30, o presidente Marquinhos Tibúrcio em nome desta Casa Legislativa, recebeu uma motocicleta modelo Honda Pop Moto 110i, Ano 2023.

A Motocicleta foi adquirida com recurso próprio por meio do Pregão N° 002/2023 e tem como finalidade, atender as necessidades da Câmara Municipal de Brasiléia.

De oportuno, a empresa ganhadora do pregão, Star Motos Ltda, doou para a Câmara Municipal de Brasiléia um capacete e um baú.

Comentários

Continue lendo

Em alta