Conecte-se conosco

Geral

Arte e Saúde: espetáculo “Carcinoma” promove consciência sobre câncer de mama na zona rural de Rio Branco

Publicado

em


A peça teatral solo “Carcinoma” traz para o público da zona rural de Rio Branco uma experiência emocionante e reflexiva, com apresentações que ocorrerão na próxima semana, entre os dias 14 e 17 de outubro. A obra une arte e conscientização sobre o câncer de mama, com texto e interpretação da atriz Claudia Toledo que viveu na pele a experiência do tratamento, e oferece um olhar íntimo e reflexivo sobre a luta contra a doença.

Com acesso gratuito ao público, as apresentações ocorrerão em diferentes pontos da zona rural de Rio Branco, em escolas e Unidades de Saúde, buscando sensibilizar o público não apenas para a prevenção do câncer de mama, mas também para a importância da arte como forma de resiliência e educação. A programação completa pode ser acessada no Instagram @cia.visseversa.

“É uma iniciativa de sensibilização que se alinha à campanha ‘Outubro Rosa’, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde feminina”, destacou a atriz.

Com uma linguagem acessível e dinâmica, a interpretação de “Carcinoma” se assemelha a um diário, revelando momentos inusitados e transformadores da vida da atriz. O público é convidado a acompanhar desde os exames iniciais até o dia a dia no hospital, passando pela cirurgia e as reações ao tratamento. Tudo isso é trazido ao palco com simbolismos profundos e uma estética refinada, em um espetáculo pensado para ser encenado em espaços alternativos.

O projeto é ainda mais relevante ao ampliar o acesso à cultura na zona rural de Rio Branco. “Carcinoma é uma oportunidade de levar arte e informação para comunidades que têm poucas oportunidades de acesso a espetáculos como este, valorizando o teatro como ferramenta de conscientização e reflexão social”, destacou Claudia.

O espetáculo é uma realização da Cia. Visse e Versa Comitê de Cultura Acre/PNCC/MINC, financiado pela Lei Paulo Gustavo LPG da Fundação Garibaldi Brasil – FGB/Governo Federal.

Confira a programação:

14 de outubro: 15h20 – Escola Nova Esperança (Transacreana)

15 de outubro: 08h – USF Lídia Rodrigues de Souza (AC 90 Transacreana, km 14, Vila Manoel Marques)
19h – Escola Santa Maria (Ramal da Castanheira, Vila Acre, adjacências do Benfica)

16 de outubro: 08h – USF Benfica (Benfica, AC 40)
19h – Escola São Pedro (Benfica)

17 de outubro: 19h – Escola Santo Antônio (Ramal da Usina, Belo Jardim)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acreano está há 2 meses na Ucrânia lutando contra a Rússia: “Deus no comando”

Publicado

em

O acreano Jair Santana da Silva, de 30 anos, natural de Rodrigues Alves, está há cerca de dois meses na Ucrânia, no combate contra a invasão da Rússia. Ele viu na participação na guerra uma oportunidade de agregar valor ao seu currículo e cita que está no ‘front’ para cumprir uma missão pessoal, apesar dos perigos diários.

Em entrevista ao portal Juruá 24 horas, Jair descreveu a realidade dura do conflito. “É muita artilharia, muito drone. E quando vai pra missão é Deus no comando sempre, nos protegendo, nos guiando em tudo. Mas o trem é feio aqui mesmo. O risco é constante pelos drones e em muitas ocasiões a morte está no céu”, relata

A guerra da Rússia contra a Ucrânia foi iniciada em 2022. O conflito já resultou em centenas de milhares de baixas civis e militares de ambos os lados, com impactos humanitários graves. Militares estrangeiros, incluindo brasileiros, participam voluntariamente da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, atraídos por convicções pessoais ou ideológicas, apesar dos riscos elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

No Acre, secretário diz ‘testar’ lâmpada usando peixe-elétrico

Publicado

em

O secretário municipal de Produção e Sustentabilidade de Jordão, interior do Acre, Eudes Mendes, encontrou um peixe-elétrico, conhecido como poraquê, em uma área alagada da zona rural da cidade e decidiu testar a fama do peixe conhecido por gerar choque elétrico.

Em vídeo publicado nas redes, Eudes utiliza uma lâmpada para verificar a descarga. Ao encostar no animal, a lâmpada acende.

O registro ocorreu após uma forte chuva que deixou áreas alagadas na região. É comum que esses peixes apareçam em áreas alagadas durante o período chuvoso.

O poraquê é típico da região amazônica e pode produzir descargas elétricas que, segundo especialistas, chegam a mais de 600 volts, usadas pelo animal para defesa e captura de presas.

Com informações do Portal AcreV

Comentários

Continue lendo

Geral

Porco-espinho aparece em quintal de residência durante o Natal em Sena Madureira

Publicado

em

Um porco-espinho, também conhecido como cuandú, apareceu no quintal de uma casa localizada no bairro Eugênio Areal, conhecido como invasão da Xiburema, em Sena Madureira, durante o feriado de Natal, e surpreendeu os moradores da residência.

O animal ficou alojado em uma árvore do quintal. A moradora Elenir Freitas percebeu a presença do porco-espinho e optou por não tentar removê-lo por conta própria, acionando o Corpo de Bombeiros para avaliar a situação.

Uma equipe esteve no local, registrou imagens do animal, mas a captura não foi realizada naquele momento, já que ele permaneceu no alto da árvore, sem oferecer risco imediato à família.

A agilidade do porco-espinho chamou a atenção dos moradores, especialmente quando ele foi visto retirando uma fruta do local para se alimentar.

Caso o animal desça da árvore e tente entrar na residência, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado novamente.

 

Foto: Reprodução:Contil

Comentários

Continue lendo