Acre
Artesão acreano concorre a prêmio internacional de histórias para o desenvolvimento do turismo sustentável
Atrativo econômico desde o surgimento do Acre, o látex que é extraído de seringueiras na Amazônia, é fonte de origem para confecção de diversos materiais, como a borracha. E no Acre, o trabalho de extrativistas e artesãos resultam em produtos que já são reconhecidos mundialmente.
E do município de Epitaciolândia, o artesão José Rodrigues, mais conhecido como Dr. da Borracha, nome da sua marca de produtos, está concorrendo ao prêmio, “Green Destinations Story Awards 2023” realizado pela Green Destinations, que premia seis categorias de iniciativas inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável no mundo.

Para votar basta acessar o link, selecionar South América e Epitaciolândia Brasil. Foto: Divulgação
A seleção ocorre por meio de voto online e se encerra no dia 23 de janeiro. Para votar no Dr. da Borracha é necessário entrar no link South América, Epitaciolândia, Brasil. O destino que receber mais votos receberá o People’s Choice Award (prêmio escolhido pelo público), na cerimônia Green Destinations Story Awards na ITB Berlin no dia 7 de março.
“Estou recebendo um apoio muito importante e só tenho a agradecer as secretarias e ao município por essa ajuda, pois foram eles que me inscreveram no concurso e que também fazem a divulgação da minha história”, ressalta o Dr. da Borracha.
Dr. da Borracha
Após um curso feito na Universidade de Brasília (UNB) em 2004, o seringueiro José Rodrigues, formou um grupo de seringueiros e artesãos que se sustentam por meio da extração do látex e da confecção de produtos totalmente artesanal como bolsas, sapatos, colares, utensílios de decoração entre outros.

Após se capacitar, José Rodrigues repassou o conhecimento, garantindo a renda sustentável dos moradores da localidade. Foto: Cedida
“Além das vendas locais, desde 2007 também enviamos produtos para São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e para países como a Itália, Portugal, Austrália e Estados Unidos”, acrescenta o artesão.
O Dr. da Borracha já participou de diversas feiras e festivais e foi premiado em 2022, tornando o Acre como sendo o primeiro estado da região Norte a possuir um destino sustentável pelo mundo. Epitaciolândia está entre os 100 destinos sustentáveis para o turismo no mundo, sendo a primeira cidade na região Norte com o selo TOP 100 Green Destinations.
Programas sustentáveis
O apoio do governo do Acre ao trabalho dos artesãos ocorre por meio do Programa REM Acre Fase II, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), no âmbito da Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), mais especificamente por meio do projeto Turismo de Base Comunitária, do subprograma Territórios de Produção Familiar Sustentável.

O trabalho de fabricação dos produtos é feito de forma totalmente artesanal. Foto: Cedida
O projeto tem como objetivo implantar e desenvolver as áreas de importância turística e ambiental, por meio de planos estratégicos que estabelecem a atividade como uma alternativa de renda e trabalho e capacitar os moradores com os cursos de gastronomia de baixo carbono e design de produtos, além de consultorias com técnicos que garantam a conservação florestal.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale













Você precisa fazer login para comentar.