fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Artigo: A irresponsabilidade da notícia copiada

Publicado

em

ctrl+c2

Por Alexandre Lima*

A falta de responsabilidade por algumas pessoas que se mete a ser jornalista, deveria ser punida como um crime previsto no Código Penal. Principalmente para àqueles que se especializam no CTRL+C e CTRL+V (copiar e colar), das notícias que podem levar distúrbios para a sociedade.

Nesta sexta-feira, divulgam um texto sobre um pensamento de uma pessoa que fala do vírus mortal EBOLA, originário da África, onde supõe que tal doença pode entrar no Brasil pelo Acre através dos imigrantes que já entraram ou ainda estão por chegar.

Em 26 anos de profissão, sequer pensei em causar confusão com notícias. Já li muitas que poderia ter falado sobre os diversos assuntos. Quando me prontifiquei em escrever, primeiro me certifiquei como a da gripe aviária que estava tomando conta da Bolívia e o Brasil não havia tomado cuidados através das pontes.

Daí, quando leem um artigo de um blog ainda sem respaldo, onde publicam fotos de Brasiléia a procura de manchetes, deveriam ter cuidados. Os seus patrocinadores políticos deveriam lhe chamar a atenção por esse incomodo aos moradores.

As notícias de hoje é como rastilho de pólvora e uma vez acendida, é quase impossível de apagar. Afinal, ‘pegar’ notícias é mais simples do que escreve-las para justificar o ganho do mês.

Se tem alguém que deva ser punido nisto também, deve ser o governo, que permite esse tipo de informação seja publicado devido ao caso dos imigrantes que está desenfreado através de nossas fronteiras abertas e desprotegidas.

Vou voltar para os cuidados de minha saúde pessoal. Reflitam.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre de até 50 mm

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de Perigo Potencial para chuvas intensas em diversas regiões do Acre. O alerta é válido a partir das 9h51 desta segunda-feira (10) e se estende até 10h de terça-feira (11).

Segundo o Inmet, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h.

Situação do Rio Acre

O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e, às 9h desta segunda-feira (10), atingiu 14,13 metros, registrando um aumento de 7 centímetros em relação à medição das primeiras horas do dia, conforme dados da Defesa Civil de Rio Branco.

A enchente já afeta 10 bairros, deixando cerca de 300 famílias impactadas. As autoridades seguem monitorando a situação e adotando medidas emergenciais para minimizar os danos à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com provas no Acre, inscrições do concurso da Susep encerram hoje

Publicado

em

As inscrições para o concurso público da Superintendência de Seguros Privados (Susep) encerram nesta segunda-feira, 10, às 18h (horário de Brasília). Os interessados devem se inscrever pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador do certame.

O concurso oferece 75 vagas imediatas para o cargo de Analista Técnico, com exigência de nível superior e remuneração inicial de R$ 18.033,52. As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Contabilidade Pública, Direito, Políticas Públicas e Desenho Institucional, Supervisão e Regulação de Mercados, Tecnologia da Informação e Ciência de Dados.

A taxa de inscrição é de R$ 150, com possibilidade de isenção para candidatos doadores de medula óssea ou inscritos no CadÚnico. As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 8 de junho de 2025 e serão aplicadas em todas as capitais, incluindo Rio Branco, no Acre.

Os aprovados serão lotados nas unidades da Susep em Brasília (DF) ou São Paulo (SP), conforme a necessidade do órgão. O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os candidatos devem consultar o site oficial da Susep ou do Cebraspe.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá alcança 13,30 metros em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá está com 13,30 metros nesta segunda-feira, 10, e ainda não há famílias desabrigadas pelas águas. A Escola Municipal Marcelino Champagnat, no bairro João Alves, está pronta para o caso de necessidade de abrigar pessoas. As equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, barcos e carros estão prontos para atuar nas ações de socorro e retirada das famílias. O nível de transbordamento do manancial é de 13 metros.

Bairros afetados:

01 – Saboeiro

02 – Cruzeirinho Novo

03 – Manoel Terças

04 – São Salvador

05 – Boca do Môa

06 – Lágoa

07 – Beira Rio/Centro

08 – Várzea

09 – Remanso

10 – Olivença

11 – Miritizal

Comunidades rurais afetadas:

01 – Florianópolis

02 – Laguinho

03 – Praia da Amizade

Equipes do governo do Estado e prefeitura de Cruzeiro do Sul monitoram o manancial em vistorias pelo rio e na Sala de Situação, no quartel do Corpo dê Bombeiros. O prefeito Zequinha Lima, fez vistoria no rio neste domingo,9, enfatiza o estado de prontidão.
“Toda a nossa estrutura municipal está de prontidão neste momento para atuar no socorro às famílias e para que o impacto da enchente seja minimizado”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Comentários

Continue lendo