Conecte-se conosco

Acre

Artigo: ESTOU EM TRANSE – Por Sérgio Baptista Quintanilha

Publicado

em

Advogado Sérgio B. Quintanilha - Conselheiro Acreano da OAB

Advogado Sérgio B. Quintanilha – Conselheiro Acreano da OAB

Por Sérgio Baptista Quintanilha*

Acredito que devo estar vivendo algum momento de bloqueio de meus neurônios ao quererem, os que ainda estão em funcionamento, apontar algum desmando ou falta de responsabilidade, ou incúria, ou bobeira administrativa no que nos mostram as fotos abaixo, batidas por reportagem do O Alto Acre quando de mais uma recuperação da ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia.

Acredito que deva ser um bloqueio, pois homens íntegros, trabalhadores, preocupados com o erário público como o senhor Diretor Geral do DERACRE e o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, jamais, em momento algum, por suas formações éticas, de caráter, de dignidade e honradez, permitiriam que fizessem “maquiagens” por três vezes no mesmo local, gastando dinheiro do contribuinte, gastando o meu, o seu e o deles, que pagamos impostos para aplicação honesta e correta do dinheiro em benefício de todos nós em serviço de tal qualidade.

Acredito estar tendo um pesadelo e não esteja, realmente, vivendo ou presenciando tal situação.

Somente pode ser um devaneio tais fatos, por três vezes em menos de 8(oito) meses acontecerem às cancaras, com provas, testemunhas, fotos e amplamente divulgados e nossos fiscais da lei e nossos “inspetores” do erário público, leia-se TCE, não tenham dado de imediato, sem rodeios, sem profundas e inócuas investigações que sempre dão em omelete, um basta em tanto desrespeito ao público, ao contribuinte, à legislação.

Senhores responsáveis diretos, indiretos, por tabela ou por participação nos lucros, se é que existem, chegaaaaaaaaaaaaaaa de tanta mentira, tanto descalabro, tanta destruição de veículos e prejuízos ao deslocamento das pessoas que utilizam a ponte Epitaciolândia/Brasiléia.

Colocaram faixas por ocasião das campanhas políticas dizendo que tantos milhões (tenho vergonha de dizer o valor) seriam gastos na recuperação da ponte e na construção de outra ponte que, vejam bem, naquele momento diziam que a recuperação seria em trinta dias. Dizem que a nova prometida e juramentada ponte teve seu projeto condenado após a última alagação. Correto, corretíssimo e não poderia ser diferente. Mas e a recuperação honesta, técnica, profissional, com responsabilidade e por conta do DERACRE ou outro órgão do governo? É dinheiro público e maquiagem também gasta erário público e no final quem paga somos todos nós.

Por favor, com todo o respeito e admiração que nos merecem o senhor Governador e o Senhor Diretor Geral do DERACRE, não permitam, não aceitem, não escondam a cabeça como avestruz no deserto e repudiem, combatam, punam, façam o que administrativamente deve ser feito, mas ponham ordem onde existe desordem e falta de respeito para com os contribuintes. Acreditamos nos senhores pela formação que tiveram desde o berço. Não maculem o passado com atitudes de outros no presente e que nada tem com o desfalque das finanças nacionais.

*Sérgio Baptista Quintanilha é representante acreano na bancada do Conselho Federal da OAB.


 

Matérias relacionadas:

‘Maquiagens’ mal feitas do Governo do Acre cancela passagem de cavalgada por ponte

Advogado Sérgio Baptista Quintanilha é eleito para representar o Acre no Conselho Federal da OAB

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo