Acre
Arlenilson Cunha propõe desoneração fiscal para operadores de segurança pública do Acre
Na sessão desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Arlenilson Cunha, representante do Partido Liberal (PL), subiu à tribuna para apresentar uma proposta legislativa destinada a melhorar as condições remuneratórias dos operadores de segurança pública do estado.
O centro da proposta apresentada é a desoneração fiscal do Banco de Horas para os policiais, visando proporcionar uma remuneração mais justa e adequada à difícil e muitas vezes perigosa natureza de seu trabalho. “Quero aqui apresentar um anteprojeto de lei que traz a desoneração do Banco de Horas, ou seja, a não tributação do imposto de renda sobre as horas complementares dos policiais que cumprem uma árdua missão na proteção da sociedade acreana”, ressaltou.
Ao longo de seu discurso, o parlamentar fez questão de reconhecer o sacrifício e a dedicação dos membros da Força de Segurança Pública do estado, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Detran e Instituto Socioeducativo. Ele enfatizou ainda que os policiais já enfrentam uma carga horária excessiva e uma tributação significativa, resultando em uma remuneração muitas vezes inadequada pelo trabalho prestado.
“O anteprojeto visa trazer uma condição melhor remuneratória a esses operadores de segurança pública. Porque é merecido”, declarou o deputado, destacando a necessidade urgente de melhorar as condições de vida e trabalho dos policiais.
A proposta de Arlenilson Cunha visa mudar a natureza da remuneração dos policiais, transformando-a de verba remuneratória para verba indenizatória, o que, segundo ele, não caracterizaria renúncia de receita, mas sim uma mudança necessária para garantir uma remuneração justa aos operadores de segurança pública.
O deputado encerrou seu discurso ressaltando a importância de contar com a sensibilidade do governo estadual para acolher e aprovar o anteprojeto de lei, garantindo assim melhores condições de trabalho e vida para os policiais acreanos, que arriscam suas vidas diariamente em prol da segurança da sociedade.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.